logo

quarta-feira, 29 de junho de 2016

[cotidiano] Ataque suicida mata ao menos 41 no aeroporto de Istambul

O Aeroporto internacional de Ataturk, em Istambul, na Turquia, é o terceiro maior da Europa
Um ataque suicida no aeroporto de Ataturk, em Istambul, deixou pelo menos 41 mortos e 147 feridos, de acordo com o premiê turco, Benali Yildirim. O aeroporto, o maior da cidade, fica na parte europeia de Istambul.

Pelo menos três terroristas executaram o ataque com fuzis AK-47 e explosivos, segundo o governador de Istambul, Vasip Sahin. Três explosões ocorreram no local. Ao menos seis dos feridos estão em estado grave.

O número de mortos ainda pode subir. Ainda não há informação da nacionalidade das vítimas. Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, que condenou os atentados, não há registro de nenhum cidadão do país na lista de vítimas.

Nenhum grupo reivindicou a autoria do atentado até agora. Segundo Yildirim , as investigações apontam que o Estado Islâmico orquestrou os ataques e que os terroristas teriam chegado ao aeroporto de táxi.

No Parlamento turco, Bekir Bozdag, ministro da Justiça, deu alguns detalhes sobre o atentado em discurso transmitido ao vivo pelas redes de rádio e televisão locais. 

Segundo o ministro, um dos terroristas abriu fogo no terminal internacional e outro detonou os explosivos que carregava no próprio local, enquanto um terceiro homem-bomba se explodiu no estacionamento. Antes de se explodirem, eles trocaram tiros com policiais.

Um vídeo das câmeras de segurança do aeroporto (abaixo) mostra um dos possíveis terroristas sendo atingido por um homem, aparentemente um policial, e caindo no chão. Em seguida, ocorre uma explosão, aparentemente acionada pelo próprio homem no chão.

Outras duas câmeras capturaram explosões que ocorreram na área do aeroporto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário