logo

sábado, 3 de setembro de 2016

[cotidiano] Cartórios iniciam emissão de certidão de nascimento com número do CPF

O corregedor geral de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador Saraiva Sobrinho, participou na manhã desta sexta-feira, 2, do lançamento oficial no estado da emissão de certidões de nascimento com o CPF no estado. A entrega da primeira certidão lavrada com o número do CPF ocorreu no 4.º Ofício de Mossoró, em evento realizado pela Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Norte (ANOREG/RN).

Com esse novo procedimento, os cartórios do Estado poderão encaminhar as informações online, diretamente para a base de dados da Receita Federal antes de emitirem a certidão de registro de nascimento, recebendo de volta o número do CPF do recém-nascido.

Além da comodidade e gratuidade, da prevenção de fraudes e de problemas causados por homônimos, a emissão do CPF simultaneamente com a certidão de nascimento atende a demanda da população mais carente, que necessita do número para que seus filhos tenham acesso a benefícios sociais.

Para a presidente da Anoreg/RN, Lucivam Fontes, essa é uma maneira de simplificar o processo e melhorar o acesso à cidadania. “Emitir o CPF junto com a certidão de nascimento facilita o processo de inclusão social sem onerar o cidadão, além de representar mais um avanço nos serviços notariais”, afirma.

O desembargador Saraiva Sobrinho afirma que a emissão do CPF, junto com a certidão de nascimento, facilitará sobremaneira o processo de inclusão social, sem custos para o cidadão, representando assim mais um avanço nos serviços notariais do Rio Grande do Norte.

CORREIÇÕES

Além de participar do lançamento, o corregedor geral e sua equipe realizaram correições em Mossoró (atividades de fiscalização) nas 1.ª Vara de Família, 1.ª Vara da Fazenda Pública e 3.º Juizado Especial Cível, além de dois cartórios da cidade.
Fonte: Defato

Nenhum comentário:

Postar um comentário