logo

sábado, 29 de junho de 2013

[política] Popularidade da presidente Dilma Rousseff cai 27 pontos em três semanas de protestos

As manifestações populares fizeram despencar a popularidade da presidente Dilma Rousseff (PT). É o que revela a pesquisa Datafolha publicada neste sábado (29) pelo jornal Folha de São Paulo.
A popularidade da presidente caiu de 57% para 30%.
Segundo a Datafolha, 30% dos brasileiros consideram a gestão de Dilma "boa" ou "ótima". Antes da onde de protestos, na primeira semana de junho, a aprovação era de 57%.
Em março, seu melhor momento, o índice era mais que o dobro do atual, 65%.
A Datafolha revela que a queda de Dilma é a maior redução de aprovação de um presidente entre uma pesquisa e outra desde o plano econômico do então presidente Fernando Collor de Mello, em 1990, quando a poupança dos brasileiros foi confiscada. Naquela ocasião, entre março, imediatamente antes da posse, e junho, a queda foi de 35 pontos (71% para 36%).
O total de brasileiros que julga a gestão Dilma como "ruim" ou "péssima" foi de 9% para 25%. Numa escala de 0 a 10, a nota média da presidente caiu de 7,1 para 5,8.
A deterioração das expectativas em relação a economia também ajuda a explicar a queda da aprovação da presidente. A avaliação positiva da gestão econômica caiu de 49% para 27%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário