logo

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

[cotidiano] Bancos de leite materno no RN sofrem com estoque baixo

Em meio a Semana Mundial de Aleitamento Materno, comemorado de 1 a 7 deste mês, os bancos de coleta do Rio Grande do Norte estão em estado de alerto pelo baixo nível dos estoques de leite.

De acordo com a coordenadora de aleitamento do estado, Raissa Arruda, a demanda aumentou em função do grande de números de partos prematuros registrados em 2015 em todo o RN. Segundo ela, somente nas duas maternidades referência de Natal, Santa Catarina e Januário Cicco, são registrados cerca de mil partos por mês. “A demanda aumentou muito fazendo o nosso estoque baixar muito”, disse ela.

Diante da demanda, a coordenadora pede que a população busque os postos de coleta para doarem leite. Ao todo o estado possui seis postos de coleta. Os postos ficam localizados em Natal, no Hospital Santa Catarina e Maternidade Januário Cicco e no Hospital da Polícia; em Parnamirim, na maternidade Divino Amor, em Mossoró, no Banco de Leite Humano e em Caicó, no Hospital do Seridó.

Ela explica que para doar basta se dirigir a um desses postos ou ligar para a Coordenação de Aleitamento no RN no número 3232-2565.

“É muito importante a colaboração da população, pois o leite materno pode salvar a vida de um recém-nascido que tenha algum tipo de enfermidade ou que tenha nascido prematuro”, observou.

Campanha

Ainda como parte da programação da Semana de Aleitamento, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Subcoordenadoria de Ações da Saúde, iniciou uma campanha para arrecadar frascos de vidro para armazenamento de leite humano durante a Semana Mundial de Amamentação 2015, que iniciou no último sábado (1º) e prossegue até a sexta-feira (7).

A campanha “Doe Frascos, Salve Vidas” visa arrecadar as doações para os seis bancos de leite existentes no Rio Grande do Norte. Os frascos, com corpo de vidro e tampa plástica, podem ser entregues na sede da Sesap (Av. Deodoro da Fonseca, 730 – Centro) ou nos bancos de leite em Natal, Parnamirim, Mossoró e Caicó.

A coordenadora estadual de aleitamento materno, Raissa Arruda, também sugere que as pessoas façam caixas de coleta em condomínios, empresas e nas unidades de saúde. “A campanha está se expandindo e nós já conseguimos a adesão das regionais de saúde, mas é importante a mobilização de todos, com a arrecadação dos frascos e divulgação da ideia. A amamentação é um ato de amor”.

A Semana Mundial da Amamentação 2015 segue o tema “Amamentação e Trabalho: para dar certo, o compromisso é de todos”, definido pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA), Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde. O objetivo é facilitar e fortalecer a mobilização social para a importância da amamentação e conseguir o apoio das empresas para que as mães continuem amamentando enquanto trabalham.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde é que o aleitamento materno comece já na sala de parto e seja exclusivo e em livre demanda (o bebê mama a quantidade que quer, quando quer) até o 6º mês e se estenda até 2 anos ou mais.

Maternidade faz programação especial

Para comemorar a abertura oficial da mobilização internacional, A maternidade Leide Morais reuniu servidores, mulheres que pariram recentemente e acompanhantes para a inauguração da sala de apoio à amamentação e posto de coleta de leite humano na unidade.

Segundo a diretora da maternidade, Rosário Bezerra, o objetivo do evento é oferecer apoio e orientação às mães que necessitam de ajuda para a amamentação e as que tiverem leite em excesso e queiram doar e auxiliar outras mães e bebês com dificuldades.

Bancos de Leite Humano e Postos de coleta existentes no RN:

Natal:
Hospital José Pedro Bezerra (Santa Catarina): 3232-7728
Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC): 3215-5957
Hospital Cel. Pedro Germano (Polícia): 3232-3669

Parnamirim:
Maternidade Divino Amor: 3272-4367

Mossoró:
Banco de Leite Humano de Mossoró: 3315-3478

Caicó:
Hospital do Seridó: 3421-2354
Fonte: Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário