logo

terça-feira, 12 de agosto de 2014

[economia] Falta d'água no Rio Grande do Norte preocupa população

O Rio Grande do Norte começa a sofrer com a estiagem. Algumas cidades já declararam situação de emergência, já outras, vivem os descasos apresentado pela Companhia de Águas e Esgotos do Estado.

Guamaré
Em Guamaré, uma das cidades mais ricas do Estado em proporções individuais o sofrimento da população já penduram a anos. A adutora construída na gestão do ex-prefeito João Pedro já não é suficiente para servir a população que cresceu proporcionalmente. O manancial de cerca de 11 milhões de reais mensais que entram na prefeitura, ainda não foram suficientes para resolver o problema que já dura a quase 10 anos. Constantemente a cidade vive momentos de desespero pela falta d'água, principalmente a população mais carente que não tem como construir um reservatório.

Rodolfo Fernandes
Já em Rodolfo Fernandes, cidade pobre, no médio oeste potiguar a situação é catastrófica. O reservatório que abastecia a cidade secou de vez e a prefeitura já não há nada a fazer a não ser ir até o governo do Estado e cobrar por uma ação emergente. Moradores chegaram a registrar o momento em que a lama saía da torneira, prova verídica da seca.

Ambas as cidades tem sua distribuição de água realizada pela CAERN, a qual tem como responsável o Estado do Rio Grande do Norte. A instituição apresenta uma boa arrecadação no Estado mais pouco tem feito pela melhoria dos Norte Rio Grandenses.

O saneamento básico é outro favor que carece. Na cidade de Apodi, o governo Wilma de Fária iniciou a implantação ainda na gestão da ex-prefeita Gorete, mas não teve continuidade. Atualmente o atual gestor luta para que o restante, cerca de 80%, seja concluído, mas até o momento o governo estadual não sinalizou nenhuma esperança.

Enfim, a seca no Rio Grande do Norte, começa a apresentar sérios problemas. Um dos maiores reservatórios do Estado, a barragem de Santa Cruz, está com menos de 50% da sua capacidade e a população já começa a se preocupar com possíveis problemas futuros.

Uma das principais soluções seriam a ligação do canal que liga o Rio São Francisco aos Estados do nordeste, mais a obra enfrenta grandes dificuldades e aguarda a boa vontade burocrática do Governo Federal. A presidenta Dilma Rousseff declarou que a obra estaria concluída em 2015, próximo ano. Enquanto isso, nenhuma solução cabível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário