logo

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

[segurança] ‘Serei enforcado’, diz preso com medo de ser morto por facção rival no RN

A suspeita de que a rivalidade entre duas facções criminosas vem causando a morte de presos dentro do sistema penitenciário potiguar foi confirmada por um foragido da Justiça recapturado na tarde desta quarta-feira (18) em Natal. Wanderson Wagner Nascimento Rolemberg, de 33 anos, admite que faz parte de um destes grupos, e que por isso tem medo de ser assassinado quando voltar para a prisão. "Eles sabem que sou de uma facção, e se eu cair lá dentro no mesmo dia eles me enforcam", disse.

Este ano, já foram registradas 28 mortes dentro de unidades prisionais do estado. Deste total, 25 detentos foram assassinados a facadas ou encontrados enforcados, dependurados em grades de ferros em condições suspeitas. Outros dois apenados morreram soterrados após o desabamento de um túnel na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior unidade prisional do estado. E, no início do ano, um adolescente morreu ao ser baleado em uma unidade para cumprimento de medida socioeducativa durante uma tentativa de resgate no Ceduc de Caicó, cidade da região Seridó do estado.

[cotidiano] Menina de 1 ano fica uma semana sozinha em apartamento após avó morrer

Uma bebê de 1 ano ficou sozinha num apartamento sem comida ou água depois que a avó dela morreu em casa no Tennessee, nos Estados Unidos, segundo a polícia. Anthony Waldo, padrasto da menina, foi visitá-la na casa da sogra, Annette Ineichen, no domingo, e ficou horrorizado ao encontrar a pequena Brier Rose no berço e avó morta no banheiro, após arrombar a porta.

Tracy Ineichen, de 28 anos, a mãe da menina, percebeu que algo estava errado depois que ela não conseguiu falar com a mãe por vários dias. A jovem está presa desde setembro, e seu bebê estava com a mãe dela.

Policiais disseram que a menina cheirava a urina e tinha os lábios inchados quando eles chegaram. A criança foi levada às pressas para o hospital de East Tennessee Children. Ela apresentava desidratação grave e quadro de desnutrição. A mãe foi liberada da prisão para cuidar da filha.
Fonte: Extra

[cotidiano] 137 líderes mundiais confirmam presença na COP21

A França recebeu a confirmação de que 137 chefes de Estado e de Governo participarão do encontro de cúpula sobre alterações climáticas (COP21), entre 30 de novembro e 11 de dezembro, anunciou hoje (19) o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Laurent Fabius.

No primeiro dia, os líderes vão proferir os seus discursos e, no total, participarão, por meio de delegações e associações, 40 mil pessoas, informou Fabius, em entrevista à emissora France Info.

O chefe da diplomacia francesa confirmou que foram canceladas, por motivos de segurança, duas grandes manifestações que seriam realizadas paralelamente à cúpula, nos dias 29 de novembro e 12 de dezembro.

[cotidiano] Justiça do Ceará autoriza transexual a mudar o nome no registro civil

A Justiça do Ceará autorizou uma transexual a mudar o nome no registro civil de nascimento. O caso foi julgado pela 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) que confirmou a sentença do juízo de 1º grau. A decisão, proferida nesta quarta-feira  (18), teve como relatora a desembargadora Sérgia  Miranda. “A sociedade deve respeitar a diversidade sexual, convivendo com as diferenças, não sendo digno para uma mulher permanecer com o nome de homem se esse fato lhe causar angústia e humilhação afastando-a da sociedade, quando a ordem social dos dias atuais é a da inclusão”, ressaltou.

Presente à sessão, a transexual Andrea Rossati disse que a mudança de seu nome na certidão de nascimento foi uma grande vitória. “Hoje, não sou só eu que saio vitoriosa daqui. Essa conquista é de todas aquelas que lutam por esta causa”, declarou.
Fonte: G1CE

[cotidiano] Sexo 1 vez por semana é suficiente para felicidade conjugal, diz estudo

Fazer sexo apenas uma vez por semana é o suficiente para ter um nível ótimo de felicidade entre os casamentos heterossexuais ou as relações de casal de longo prazo, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira (18).

Os pesquisadores tomaram como base mais de 30 mil norte-americanos durante quatro décadas, segundo detalhes do estudo publicado na revista especializada "Social Psychological and Personality Science".

"Embora sexo mais frequente esteja associado a maior felicidade, esta relação já não é significante numa frequência maior do que uma vez por semana", disse a pesquisadora Amy Muise, psicóloga social da Universidade de Toronto-Mississauga.

"Nossas descobertas sugerem que é importante manter uma conexão íntima com o parceiro, mas não é necessário fazer sexo todos os dias para isso", acrescentou.

Os pesquisadores observaram que a intenção do estudo não é mostrar uma relação de causa e efeito, pois ainda falta determinar se a felicidade leva a ter uma relação sexual por semana ou ocorre em sentido contrário. O estudo também foi limitado a pessoas com parceiros fixos.

Muise informou que os casais devem debater se suas necessidades sexuais são satisfeitas, em vez de simplesmente pressionar para fazer mais sexo.
Fonte: Bem Estar

[cotidiano] Potiguar fica entre as cinco finalistas do Miss Brasil 2015

A gaúcha Marthina Brandt, natural da cidade de Vale Real (RS), venceu o concurso Miss Brasil 2015, na noite desta quarta-feira (18). Ela representará o país no Miss Universo, que ocorrerá em Las Vegas, nos Estados Unidos. A nova Miss Brasil recebeu a coroa das mãos de Melissa Gurgel - vencedora do concurso em 2014 - no Citibank Hall, em São Paulo.

A vice-campeã do concurso foi a representante de Santa Catarina, Sabrina Meyer, já a representante de São Paulo, Jéssica Vilela, ficou com a terceira colocação. A representante do Rio Grande do Norte, Manoela Alves, de 20 anos, ficou entre as 5 semifinalistas do concurso. A jovem potiguar foi eleita Miss RN em 17 de julho deste ano.
Fonte: AgoraRN

[polícia] Mulher é executada a tiros em Natal

Uma mulher identificada como Magna André Fernandes Diniz, 37 anos, foi morta na madrugada desta quinta-feira (19) no bairro Santarém, na zona norte de Natal.

Segundo a Polícia Militar, a vítima estava com seu companheiro que é ex-presidiário, quando um homem se aproximou e disparou várias vezes. O ex-presidiário fugiu e Magna acabou morta.

A Polícia acredita que a motivação do crime possa ter relação com algum tipo de acerto de contas. Os criminosos fugiram com destino ignorado.
Fonte: 190RN

[saúde] RN teve 73 casos confirmados e mais de 6 mil notificações de zika, diz Sesap

Apontada pelo Ministério da Saúde como 'principal hipótese' para o aumento no número de recém-nascidos com microcefalia, o zika vírus teve 73 casos confirmados no Rio Grande do Norte até o dia 7 de novembro. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (18) pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), que nesta terça-feira (17) contabilizou que 47 bebês nasceram com a condição rara de ter o crânio do tamanho menor que o normal.

Apesar dos 73 casos confirmados, a Sesap recebeu 6.261 notificações de pacientes com sintomas do zika vírus. Os municípios com maior número de casos foram Natal (22), Parnamirim (14) e Guamaré (10).

Além dos dados sobre o zika vírus, a Sesap também atualizou os números da dengue. Até 7 de novembro foram confirmados 5.528 casos dos 26.577 suspeitos. Quanto à dengue, o último boletim epidemiológico mostra que em relação ao ano passado, no mesmo período, houve um aumento de 116,3% no número de casos notificados.

Atualmente 95 municípios do RN apresentam alta incidência da dengue, 30 estão com incidência média, 30 com baixa e 12 com incidência silenciosa, ou seja, não notificaram nenhum caso suspeito de dengue.

[política] Servidores municipais de Apodi afirmam que foram abandonados pelo sindicato

“Nos sentimos abandonados e sem representação”, foi este o sentimento dos mais de 600 servidores do município de Apodi, das áreas da educação, saúde, que lotaram o auditório da salão paroquial, na manhã desta quarta-feira (18), com o proposito de deliberar sobre essa falta de representatividade.

Em uma boca só, os funcionários externaram sobre esse abandono da atual diretoria, que sumiu e não mais auxilia seus associados, salientando a insatisfação generalizada. 

Wellington Souza um dos coordenadores do evento, falou que os funcionários foram abandonados, informando que a criação de uma comissão, tratará de convocação de novas eleições.

Fonte: Josenias Freitas

[religião] Jovem de SP copia a Bíblia à mão em oito meses e bate recorde

“Sou cristã evangélica e leio a a Bílbia todo ano desde que me converti. Quando preparava um cronograma para relê-la, ouvi a voz do Espírito Santo me pedindo para que daquela vez eu copiasse o livro”, contou.

O recorde anterior pertencia ao mineiro Sidney Mendonça, que copiou a Bíblia em nove meses, em 2013. Na ocasião, o rapaz, que já havia lido a Bíblia duas vezes, estava de férias da faculdade de engenharia e afirmou ter encarado a empreitada para "fazer algo diferente".

Para ir do Gênesis ao Apocalipse, Lauane utilizou 22 canetas, três corretivos e 2.923 folhas de papel. “Estudava o livro entre 8 e 10 horas em média, todos os dias. Só no último mês reduzi a intensidade da transcrição porque comecei a trabalhar como auxiliar administrativa", explicou.

De acordo com o RankBrasil, a estudante teve que enviar fotografias, vídeos e declarações reconhecidas em cartório para garantir que ela mesma realizava o desafio. Lauane, que será premiada com um trófeu, disse que após ter manuscrito a Bílbia, compreendeu melhor seu livro favorito.

“Li com a atenção dobrada, já que também estava escrevendo. Desta vez percebi como o livro apresenta os erros que as pessoas cometem, não só os acertos. Isso é importante porque os sábios aprendem com os erros dos outros”, acredita Lauane.

[cotidiano] Espetáculo "Macaquinhos", financiado com dinheiro público, gera polêmica



Um espetáculo no mínimo inusitado causou muita polêmica na Mostra Sesc Cariri de Culturas. A montagem cênica “Macaquinhos” apresentada na última segunda-feira (16) está causando estranheza em muita gente até agora.

A performance nada mais é do que oito atores completamente nus que vão explorando os ânus uns dos outros. Nas redes sociais, o assunto. Em uma postagem no Facebook, uma das espectadoras comentou: “E pra fechar com chave de ouro, o espetáculo performance Macaquinhos: a arte de explorar o c… alheio. Mostra Sesc de Arte e Cultura”. Outro criticou: “Cutucar o C… dos outros virou até arte. Foi o que aconteceu na Mostra Sesc de Culturas. O evento é patrocinado pelo Sistema S, que recebe milhões do Governo Federal, ou seja, vc bancou essa baixaria disfarçada de arte”.

A montagem, segundo os idealizadores da perfomance, tem como objetivo ampliar os conhecimentos do público sobre novos conceitos de arte.

[política] Cunha ameaça liberar tramitação do impeachment se o PT não ajudá-lo

Em privado, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, voltou a ameaçar o Planalto com o impeachment. Ele condiciona o arquivamento do pedido de abertura de processo contra Dilma ao comportamento dos representantes do PT no Conselho de Ética da Câmara. Num colegiado de 21 pessoas, os petistas somam quatro votos.

Cunha quer abater o pedido de cassação do seu mandato já no nascedouro. Para que isso ocorra, será necessário rejeitar o relatório do deputado Fausto Pinato, que considera haver indícios de que o colega recebeu propinas na Petrobras e mentiu sobre as contas secretas que abrira na Suíça.

Os petistas que integram o Conselho de Ética são os deputados Léo de Brito, Marcos Rogério, Valmir Prascidelli e Zé Geraldo. Cunha espera livrar-se do processo com os votos dos petistas. Se prevalecer sem eles ou se for derrotado, ameaça retirar da gaveta o pedido de afastamento de Dilma, que o Planalto dá por sepultado.

O Conselho de Ética marcou para esta quinta-feira a sessão em que o relator Pinato vai expor o seu ponto de vista. Até a noite passada, o presidente da Câmara e sua tropa buscavam maneiras de impedir a realização do encontro.

Fonte: BG

[economia] Deputados aprovam aumento para Procuradores, Estado atinge 54% de comprometimento

Os deputados estaduais sem se preocuparem com a situação financeira do estado, já que se encontra muito acima da Lei de Responsabilidade Fiscal, aprovaram nesta quarta-feira o aumento de 9,14% para os procuradores do Estado do Rio Grande do Norte. A aprovação do reajuste foi consensual entre os 18 deputados presentes à votação e resultará em salários de até R$ 30 mil para a categoria.

Com a presença de cerca de uma dezena de procuradores do Estado nas galerias, a votação foi rápida. Os deputados alegaram que os salários dos procuradores devem acompanhar a remuneração dos ministros do Supremo Tribunal Federal.

