[publicidade] Últimos Dias da Promoção "Minha Mãe Merece um Presente"
Quer presentear sua mamãe com uma linda cadeira giratória? então tá esperando oque? pegue já seu cupom na Rádio Vale ou na loja Jocélio estofados, e boa sorte!!!
#DiaDasMães
#Primeirona
#RadioVale
[cotidiano] Prefeito de cidade italiana oferece R$ 7 mil para quem quiser ir morar lá
Uma pequena vila na região da Luguria, na Itália, chamada de Bormida, está interessada em aumentar seu número de habitantes, que atualmente é de 394.
Para isso, o prefeito, Danele Galliano, propôs oferecer 2 mil euros (R$ 7 mil) para quem quiser se mudar para lá. A informação foi divulgada pela imprensa local e, aparentemente, os interessados pagarão apenas 50 euros (R$ 175) mensais para alugar uma casa de três dormitórios.
O prefeito Galliano confirmou a informação por meio de sua página no Facebook . Pela proposta, ele espera impedir que Bormida se torne uma “cidade fantasma”. Ele disse esperar que a ação entre em prática nos próximos dois meses, mas que os interessados deverão estar bem atentos às regras.
Nos comentários do post, pessoas de toda parte do mundo, incluindo EUA, Costa Rica, Espanha, Irlanda, Inglaterra e até os próprios italianos se mostraram interessadas na ideia. Os requisitos oficiais para os potenciais novos moradores ainda não foram divulgados, uma vez que a proposta ainda será apresentada oficialmente ao Conselho da cidade, a fim de definir “todos os passos necessários” antes de “tornar a ideia executável”.
Fonte: Via Estadão
[política] Bolsonaro confirma visita ao Rio Grande do Norte em junho
Presidenciável estará na capital potiguar nos dias 08 e 09 de junho para eventos com a comunidade. Confira vídeo abaixo do deputado federal carioca.
[segurança] Operação Sertão Seguro chega ao município de Apodi
Foto: Jair Gomes
Foto: Jair Gomes
Na manhã desta quarta-feira 10, chegou à Apodi a “Operação Sertão Seguro”. Ação de combate à criminalidade de responsabilidade da Prefeitura Municipal em parceria com o Governo do Rio Grande do Norte. A base da Operação é em Caraúbas mais se estende a outros municípios como Apodi e região.
Para o Tenente-Coronel Mendonça, que representou o comando Geral da PM em Caraúbas, a operação da segurança pública vai atuar em todas as áreas no município e região do Médio Oeste. “Esses policiais que estão chegando a Caraúbas estão preparados para todo o tipo de situação. São homens treinados e preparados para o serviço de inteligência, ronda repressiva, ostensiva e enfrentamento, propriamente dito. Para todas essas situações eles estão preparados”, disse o oficial.
Em Apodi os policiais foram recebidos pelo Tenente Júlio Batista e toda equipe da Companhia de Polícia Militar do município. O GTO, juntamente com os policiais da operação fizeram rondas na cidade.
[segurança] 'Casa de Jogo' é assaltada em Apodi
Na noite desta terça (09) no Bairro Lagoa Seca em Apodi, uma dupla armada em uma motocicleta, assaltaram uma 'casa de jogo'. Segundo informações eles chegaram mandaram todos encostar na parede e passar celular e dinheiro, ao sair fecharam as portas.
No momento do assalto estava presente cerca de 8 pessoas no estabelecimento.
A Polícia Militar foi informada da ocorrência, mas ninguém foi preso até o momento.
[segurança] PF investiga ordem do PCC para executar policiais e agentes no RN e mais dois Estados
A equipe do jornal O Mossoroense teve acesso a um suposto documento da Polícia Federal (PF) de Brasília com informações sobre a possibilidade de atentados contra policiais e agentes públicos de Segurança nos Estados do Rio Grande do Norte, Amazonas e Roraima. Os ataques estariam sendo articulados pela facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).
De acordo como documento da Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado e da Coordenação Geral de Polícia de Repressão a Drogas, o PCC fez um “salve” no dia 05 de maio autorizando o assassinato de policiais, agentes penitenciários e policiais militares. Ainda conforme as investigações, o comando teria sido autorizado por um “Disciplina” e a organização/operacionalização dos assassinatos ficaria por conta dos integrantes da facção em cada Estado.
[oportunidade] No RN, concurso para Corpo de Bombeiros Militar tem inscrições abertas; são 12 vagas para 2º tenente
O governo do Rio Grande do Norte abre nesta quarta-feira (10), a partir das 14h, as inscrições para o concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do estado. Ao todo, são 12 vagas para oficial (2º tenente) a serem preenchidas em ampla concorrência para ambos os sexos.
As inscrições custam R$ 70 e ficam abertas até as 17h do dia 12 de junho. A primeira etapa, que consiste em prova escrita de múltipla escolha, está marcada para o dia 9 de julho e deve acontecer simultaneamente nas cidades de Natal, Mossoró e Caicó.
O edital completo está disponível no Diário Oficial do Estado (acesse AQUI).
Durante o período de formação, o candidato receberá auxílio financeiro no valor atual de R$ 4.486,68 correspondente ao aluno do 1º ano. No 2º ano, o auxílio passa para R$ 5.391,50. E chega a R$ 6.161,71 no 3º ano do Curso de Formação de Oficiais.
O candidato que obtiver aprovação no Curso de Formação de Oficial, última etapa do concurso, obedecido o número de vagas oferecidas no certame, será declarado Aspirante a Oficial Bombeiro Militar, sendo submetido a estágio probatório no período de seis meses. Após o referido estágio, se considerado indicado para início na carreira, será nomeado 2º tenente, com remuneração inicial no valor de R$ 7.986.
[polícia] Mulher morre e homem é baleado em atentado em Baraúna, no Oeste do RN
Uma mulher morreu e um homem ficou ferido em um atentado em Baraúna, na região Oeste do Rio Grande do Norte, na noite desta terça-feira (9). Segundo o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP) de Mossoró, dois criminosos invadiram a casa onde estavam as vítimas para matar outra pessoa, que fugiu.
Katia Marcelino da Silva, de 20 anos, chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital, de acordo com a Polícia Civil. José Vieira de Souza, de 60 anos, foi baleado nas duas pernas e em um braço; ele recebeu os primeiros socorros e está no hospital.
Segundo a Polícia Militar, o alvo dos disparos correu e conseguiu fugir. A polícia ainda não sabe se ele foi atingido ou qual é seu paradeiro.
[polícia] Taxista é encontrado morto dentro do próprio táxi em Mossoró, RN
O taxista Francisco Leonardo Fernandes de Almeida, de 33 anos, foi assassinado em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte. Segundo o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP) da cidade, Francisco foi encontrado dentro do próprio táxi, na BR-304, por volta das 23h desta terça-feira (9).
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) já estiveram no local para, respectivamente, confirmar a morte do taxista e remover o corpo até a base do Itep para necrópsia.
De acordo com a Polícia Militar, Francisco foi morto com tiros na cabeça; celular e documentos teriam sido levados do local. O caso será investigado pela Polícia Civil.
[política] Justiça Federal determina suspensão das atividades do Instituto Lula
O juiz substituto Ricardo Augusto Soares Leite, da 10ª Vara Federal Criminal de Brasília, determinou, a pedido do Ministério Público Federal, a suspensão das atividades do Instituto Lula, entidade comandada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
No despacho, assinado no último dia 5 e publicado nesta terça, o magistrado justificou que há indícios “veementes” de “delitos criminais” que podem ter sido iniciados ou instigados na sede do instituto, localizada em São Paulo.
O assessor de imprensa do Instituto Lula, José Chrispiniano, afirmou por telefone que o instituto “não vai comentar a decisão, pois ainda não foi oficialmente notificado”.
“Como o próprio acusado [Lula] mencionou que no local [sede do Instituto Lula] se discutia vários assuntos, e há vários depoimentos que imputam pelo menos a instigação de desvios de comportamentos que violam a lei penal, a prudência e a cautela recomendam a paralisação de suas atividades. Há indícios abundantes de que se tratava de local com grande influência no cenário político do país, e que possíveis tratativas ali entabuladas fizeram eclodir várias linhas investigativas”, escreveu o juiz de Brasília em um trecho do despacho.
Para assegurar o cumprimento da decisão, o magistrado determinou que a superintendência da Polícia Federal em São Paulo, a Junta Comercial paulista e o presidente do Instituto Lula sejam comunicados da medida cautelar.
Fonte: G1
terça-feira, 9 de maio de 2017
[segurança] Quadrilha ataca carro-forte em Natal, troca tiros com vigilantes e queima veículo
Criminosos armados atacaram um carro forte que chegava ao Banco do Brasil de Neópolis, que fica na BR-101, na manhã desta terça-feira (9). Segundo a Polícia Militar, pelo menos seis homens armados participaram da ação e trocaram tiros com os vigilantes.
Ainda segundo a PM, a ação aconteceu às 9h40. O carro-forte estava chegando ao banco quando os criminosos chegaram. Eles estavam em um carro modelo sedã, que foi abandonado. Segundo a PM, eles fugiram em uma caminhonete.
[cotidiano] Brasileiro acorda com R$ 135 bilhões na conta por erro bancário
Ele seria, com larga margem de vantagem, o homem mais rico do Brasil, mas infelizmente foi apenas um erro. Um morador do Espírito Santo puxou um saldo no banco Santander e descobriu que sua conta, humilde, limpinha, normal, tinha virado a conta de um bilionário. Havia R$ 135,5 bilhões lá. Nem muitas vitórias na Mega Sena renderiam tanto.
Não passou de um erro no sistema que multiplicava o valor de ativos por milhões, acrescentando zeros fictícios à direita. “Tivemos casos pontuais nos saldos de alguns clientes, mas foram normalizados rapidamente”, informou a assessoria do banco, segundo o Tecmundo. Pelo menos outros três clientes teriam acordado milionários ou bilionários.
Fonte: Surrealista
[segurança] Polícia apreende facões e armas longas com manifestantes pró-Lula a caminho de Curitiba
Facões e armas longas foram apreendidos com manifestantes a caminho de Curitiba para apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo informação da Polícia Federal.
Segundo o secretário estadual de Segurança Pública do Paraná, Dr. Wagner Mesquita de Oliveira, foi apreendido “material não condizente com manifestações pacíficas, como armas longas e facas, fações e foices”.
São esperados cerca de 60 a 70 ônibus na capital paranaense para apoiar o petista que prestará depoimento ao juiz Sérgio Moro. Só nesta terça-feira já chegaram 20 ônibus com simpatizantes do ex-presidente.
Entre as figuras ilustres que prestarão apoio ao réu, estará a ex-presidente Dilma Rousseff. Tanto ela quanto Lula teriam direito a escolta policial, que teria que ser requerida ao secretário de Segurança Pública do Paraná, mas nenhum dos dois ainda solicitou.
O Juiz Sérgio Moro, por sua vez, pediu que apoiadores da Operação Lava Jato não venham a Curitiba e não se manifestem no dia do depoimento.
Fonte: Coluna Estadão
[saúde] Período chuvoso aumenta casos de gripes e resfriados em crianças
Com a intensificação do período chuvoso no Rio Grande do Norte, tornam-se mais comuns os casos de crianças com gripes e resfriados. As duas doenças são distintas, causadas por vírus, mas que partilham vários sintomas em comum, por este motivo, muitos acreditam que ambas são sinônimos.
A pediatra Kallydya Pasqually explica que a principal diferença entre elas é a intensidade dos sintomas, que são mais severos na gripe. Além disso, o tempo de doença na gripe dura cerca de 7 a 10 dias e no resfriado 2 a 4 dias. “Apesar dos sintomas serem bem semelhantes, gripe não é a mesma coisa que resfriado. As duas doenças são causadas por vírus, porém a gripe é causada pelo vírus influenza e seus subtipos, enquanto os resfriados são causados por outros tipos de vírus respiratórios”.
Segundo a médica, tanto a gripe como resfriado podem causar febre e tosse, mas na gripe a intensidade desses sintomas é bem maior. “Sendo gripe, os sintomas são mais fortes, como dores de cabeça, nos músculos e articulações”, detalha a médica. A pediatra alerta que quando os sintomas surgirem como uma doença bacteriana mais grave, com febre alta, maior que 39,5 ºC, permanente, por mais de três dias, é extremamente importante procurar um pediatra.
“O resfriado costuma não causar tantas dores, provocando muito mais coriza, tosse seca, dor de garganta e espirros. A gripe traz mais fraqueza, cansaço, tosse mais cheia. E ela tende a se complicar mais, principalmente em idosos, bebês e pessoas com baixa imunidade, podendo evoluir para pneumonia quando não cuidada”, finaliza.
Campanha: A campanha nacional contra a Influenza, lançada pelo Ministério da Saúde, acontece em todo o Brasil até o dia 26 de maio, tendo o dia 13 de maio como dia “D”. Podem ser imunizados durante a campanha grupos específicos e crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias).
H1N1: Segundo a pediatra do Hapvida, a gripe A, causada pelo vírus H1N1, causa sintomas mais intensos, sendo mais preocupante em idosos e bebês, por isso é um público ao qual a vacina é direcionada de forma mais insistente e gratuita.
Cuidados: Os cuidados que podem ser adotados para reduzir as chances de contaminação pelo vírus, ou mesmo transmissão para outras pessoas, são: lavar as mãos com água e sabão (principalmente depois de usar o banheiro); evitar tocar olhos, nariz ou boca após contato com superfícies onde há aglomeração; usar lenço ao tossir e espirrar.
[política] TRF4 mantém para esta quarta interrogatório de Lula em Curitiba
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) decidiu hoje (9) manter a data do depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ocorrerá amanhã (10) em Curitiba. A decisão foi tomada pelo juiz federal Nivaldo Brunoni, que negou o pedido de habeas corpus impetrado pelos advogados de Lula.
A defesa de Lula havia requerido a suspensão da audiência para que fosse possível analisar as cerca de 100 mil páginas em documentos que a Petrobras anexou ao processo. O advogado Cristiano Zanin Martins alegou cerceamento de defesa por "não haver viabilidade material de análise dessa documentação antes do interrogatório".
A argumentação de Martins foi negada por Brunoni, que ressaltou que a juntada de documentos por parte da Petrobras foi requerida pela própria defesa do ex-presidente. O juiz relator também negou o pedido de que a tramitação do processo fosse suspensa até que os advogados de Lula pudessem analisar a documentação.
"Foge do razoável a defesa pretender o sobrestamento da ação penal até a aferição da integralidade da documentação por ela própria solicitada, quando a inicial acusatória está suficientemente instruída", diz o despacho de Brunoni.
A audiência de amanhã marcará o primeiro encontro presencial de Lula com o juiz federal Sergio Moro. O ex-presidente será interrogado na condição de réu da ação penal a que responde no âmbito da Operação Lava Jato.
[política] Prefeito de Apodi entra em atrito com a Câmara dos Vereadores
O prefeito de Apodi entrou em atrito, pela primeira vez, com a Câmara dos Vereadores do Município. O fato é atribuído a uma prestação de contas que não fora enviado pelo Poder Legislativo desde 2016.
Em seu perfil do Facebook ele comentou o caso: "O programa AABB Comunidade, uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Apodi e a Associação Atlética Banco do Brasil, pode ser cancelado por falta de uma prestação de contas que deveria ser enviada pela Câmara Municipal de Vereadores. Trata-se da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF), referente ao exercício de 2016. A informação foi comunicada ao setor de Finanças da administração municipal pelo departamento do Banco do Brasil, responsável pela parceria. O prefeito Alan Silveira e o secretário de Finanças, Railton Diógenes, buscam reverter a situação."
Em resposta a assessoria de comunicação da prefeitura o contador da Câmara atribuiu a culpa a antiga diretoria do poder legislativo. "Em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Apodi, o contador da Câmara de Vereadores, Marinaldo Duarte, informou que enviou nesta segunda-feira (05), a DCTF ao setor responsável e alegou que a declaração deveria ter sido enviada pela antiga diretoria da Câmara", disse a assessoria do prefeito.
Os vereadores ainda não se pronunciaram sobre o caso.
[política] Janot pede impedimento de Gilmar Mendes em caso de Eike Batista
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira, para que o ministro do Supremo Gilmar Mendes seja declarado impedido de atuar no processo do empresário Eike Batista. A arguição de impedimento foi encaminhada à presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, e será julgada pelo plenário.
Janot pede a declaração de incompatibilidade de Gilmar para atuar no processo e a nulidade dos atos praticados por ele, como a concessão da prisão domiciliar do empresário. O procurador-geral sustenta que seja declarada a suspeição do ministro porque a esposa de Gilmar, Giomar Mendes, integra o escritório de advocacia de Sérgio Bermudes, representante de Eike em vários processos.
De acordo com a peça, o ministro Gilmar Mendes não poderia atuar como relator do habeas corpus: “Incide no caso a hipótese de impedimento prevista no art. 144, inciso VIII, do Código de Processo Civil, cumulado com o art. 3º, do Código de Processo Penal, a qual estabelece que o juiz não poderá exercer jurisdição no processo ‘em que figure como parte cliente do escritório de advocacia de seu cônjuge, companheiro ou parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive, mesmo que patrocinado por advogado de outro escritório’”, argumenta o procurador-geral da República.
Segundo o pedido de Janot, Eike Batista caracteriza-se como devedor de honorários, ainda que indiretamente, de Guiomar Mendes, por meio de sua participação nos lucros da sociedade advocatícia. Por isso, confirma-se a causa de suspeição.
“Em situações como essa há inequivocamente razões concretas, fundadas e legítimas para duvidar da imparcialidade do juiz, resultando da atuação indevida do julgador no caso”, argumenta no pedido.
Fonte: O Globo
[política] Governo planeja votar reforma da Previdência dia 24 ou 31 de maio
Apesar de admitir que ainda não tem votos para votar a reforma da Previdência no plenário da Câmara, o governo acredita que a votação do projeto acontecerá ainda em maio. A previsão é que a PEC vá a plenário no dia 24 ou 31 de maio, segundo assessores do Palácio do Planalto, que garantem que o governo ainda “não jogou a toalha”. Eles negam a previsão de que a proposta só vá a voto em agosto.
Além disso, e a despeito da resistência de parlamentares em votar pela aprovação da reforma, responsáveis pela articulação política do governo garantem que, quando a proposta for votada, ela terá ao menos 330 votos consolidados da base aliada, que tem cerca de 411 deputados.
— O governo ainda não jogou a toalha, quer votar no primeiro semestre na Câmara. E estando pronto para o plenário, o governo espera ter 330 votos confirmados da base — disse um interlocutor do governo.
Paralelamente, o Planalto admite que deve ser negociado com senadores a votação da urgência da reforma trabalhista no Senado antes que a Câmara aprecie a Previdência, já que muitos deputados reclamam do desgaste que enfrentam pela delicadeza que envolve a proposta. Essa seria uma forma de dividir com o Senado o desgaste imposto pelo governo. Nesta terça-feira, o presidente Michel Temer vai se reunir com senadores do PMDB para tratar do tema, na tentativa de isolar o líder do partido, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que tem sido um aliado incômodo para o governo ao criticar todas as propostas encampadas por Temer.
Fonte: O GLOBO
[cotidiano] SEBRAE em Apodi comemora um ano das novas instalações
Na manhã desta segunda-feira 08, membros do escritório do SEBRAE em Apodi, que atende a toda região do médio oeste, reuniram classe política, empresarial e imprensa para um café da manhã, denominado “café da manhã empreendedor”, comemorando um ano da nova sede, e ainda o inicio da semana do empreendedor.
Franco Marinho, diretor do escritório local apresentou sua fala enumerando as ações, e agradecendo a parceira com empresas e entidades do município.
O Prefeito de Apodi, Alan Silveira destacou a importância do SEBRAE para o município, e ressaltou essa parceria entre o órgão e a PMA no tocante a revitalização da feira livre, um patrimônio da comunidade apodiense.
segunda-feira, 8 de maio de 2017
[segurança] Idosa é estuprada pelo próprio filho em Pau dos Ferros
Na noite de ontem (07), por volta das 18:00, uma mulher de 49 anos foi estuprada por dois homens na cidade de Pau dos Ferros, sendo um deles o seu próprio filho.
Segundo a vítima, o seu filho JOSÉ FERNANDO GALDINO, mais conhecido como SAPINHO, de 18 anos, estava em casa na companhia de seu amigo FRANCISCO DANTAS DA SILVA, mais conhecido como CENILDO, de 32 anos, quando CENILDO começou passar as mãos em suas pernas e forçar uma relação sexual. O filho vendo a reação da mãe tentando evitar, acabou por segurar os seus braços para o amigo concretizar o crime sexual.
Os dois homens ao ver que a vítima estava sangrando, se assustaram e saíram do local deixando a vítima deitada num colchão. Uma garota de 14 anos, neta da vítima, chegou minutos depois no local e prestou os primeiros socorros, bem como informou para alguns vizinhos o que tinha acontecido, oportunidade que a guarnição da Polícia Militar foi acionada para ir ao local da ocorrência.
Chegando ao local, a guarnição da Polícia Militar, sob o comando do Sgt Edilson, colheu as primeiras informações com a vítima e chamou o SAMU. Durante o atendimento de urgência, os dois suspeitos, CENILDO e SAPINHO, se aproximaram da ocorrência para ver o atendimento médico, oportunidade que a guarnição prendeu os dois homens e conduziu para a delegacia de Polícia Civil.
A vítima foi socorrida para o hospital e ficou internada em virtude da realização de um pequeno procedimento cirúrgico. A equipe da Polícia Civil, sob o comando do delegado Andson Rodrigo, compareceu ao hospital para ouvir formalmente a vítima que acabou por confirmar aquilo que já havia dito aos policiais militares.
Os dois homens são usuários de crack e negam a prática do crime. Os dois foram autuados em flagrante e ficarão a disposição da justiça custodiados no CDP de Pau dos Ferros.
Fonte: Cidadão190
[segurança] Primeiro fim de semana de maio termina com 26 homicídios registrados no RN, informa OBVIO
Natal liderou a violência homicida nesse final de semana com 6 CVLIs (23,08%), seguida de Afonso Bezerra com 3 (11,54%) e Touros (com também 3 CVLIS e 11,54% do total). Ceará-Mirim, Extremoz e Macaíba (Região Metropolitana de Natal) registraram 2 CVLIs cada (7,69% do total em cada uma). Municípios que registraram 1 CVLI (3,85% cada um) cada foram: Alto do Rodrigues, Canguaretama, João Câmara, Mossoró, Parnamirim, São José de Mipibu, Taipu e Tangará. Os dados são do Observatório da Violência Letal Intencional do RN(OBVIO).
Quanto aos horários em que ocorreram os CVLIs neste FDS, o horário da noite foi novamente o de maior ocorrências, com 9 CVLIs (42,86% do total), seguido da tarde com 5 CVLIs (23,81%). A manhã e a madrugada tiveram, respectivamente, 4 e 3 CVLIs em cada horário (19,05% e 14,29% cada).
Os dias mais violentos foram, respectivamente, Domingo com 12 ocorrências (46,15% do total), seguido da Sexta-Feira e do Sábado com 7 CVLIs em cada dia (26,92% cada um, no período).
[polícia] Irmãos líderes de grupo suspeito de fraudar pelo menos 40 concursos no Nordeste têm 26 aprovações
Os s dois irmãos apontados pela Polícia Civil como líderes da quadrilha suspeita de fraudar pelo menos 40 concursos públicos em seis estados do Nordeste acumulam, juntos, 26 aprovações em concursos, segundo informou o delegado de defraudações e falsificações de João Pessoa, Lucas Sá, nesta segunda-feira (8). De acordo com a polícia, o esquema fraudulento teria beneficiado 400 pessoas, através do pagamento de R$ 12 milhões à quadrilha desde 2005.
As fraudes aconteceram em concursos nos estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe e Piauí. A venda do "kit completo" de aprovação, que incluía facilitação de empréstimo para pagar 'aprovação', gabaritos e diplomas para ingresso no cargo, custava cerca de R$ 150 mil para cada concurseiro.
Segundo o delegado Lucas Sá, os irmãos Flávio Nascimento Borges, de 34 anos, e Vicente Fabrício Borges, de 32 anos, foram presos em uma casa localizada em um condomínio de luxo, em João Pessoa, e ocupada pela dupla há pelo menos dois meses.
“O local funciona como quartel general da organização, local em que parte dos membros se reúnem no dia da aplicação das provas, recebem as informações de outros membros que estão no local de aplicação, respondem as questões e repassam por meio de ponto eletrônico para os beneficiados”, disse o delegado.
A dupla ainda seria responsável por uma empresa de fachada situada na cidade de Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa. De acordo com o delegado, a empresa seria utilizada para possível lavagem de dinheiro dos valores obtidos com o esquema. “No endereço cadastrado como sendo da empresa, não existe nenhuma referência ao prédio, sendo que sequer existe o número do prédio apontado como sendo endereço”, explica.
Flávio Nascimento foi aprovado em 15 concursos, incluindo os da Prefeitura Municipal de Campina Grande, em 2015, e o da Polícia Militar de Alagoas, no qual ele acumula, respectivamente, os cargos de fiscal de obras e de cabo da PM. Em um dos concursos, para a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o suspeito chegou a ser classificado e aprovado em dois cargos.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, o irmão de Flávio Nascimento chegou a ser aprovado em 11 concursos e também acumula cargo de policial militar em Alagoas com o de servidor da Prefeitura Municipal de Santa Rita. A polícia vai investigar se a classificação dos dois nos 26 concursos teria sido feita de forma fraudulenta.
Concursos que teriam sido fraudados pelo grupo
Ano - Concurso - Organizadora
2005 - Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU)
2006 - Câmara Municipal de João Pessoa - Funiversa
2008 - Polícia Militar da Paraíba - UEPC/Comvest
2008 - Fundac/PB - Cespe
2009 - Polícia Civil do Rio Grande do Norte - Cespe
2010 - Guarda Municipal de Cabedelo - IBFC
2010 - Detran/RN - Fundação Getúlio Vargas
2011 - Concurso da Coperve - IFPB
2012 - Guarda Municipal de Bayeux - Contemax Consultoria
2012 - Guarda Municipal de João Pessoa - IBFC
2012 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas
2012 - Prefeitura Municipal de Santa Rita - Asperhs
2012 - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Fundepes
2013 - Oficial do Corpo de Bombeiros da Paraíba - CPCON/UEPB
2013 - Assembleia Legislativa da Paraíba - Fundação Carlos Chagas
2013 - Detran/PB - Funcab
2013 - Departamento Penitenciário Nacional - Cespe
2013 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
2014 - Corpo de Bombeiros da Paraíba - IBFC
2014 - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - CPCon
2014 - CFO Polícia Militar da Paraíba - Funape
2014 - Concurso Conab1
2014 - Concurso de agente da Polícia Federal - Cespe
2014 - Polícia Rodoviária Federal - Cespe
2014 - Câmara Municipal de Cabo de Santo Agostinho
2014 - Tribunal Regional do Trabalho 13ª Região - Fundação Carlos Chagas
2015 - Ministério Público da Paraíba - Fundação Carlos Chagas
2015 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
2015 - Prefeitura Municipal de Campina Grande - CPCON/UEPB
2015 - Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe - Fundação Carlos Chagas
2016 - Prefeitura Municipal de João Pessoa - Quadrix
2016 - Prefeitura Municipal do Conde - Advise
2016 - Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba - Fundação Carlos Chagas
2016 - Prefeitura Municipal de Alhandra - Educa - Assessoria Educacional
2016 - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Fundação Getúlio Vargas
2016 - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Covest
2016 - Concurso Contemax
2016 - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) - Instituto AOCP
2016 - Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
2017 - Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) - Comperve/RN
[política] Eudo Rodrigues Leite é escolhido novo procurador-geral de Justiça do RN
O promotor Eudo Rodrigues Leite será o procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Norte no biênio 2017/2019. O nome foi anunciado pelo governador Robinson Faria na manhã desta segunda-feira (8),
“A escolha que faço tem como base o meu respeito e valorização da maioria democrática dos membros do MP, que colocaram Eudo Leite na condição de mais votado entre os integrantes da lista tríplice. O promotor tem uma trajetória profissional irretocável e estou certo de que honrará a função. Desejo sucesso na condução do MP/RN”, escreveu Robinson em seu perfil no Instagram.
Eudo Rodrigues Leite ficou em primeiro lugar na eleição do MP, com 148 votos. A lista com os membros do Ministério Público votados na eleição foi encaminhada ao governador do Estado, que escolheu o futuro titular do cargo de Procurador-Geral de Justiça. A posse do procurador-geral de Justiça para o biênio 2017/2019 está prevista para o dia 19 de junho.
[política] Macron vence as eleições da França com mais de 60% dos votos
Emmanuel Macron venceu o segundo turno das eleições presidenciais da França, que foi realizado neste domingo (7/5), com mais de 60% dos votos. A candidata Marine Le Pen fez um discurso assumindo a derrota e parabenizando o candidato centrista.
[política] Sindicalistas e Sindicatos que faturam milhões por ano estão desesperados com a reforma trabalhista
Não admira que sindicalistas profissionais estejam nervosos com a reforma trabalhista, com greves e passeatas, e até se aliando a políticos que atacavam, como Renan Calheiros. É que perderão o negócio que rende quase R$ 4 bilhões a 16,4 mil entidades sindicais, a maioria de pouca expressão e muita gula. A reforma extingue a contribuição obrigatória, descontada dos trabalhadores, que em 2016 rendeu R$59,8 milhões somente à CUT, braço sindical do PT. A Força Sindical embolsou R$46,5 milhões.
Sindicalistas gastam como querem recursos subtraídos dos salários, pagando cachê a “manifestantes” ou metendo a grana no bolso.
O então presidente Lula vetou lei aprovada no Congresso que submetia entidades sindicais à fiscalização e prestação de contas, é claro.
Até centrais sindicais desconhecidas ganham muito dinheiro. Uma “Nova Central” leva R$23,3 milhões, a “CTTB”, R$15,3 milhões etc.
Sindicatos dos comerciários de São Paulo faturaram R$31,5 milhões em 2016, e o do Rio de Janeiro R$10,5 milhões.
Fonte: CLÁUDIO HUMBERTO
[segurança] Socorristas do Samu são assaltados durante atendimento a paciente em Mossoró, RN
Uma equipe de socorristas do Samu foi assaltada na madrugada deste sábado (6) enquanto atendia um paciente em Mossoró, no Oeste potiguar. O crime aconteceu na avenida Presidente Dutra.
Os socorristas atendiam uma pessoa que quebrou a perna após uma queda quando um homem em uma moto se aproximou e anunciou o assalto. Ele roubou o pertence de três socorristas e ainda agrediu um deles.
O bandido fugiu levando a chave da ambulância, mas jogou a chave na frente de um hotel próximo ao local do crime.
[segurança] Bope e PF trocam tiros com suspeitos de explosões a bancos no RN; três morrem e dois são presos
Três homens foram mortos e dois presos após um confronto armado com policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e policiais federais na madrugada deste domingo (7). A troca de tiros aconteceu na zona rural entre as cidades de Ipanguaçu e Afonso Bezerra, na região Central potiguar.
De acordo com a Polícia Federal, havia a informação de que os suspeitos planejavam assaltar uma agência bancária na região. Os suspeitos foram surpreendidos quando seguiam em dois carros, saindo de Ipanguaçu em direção a Afonso Bezerra. Segundo os policiais, eram pelo menos 10 homens armados.
Ainda de acordo com a PF, quando os suspeitos perceberam que estavam sendo seguidos, saíram da RN-406 e entraram em uma estrada de terra, onde houve o confronto armado.
Nos carros, os policiais encontraram munições -- material que seria usado para explodir agências bancárias -- e 20 baldes com grampos, que são espalhados nas estradas para furar os pneus das viaturas. Os homens também estavam armados. Os outros suspeitos conseguiram fugir pelo matagal.
Dois dos suspeitos mortos foram identificados. Hudson Linhares Santos, de 32 anos, morava em Afonso Bezerra, e José Morais Xavier Júnior, de 37 anos, que é natural de Natal mas também morava em Afonso Bezerra.
sábado, 6 de maio de 2017
[política] Acúmulo de lixo em Apodi gera insatisfação popular
Em Apodi, moradores do Bairro Portal da Chapada, reclamam do acúmulo de lixo permanente.
De acordo com Francisca Andrade, que reside no local, no Bairro existe um lago que está servindo como depósito de lixo urbano, pois além da colocação do entulho as próprias máquinas da prefeitura estão ajudando a aterrá-lo.
Na sua página do Facebook ela chama a atenção do prefeito e pede providências.
[política] Governo do RN anuncia quinto secretário de Justiça em dois anos e meio
O governo do estado anunciou o nome do policial civil Luis Mauro Albuquerque Araújo para substituir Wallber Virgolino na Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc). De acordo com o governo, Luis Mauro é especialista em segurança pública e gestão prisional, além de gerenciamento de crises.
Após um ano à frente da Sejuc, Wallber Virgolino entregou carta de exoneração ao governador Robinson Faria nesta sexta-feira (5). No pedido, ele alegou motivos "de foro íntimo".
Luis Mauro atuou como coordenador da força tarefa do Ministério da Justiça na retomada do controle da Penitenciária de Alcaçuz na rebelião que deixou 26 mortos em janeiro deste ano. O governo informou que a nomeação de Luis Mauro será publica no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (6). Ele é de Sobradinho, no Distrito Federal.
No currículo de Mauro, ele ainda se destaca como fundador da Diretoria Penitenciaria de Operações Especiais – DPOE, onde foi diretor por 15 anos, de 2000 a 2015, e como criador da doutrina de Intervenção Penitenciaria. O novo secretário ainda tem experiência no enfrentamento a crises no sistema prisional: além da atuação em Alcaçuz, em 2016, ele foi o Idealizador e coordenador da Força de Intervenção Penitenciária Integrada (FIPI) que atuou na crise no Ceará.
"Recebo como um grande desafio e muito trabalho para fazer. Vamos buscar remodelar o sistema, valorizar e capacitar o servidor; implantar disciplina, sempre respeitando a lei de execuções penais e o código penal”, disse Luis Mauro.
sexta-feira, 5 de maio de 2017
[oportunidade] Governo da Austrália abre inscrições para bolsas de estudo
O governo australiano está com inscrições abertas até o dia 30 de junho para seu programa de bolsas de estudo integrais para especialização, mestrado, pesquisa e cursos técnicos. As bolsas Endeavour – ou, formalmente, Endeavour Scholarships & Fellowships – são integrais e oferecem a estudantes internacionais a oportunidade de estudar com todas as despesas pagas nas melhores instituições do país.
Todas as bolsas de estudo incluem, além de mensalidades do curso, custos de viagem de ida e volta, ajuda para alojamento e mais 3 mil dólares australianos. Há ainda seguro saúde, assistência pós-seleção e até um tutor em alguns casos. O valor total da bolsa é de US$ 140.000 para o mestrado e de US$ 272.500 para o doutorado
Como se candidatar à bolsa Endeavour
Podem se candidatar interessados de qualquer idade que tenham diploma de ensino superior. Há, no entanto, uma modalidade de bolsa Endeavour que é voltada para executivos e que não requer curso superior completo e, sim, experiência profissional relevante.
Todos os candidatos precisam apresentar certificado de proficiência em inglês – os certificados aceitos pelas universidades para comprovar o domínio de inglês são o TOEFL ou IELTS. Mas quem tiver estudado por ao menos um ano de graduação em país de língua inglesa, não será necessário prestar os exames, bastando documento que comprove a estada. Antes de mais nada, porém, os candidatos devem ser aceitos por uma universidade australiana em alguma das modalidades do programa para que são concedidas as bolsas. São elas:
#1 Postgraduate Scholarship: as bolsas são para estudos completos de especialização (Master by Coursework) ou mestrado de até dois anos (Master by Research), ou de doutorado de até quatro anos.
#2 Research Fellowship: bolsas para pesquisa de curto prazo (quatro a seis meses) de pós-doc ou dentro de um programa de mestrado ou doutorado iniciado no país de origem.
#3 Vocational Education and Training (VET) Scholarship: as bolsas oferecidas são para desenvolvimento de habilidades ocupacionais ou relacionadas ao trabalho em cursos técnicos de até dois anos e meio.
#4 Executive Fellowship: oferece bolsas para profissionais em níveis avançados de suas carreiras que queiram uma oportunidade para desenvolvimento profissional, estágio executivo ou visita técnica de até quatro meses na Austrália. Esta é a única modalidade de estudo que não requer curso de graduação completo; ao invés disso o candidato precisa comprovar relevância profissional.
As inscrições vão até o dia 30 de junho e as universidades participantes podem ser consultadas no site Universities Australia. Sete universidades do país estão classificadas entre as 200 melhores do mundo, segundo publicações que ranqueiam universidades como a Times Higher Education e QS.
Os critérios de elegibilidade podem ser conferidos no site oficial do Programa, assim como o guia do candidato. Lá também é possível fazer a inscrição.
Este artigo foi originalmente publicado por Estudar Fora, portal da Fundação Estudar
Fonte: Exame
[politica] Secretário de Justiça e Cidadania do RN deixa o cargo
É destaque no Ponto ID(Portal No Ar), por Dinarte Assunção. O secretário de Justiça e Cidadania, Wallber Virgolino, desceu há pouco a rampa da Governadoria, onde se encontrou com o governador Robinson Faria, a quem entregou a pasta que comandava. Ele vinha externando insatisfação desde que foi perdendo espaço na gestão da Sejuc. Nas mais recentes críticas, queixava-se de não poder administrar a pasta.
Na manhã de hoje, circulou versão de que ele teria entregado carta ao governador, o que não aconteceu. Wallber preferiu tratar do assunto diretamente com o chefe do Executivo, a quem agradeceu a confiança pela escolha.
“Lampião” estava no posto desde maio do ano passado.
[segurança] Polícia Civil de Apodi prende mulher com celulares iPhones 6 e 7 roubados
Uma equipe de policiais civis da Delegacia Municipal de Apodi, com apoio da Polícia Militar, prendeu em flagrante Danielly Alves Moreira da Silva, 21 anos, na manhã dessa quinta-feira (04). Ele foi presa com dois aparelhos celulares da marca iPhone 6 e 7, que foram roubados na noite da última quarta-feira (03), na cidade de Mossoró, por dois homens, os quais também roubaram um veículo HB20.
De acordo com a investigação, um dos homens que praticou os roubos é namorado de Danielly. Ela foi presa pelo crime de receptação e liberada após prestar fiança. O veículo roubado foi localizado quando estava abandonado em um matagal no bairro Belo Horizonte, em Mossoró, por uma guarnição da Polícia Militar, na manhã desta sexta feira (05).
“Além deste crime, nós acreditamos que Danielly Alves está envolvida com a prática de outros delitos. Estamos colhendo provas e caso seja comprovada a participação dela em outros crimes, nós faremos as devidas autuações necessárias para que ela responda criminalmente”, afirmou o delegado titular de Apodi, Renato Oliveira.
A Polícia Civil de Apodi descobriu que a mãe e irmão de Danielly já praticaram crimes. O irmão, Elviro Lopes Junior, está preso no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Apodi pelo crime de tráfico de drogas. A mãe já foi presa tentando entrar com droga dentro de uma vassoura no CDP Apodi.