logo

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

[economia] RN deve exportar carne de jumento em até 6 meses

A GBI Agronegócios e Comércio quer iniciar a produção de carne de asininos, conhecidos por jumentos, em até seis meses. Esse deve ser o tempo para conseguir a documentação de funcionamento e construir a estrutura de frigorífico. Com menos de um ano de vida, a empresa do município de Felipe Guerra também deve produzir leite e queijo a partir desses animais. Inicialmente, os alimentos devem ser exportados.

Só no ano passado, o Brasil vendeu US$ 7.836.272 em "carnes de cavalo, asinino e muar frescas, refrigeradas ou congeladas" para outros países. A informação é do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Em compensação, nenhum centavo desse tipo de carne foi importada. De acordo com o sócio-administrador da GBI, Diego Rego, em países como Holanda, Bélgica, China e Vietnã, o alimento faz parte da dieta da população. Ele admite que a produção poderá ser direcionada para o mercado interno em uma fase posterior do negócio.

Mas antes de chegar de levar a carne, leite e queijo de asinino para a mesa do brasileiro, o empreendedor terá que vencer o preconceito e as barreiras culturais. "Existe toda uma ligação afetiva e religiosa do nordestino com o jumento. Mas quando se fala na parte de domesticar, ninguém quer ter um jumento em casa", disse Genecleyton de Almeida, diretor de Sanidade e Produção.


Sabor e nutrição
A carne de jumento é semelhante a carne de boi, mas possui mais de fibras. É o que garante o Diego Rego. A carne de equideos (cavalo, mulas e jumentos) possui mais ferro que a do boi. Além disso, é mais magra que a carne de porco por exemplo. Em 2014, o promotor do Ministério Público do Rio Grande do Norte, Sílvio Brito organizou um almoço com carne de jumento, em Apodi, para 120 pessoas. O assunto virou polêmica nacional. Hoje, na comarca de Martins, ele mantém a opinião. "Os jumentos têm grandes potencialidades econômicas na carne, no couro e no leite. O que falta é empreendedorismo", afirmou.

2 comentários:

  1. Pailhaçada!!!! Sirvam carne de jegue pra ele já que ele gosta

    ResponderExcluir
  2. Da boa e o fumo do Jumento fica para os faladores de Apodi

    ResponderExcluir