logo

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

[educação] Em Brasília, Henrique Alves recebe reitor da Ufersa com propostas de emendas para Mossoró, Caraúbas, Angicos e Pau dos Ferros

Brasília (DF) – O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, recebeu do reitor da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), José de Arimatea de Matos, com proposta de emenda de bancada para viabilizar recursos para projetos do campus central, em Mossoró; e dos campi em Caraúbas, Angicos e Pau dos Ferros.

A emenda ao Orçamento Geral da União, que deverá contar com o apoio dos demais deputados e senadores do Rio Grande do Norte, será de R$ 38,7 milhões. Arimatea explicou ao deputado que o objetivo dos projetos é ampliar a infraestrutura física e adquirir equipamentos para os cursos de Engenharia e investir na assistência estudantil, com a construção de residências e restaurantes universitários e de três ginásios de esporte em Caraúbas, Pau dos Ferros e Angicos.

No caso de Angicos, por exemplo, os mais de mil alunos da Ufersa dependem de um ginásio municipal para a prática de esportes. Já nas cidades de Caraúbas e Pau dos Ferros não há qualquer infraestrutura esportiva para os 1.500 universitários dos dois campi. Os projetos, segundo o reitor, estão prontos. Henrique Alves se comprometeu a negociar a emenda coletiva com os demais parlamentares potiguares.

Atualmente, a Ufersa conta com cerca de 8 mil alunos, sendo 5,5 mil em Mossoró, onde se concentra a maioria dos cursos. A interiorização da universidade, segundo o retiro da instituição, tem permitido aos universitários de pequenos municípios potiguares estudarem nas cidades polo - próximos de suas cidades de origem. “A maioria nem precisa deixar as famílias para fazer um curso superior”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário