logo

sábado, 25 de junho de 2016

[economia] Nível da barragem de Apodi continua em queda e situação é preocupante

O volume da água da Barragem de Santa Cruz, em Apodi, vem caindo de forma considerável nos últimos meses. Atualmente, Pau dos Ferros e outras dezenas de municípios estão sendo abastecido por este reservatório, que é o maior do Oeste do Rio Grande do Norte.

Segundo informações divulgadas pela Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – SEMARH, atualmente, algumas das cidades abastecidas são: Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, a zona rural de Severiano Melo, Itaú, Rodolfo Fernandes, Tabuleiro Grande, Riacho da Cruz, Umarizal, Olho D’água do Borges, Lucrécia, Frutuoso Gomes, Antônio Martins e João Dias, e indiretamente os municípios de Martins, Serrinha dos Pintos e Viçosa dependem deste reservatório.

Com tamanha demanda, atualmente, o reservatório conta com apenas 26,58% do volume total.

Diante desta quadro de queda constante, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte – CAERN, alerta a população para a necessidade urgente de um consumo mais racional, por parte da população.

É imprescindível que a população se conscientize e economize. A cada dia, aumenta a demanda por água daquela barragem e, até o momento, não há garantia que ela será reabastecida pelas chuvas, afinal, o período chuvoso já passou e o nível não sofreu alteração positiva, esclareceu um dos gestores da CAERN.

“Sem nenhuma garantia, próximo ano pode ou não ter um boa quantidade de chuva. Se não acontecerem precipitações significativas, mais cidades vão depender de Santa Cruz, o que pode tornar a redução ainda maior”, finalizou o Gestor.

Fonte: Blog do JP


Nenhum comentário:

Postar um comentário