O aumento para os procuradores do Estado será o mesmo para aposentados e pensionistas da categoria.  Com isso, o procurador de 3ª classe, em início da carreira, passa a ter um salário de R$ 27.500,18. Já o procurador de 2ª classe terá como seu novo salário o valor de R$ 28.947,55, enquanto o de 1ª classe terá seu rendimento no valor de R$ 30.471,11.

A justificativa dado foi o aumento dos ministros STF, que tiveram revisão de salários no início do ano. Outras carreiras da área jurídica no Estado têm sua remuneração legalmente fixada e proporcionalmente relacionada a dos ministros. Essa é a situação de promotor do Ministério Público Estadual, fato lembrado pelo governo do Estado quando enviou a mensagem com o projeto de lei.

O RN hoje é o estado da federação com a receita mais comprometida com a folha de pagamento do funcionalismo público, 54% do que está entrando no cofre estadual está indo para folha de pagamento. VAI EXPLODIR se não tomarem medidas fortes e duras nos próximos dias.

Para completar a situação, o estado tem as folhas de novembro, dezembro e o 13º salario para pagar em 40 dias, vai fazer como? Dinheiro não tem.

Fonte: BG

[política] Governador em exercício autoriza a abertura de concurso para 40 vagas no Itep

O governador em exercício, Ezequiel Ferreira de Souza, assinou, na tarde desta quarta-feira (18), a autorização para abertura de concurso público para preenchimento de 40 vagas para os cargos de perito criminal, médico-legista, psiquiatra auxiliar e auxiliar de perícia no Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP).

São nove vagas para perito criminal, 15 vagas para médico-legista, três vagas para psiquiatra e 13 para auxiliar de perícia. Os autos serão encaminhados para a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social na manhã desta quinta-feira (19) para adoção das medidas subsequentes. As vagas são decorrentes de aposentadoria, exoneração e falecimento.

[política] Deputados e senadores derrubam veto ao voto impresso

O veto da presidenta Dilma Rousseff ao voto impresso para o caso de conferência, previsto no projeto de lei da minirreforma eleitoral (PL 5.735/13), foi derrubado pelos deputados em sessão do Congresso Nacional. Foram 368 deputados contra e 50 a favor do veto.

Ao ser votado pelos senadores, eles mantiveram a decisão dos debutados. Com a derrubada do veto, o texto vetado pelo governo será reinserido na Lei 13.165/15, da reforma política. A matéria prevê o uso do voto impresso nas urnas eleitorais para conferência pelo eleitor, sem contato manual, assim como para posterior auditoria. A regra entrará em vigor nas próximas eleições gerais, em 2018.

[economia] Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 170 milhões

Ninguém acertou as dezenas do concurso 1.762 da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira (18) em Santo Anastácio (SP). O prêmio estimado para o próximo sorteio é de R$ 170 milhões para quem acertar as seis dezenas.

Veja os números sorteados: 26 – 32 – 42 – 45 – 55 – 59.

Segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), além de ser o maior prêmio sorteado em 2015, esse também é o o maior prêmio da história da modalidade regular, excluindo os da Mega da Virada. A quina teve 219 apostas ganhadoras, que irão faturar R$ 63.520,019 cada. Outros 18.595 bilhetes acertaram a quadra e irão levar R$ 1.068,71 cada.

[cotidiano] A nova Miss Brasil é do Rio Grande do Sul

Nesta quarta-feira, dia 18, o Miss Brasil elegeu Marthina Brandt, do Rio Grande do Sul, como representando do país para o Miss Universo 2015. A 61ª edição do concurso teve uma disputa acirrada entre as 27 candidatas, representantes de todos os estados e do Distrito Federal.

No entanto, a loira gaúcha mostrou suas habilidades, seu charme e sua desenvoltura ao responder à pergunta do jurado Paulo Borges, criador da SPFW, sobre as três principais características da mulher contemporânea e se destacou ao citar: determinação, atitude e muito amor. “Estou muito emocionada, tremendo toda, muito feliz, com uma sensação de dever cumprido. Foi umasemana muito bacana, conheci meninas incríveis. Estou extasiada ainda”, revelou a beldade.

Este é o 13º título para o Estado que contabiliza o maior número de vitórias. “Sempre tento manter a calma e ser bastante positiva”, disse Marthina ao enfatizar que estas características foram cruciais para o sucesso de sua performance.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

[política] MPF constata irregularidades na carga horária dos profissionais de São Francisco do Oeste

Uma inspeção do Ministério Público Federal (MPF) em Pau dos Ferros constatou uma série de irregularidades no cumprimento da carga horária de trabalho dos profissionais da Política de Atenção Básica à Saúde do município de São Francisco do Oeste. A visita feita ao Centro de Saúde Francisca Emília Leite foi realizada para verificar se estavam sendo cumpridas as cláusulas do termo de ajustamento de conduta firmado em setembro de 2014 entre o município e o MPF.

Durante a fiscalização foi possível constatar a falta de vários profissionais na unidade de saúde, além da não inclusão das médicas no sistema de registro eletrônico de ponto. Às 10h57 da manhã, horário em que a inspeção começou, apenas o secretário de saúde, a recepcionista e uma servidora foram encontrados na unidade básica. Não havia nenhum médico, enfermeiro, dentista, agente comunitário, fisioterapeuta, nutricionista ou educador físico no centro de saúde, apesar de haver um relógio de ponto instalado no local.

O secretário de saúde municipal Francisco Edson de Sousa tentou justificar a não inclusão das médicas no relógio de ponto alegando que elas não possuem PIS. Para o MPF, a explicação não pode ser aceita pois o sistema de controle não pode criar este obstáculo e o cadastro no PIS é muito fácil de fazer, inclusive pela internet. Sobre a ausência das médicas no local de trabalho, o secretário afirmou que uma delas estaria no gozo de licença médica, por 30 dias, e que a outra já teria atendido na zona rural.

Entretanto, o próprio secretário informou que a profissional não apresentou atestado médico à Secretaria. Já em relação à medica que teria atendido na zona rural, não foi possível constar o atendimento, pois não tinha a jornada cadastrada no relógio de ponto, não havendo controle do horário dela.

[política] Congresso decide manter veto de Dilma ao financiamento empresarial de campanhas

O plenário do Congresso decidiu manter o veto da presidenta Dilma Rousseff ao projeto de lei da minirreforma eleitoral (PL 5.735/13) quanto ao financiamento empresarial de campanhas eleitorais. Foram 190 votos a favor, 220 contra e 5 abstenções. Eram necessários 257 votos para derrubar o veto. Com a manutenção do veto pelos deputados, não haverá necessidade da análise e votação dos senadores.

[cotidiano] Chineses querem importar 1 milhão do jumentos do Brasil

Durante missão na China, a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, recebeu uma demanda inusitada de um empresário. O investidor disse ter interesse em importar 1 milhão de jumentos por ano. A história foi relatada pela própria ministra, pelo microblog Twitter.

“No seminário dos empresários chamou a atenção um investidor com um interesse que nos pareceu piada, mas não era. Ele quer importar jumentos para a China”, relatou Kátia Abreu. “Inacreditável, mas sua demanda é de 1 milhão de jumentos ano. Morro e não vejo tudo”, disse a ministra.

A mensagem da ministra gerou comentários bem humorados na rede social. Outra demanda diferente das demais foi a de uma empresa de fármacos, que quer 10 mil toneladas de casca de tangerina por ano para produzir óleos e essências.

A ministra fica até o fim desta semana na China.

Fonte: G1

[polícia] Dois homens são mortos em troca de tiros com GTO na região oeste

O Grupo Tático Operacional – GTO de Alexandria sob o comando do Capitão Brilhante, com apoio da Polícia Civil de Patu e Umarizal, trocam tiros com indivíduos suspeitos de tentativa de assalto na cidade de Martins, na região oeste do Estado do Rio Grande do Norte e dois são mortos.

De acordo com o delegado Erick Gomes, o GTO comandado por Capitão Brilhante e apoio da Polícia Civil, comandada pelos delegados, Dr. Paulo Nilo de Patu e Dr. Luciano Augusto de Umarizal, impedem roubo de ouro em Lucrécia no início da noite desta quarta-feira (18), após perseguição policial, os bandidos foram alcançados na subida da serra de Martins, onde aconteceu uma intensa troca de tiros e dois bandidos foram neutralizados (mortos).

Os dois ainda foram socorridos para Hospital Maternidade Dr. Antônio Martins, na cidade de Martins, porém não resistiu aos ferimentos e morreram. Na operação nenhum policial ficou ferido.

Ainda de acordo com informação repassadas pelo delegado de Caraúbas, Erick Gomes, os suspeitos mortos na troca de tiros foram: Antônio Carlos Pereira do Nascimento, 24 anos, conhecido como Carlinho Tatuagem, natural de Umarizal, foragindo do CDP de Patu, desde fevereiro de 2013 e o outro foi identificado como Geilson Ferreira de Oliveira, 27 anos, Branquinho, o famoso gato a jato de Lucrécia, também foragido da justiça.

Fonte: IcemCaraúbas

[polícia] Casal suspeito de administrar o Mega Filmes HD é preso em SP

Um casal de Cerquilho (SP) foi preso suspeito de administrar o site Mega Filmes HD, apontado pela polícia como o maior portal da América Latina que distribuía pela internet filmes, séries e documentários sem o pagamento de direitos autoriais. Segundo as investigações do Departamento da Polícia Federal de Sorocaba, que deflagrou a operação "Barba Negra" nesta quarta-feira (18), a dupla, juntamente com mais cinco pessoas, oferecia no site um acervo com cerca de 150 mil filmes, documentários, séries de TV e shows. No portal, segundo a PF, os criminosos faziam transmissão de programas antes mesmo das estreias oficiais.

De acordo com o delegado da Polícia Federal Valdemar Latance Neto, uma estimativa aponta que o site tenha recebido 60 milhões de visitas por mês no primeiro semestre de 2015, das quais 85% eram de brasileiros e 15% de países como Portugal e Japão.

[polícia] ´Barbie do crime` se envolve em nova confusão

Após dois meses em liberdade, a modelo Bruna Cristine Menezes de Castro, de 25 anos, condenada por aplicar golpes nas redes sociais, se envolveu em uma nova confusão e acabou em uma delegacia de Goiânia, na noite de terça-feira (17). Segundo a Polícia Civil, a jovem é suspeita de pegar um carro emprestado e não devolvê-lo. Apesar da acusação, a modelo não ficou presa, pois não houve registro de ocorrência na ocasião.

Nova advogada de Bruna, Amanda Alves informou que vai registrar uma ocorrência na Delegacia da Mulher por ameaça, invasão de domicílio e injúria. Ela diz que as acusações contra a jovem são falsas e que vai apresentar provas que comprovam a inocência da modelo.

Bruna e um empresário de 30 anos foram encaminhados pela Polícia Militar para o 20º Distrito Policial depois que começaram a discutir e a obstruir a passagem de veículos no cruzamento das ruas T-12 com T-37, no Setor Bueno.
Fonte: G1

[concursos] Secretário anuncia concursos para Polícia com 4.200 vagas no Ceará até 2018

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Delci Teixeira, anunciou na  manhã desta quarta-feira (18) concursos para a polícia nos próximos três anos. Segundo Delci Teixeira, o objetivo do governo é oferecer 4.200 vagas nos próximos até 2018.

“Nós temos que fazer uma avaliação de todas as polícias. Temos que fazer uma avaliação  daqueles policiais que saíram da corporação. Por isso, estamos fazendo uma previsão, algo em torno de 1.400 homens em 2016, 1.400 em 2017 e mais 1.400 em 2018. Teremos que tratar a projeção do efetivo da Polícia Civil para os anos de 2016, 2017 e 2018. Todos nós sabemos que o grande gargalo que nós temos hoje é a Polícia Civil em razão reduzido efetivo”, disse.
Fonte: G1CE

[cotidiano] População saqueia mercadoria após acidente na BR 304 próximo a Lajes

Na manhã de hoje 18/11 aconteceu mais um acidente na BR-304 próximo a cidade de Lajes. Segundo as primeiras informações, não houve vítima fatal, mais os estragos foram grandes.

O acidente foi entre uma carreta e um caminhão. Uma parte da população saqueou a carga, de um caminhão, veículos pararam no acostamento, e alguns, em vez de ir ajudar, se preocuparam mais em carregar a carga e colocar dentro dos seus carros, isso, infelizmente tem sido um problema cultural no Brasil.

A PRF chegou no local e a situação foi controlada.
Fonte: Focoelho

[cotidiano] Corretor de sal morre em acidente de trânsito em Mossoró

Acidente de trânsito com vítima fatal foi registrado na manhã desta quarta feira 18 de novembro de 2015, no cruzamento das ruas Delfim Moreira com Seis de Janeiro, no bairro Santo Antônio, em Mossoró no Rio Grande do Norte. 

O corretor de sal, Antônio Almeida de Brito, conhecido popularmente como “Cabeludo corretor”, trafegava de motocicleta pela Rua Delfim Moreira, quando colidiu com um carro tipo Saveiro de cor branca e morreu no local. 

Testemunhas informaram à Polícia Rodoviária Estadual, que o motociclista trafegava pela Delfim Moreira e teria feito uma conversão arriscada para entrar na rua Seis de Janeiro,onde morava e acabou sendo atingido pelo carro que seguia em sentido contrário na outra via. 

A PRE informou que o motorista da Saveira, permaneceu no local, até a chegada dos policiais e depois de esclarecer o corrido, se ausentou temendo represálias por parte de familiares da vítima ou até mesmo de populares. 
Fonte: Fim da Linha

[cotidiano] Jovem morre durante ‘brincadeira sexual’ com o parceiro

A jovem Christina Meagher, de 18 anos, morreu após uma “brincadeira sexual” com o parceiro Tyrone Fields, de 21 anos. O caso aconteceu em Tampa Bay, na Flórida (EUA), no dia 7 de novembro.

Segundo informações do NY Daily News, o casal, que havia se conhecido dois dias antes, decidiu ir até um motel. Antes do ato sexual, Christina e Tyrone decidiram simular uma espécie de ataque violento, que faria parte da “brincadeira”.

Para fazer a simulação, o rapaz segurou com força o braço da jovem, subiu em cima dela e colocou uma pistola automática 9mm em sua boca.

De acordo com o boletim policial, Tyrone apertou o gatilho contra a cabeça da moça diversas vezes, acreditando que o pente da arma estava completamente descarregado. No entanto, ainda havia uma bala no cartucho, que acabou matando Christina.

Apesar de estranha, policiais confirmaram a versão do rapaz depois de analisarem as câmeras de segurança do motel, no qual é possível ver o casal entrando de forma consensual no quarto.

Desolado, o primo da vítima, Nathan Bradley, espera que Christina não tenha sentido nenhuma dor na hora do ocorrido. “Eu honestamente não sei mais em que acreditar”, afirmou o jovem. “Ela adorava se divertir. Ela não ouvia nada que alguém falava para ela. Mas ela era ela, e todo mundo a amava por isso”, concluiu Nathan.

Tyrone está preso na delegacia de Hillsborough e está sendo acusado por homicídio e porte de arma.
Fonte:Rede TV – UOL




[cotidiano] Estado Islâmico divulga foto de bomba que teria derrubado avião russo

O Estado Islâmico divulgou uma foto da bomba que segundo o grupo foi usada para derrubar um avião de passageiros russo no mês passado na Península do Sinai. Todas as 224 pessoas a bordo morreram na queda da aeronave.

A imagem mostrava uma lata amarela de Schweppes Gold e aparentemente outros componentes de uma bomba. Antes, o grupo extremista havia afirmado que derrubou o avião, sem dar detalhes.

O serviço de segurança russo disse na terça-feira (17) que uma bomba derrubou o avião, que levava em sua maioria turistas russos. O Egito diz que ainda investiga a causa da queda.

Também nesta quarta-feira (18), o Estado Islâmico afirmou que matou um refém norueguês e outro chinês. Anteriormente, o grupo havia exigido resgates para soltar os dois.

O grupo publicou as imagens dos homens em uma página de sua revista em língua inglesa, dizendo que a dupla foi “executada após ser abandonada por suas nações e organizações kafir [infiéis]”. Nas imagens, os dois homens parecem ter sido mortos a tiros.

O governo da China ainda não se pronunciou, enquanto um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores norueguês disse que ainda não havia confirmação do fato.

O Estado Islâmico havia identificado os homens como o norueguês Ole Johan Grimsgaard-Ofstad, de 48 anos, de Oslo, e o chinês Fan Jinghui, de 50 anos, este um consultor de Pequim. Não foi informado como a dupla foi capturada.
Fonte: Estadão

[política] Prefeitura de Severiano Melo emite Nota e afirma que jornal se equivocou

A Prefeitura de Severiano Melo, através da assessoria de comunicação, emitiu uma nota na sua página relatando que os fatos apresentados no site MOSSORÓ HOJE que falava sobre irregularidades apontadas pelo “TCU – Tribunal de Contas da União” na gestão de recursos no município.

De acordo com a nota o site havia se equivocado no enunciado e alguns fatos não correspondem a gestão do atual prefeito Dagoberto Bessa. "Reiteramos que as irregularidades apontadas durante a atual gestão foram todas somente de questões procedimentais e/ou formais, sendo os demais fatos ou constatações referentes a gestões anteriores". diz a assessoria.

A matéria foi publicada no dia 9 deste mês e dizia que 'o TCU apontava 57 irregularidades na gestão de recursos do município'.

[cotidiano] Condenado por morte de pacientes, ex-médico vira “dentista” em presídio do RN

Apontado como responsável pela morte de cinco mulheres e ainda acusado de causar lesões corporais graves em 29 pacientes de Goiás e do Distrito Federal entre os anos de 2000 e 2002 – todas vítimas de complicações após cirurgias plásticas – o ex-médico Marcelo Caron foi filmado atuando como dentista na maior unidade prisional do Rio Grande do Norte, a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, que fica em Nísia Floresta, município da Grande Natal.

O G1 teve acesso às imagens e, com exclusividade, entrevistou o ex-cirurgião. Segundo ele, o fato aconteceu na semana passada. “Esse atendimento, na verdade, é uma prestação de socorro ao colega apenado, o interno que está preso, que não tem um atendimento devido, devido a falta de atendimento na rede. Foi um trabalho humanitário”, justificou.

“As pessoas podem ver que o atendimento ali é um atendimento de socorro, que não é nada dentário, não tem nenhum tratamento de processo odontológico ali, que não é visto nenhum material que é visto na filmagem. O material é a cadeira do dentista, é o lugar que se usa para abrir a boca. O rapaz ali tinha um abscesso na boca. O que a gente tá fazendo ali é um curativo na boca”, acrescentou.

Fonte: G1RN

[polícia] Polícia Civil prende dois suspeitos de matar PM em Natal

A Delegacia Especializada em Homicídios (Dehom) prendeu dois homens que são suspeitos de terem matado o policial militar Marcos Antônio , que morreu no dia 31 de outubro. Diego Wesley Galvão (20 anos),conhecido como “ Diego Mortadela” e Anderson André Barbosa da Silva (20 anos), conhecido como “Tengo”, foram presos na manhã desta quarta-feira (18), na Zona Norte de Natal. As prisões foram divulgadas em uma coletiva de imprensa que aconteceu na sede da Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol).

Os dois suspeitos foram detidos em cumprimento a mandados de prisão temporária expedidos pela Justiça. Com a prisão de hoje, quatro suspeitos pela morte do soldado Marcos Antônio já estão detidos. No dia 31 de outubro, dois suspeitos já haviam sido presos pela Polícia Militar: Alisson Carlos Barbosa da Silva, que é irmão de Anderson André, e Jackson Lopes da Silva.

“Com a prisão destes dois suspeitos, que tiveram mandados de prisão expedidos devido as provas que os relacionam ao crime, agora vamos trabalhar para elucidar quem foi realmente o autor dos disparos que vitimaram o soldado Marcos Antônio. Até o momento, trabalhamos com a linha de investigação principal de que tenha sido um latrocínio. Mas as outras linhas de investigação não serão descartadas”, detalhou o delegado do Núcleo Zona Norte da Dehom, Roberto Andrade.

“O que levou os suspeitos a matarem o policial militar ficará mais claro com a prisão que houve hoje e nós iremos investigar todas as possibilidades. Importante deixar claro que as prisões que foram realizadas até o momento foram decretadas pela Justiça com base em fortes provas testemunhais que relacionam os suspeitos ao crime”, detalhou o delegado titular da Dehom, Ben-Hur Medeiros.

[cotidiano] Gari é preso por varrer rua, fazer poeira e incomodar policiais na Bahia

Um gari foi preso por causa da poeira que fazia, quando varria uma rua perto de onde estava parada uma viatura da polícia, no município de Jequié, no sudoeste da Bahia. De acordo com José Carlos Conceição, coordenador do Sindilimp (Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública do Estado da Bahia) do sudoeste e região, a categoria resolveu parar as atividades até que o caso seja apurado com rigor.

Ainda de acordo com o sindicalista, o policial informou que o funcionário estava fazendo poeira de propósito. O agente de limpeza informou à PM (Polícia Militar) que estava fazendo o trabalho dele, e que iria perguntar ao Ministério Público e a imprensa se a atitude do militar era correta. Em seguida, o gari recebeu voz de prisão, pois o policial se sentiu ofendido com o comentário.

A prisão aconteceu na sexta-feira (13), às 20h30, e o gari só foi liberado na madrugada do sábado. Segundo o sindicalista, a vítima é um funcionário exemplar e sempre cumpriu as ordens da empresa. Já o policial tem uma postura agressiva com várias pessoas da cidade.
Fonte: R7



[economia] Petrobras confirma descoberta de petróleo na Bacia Potiguar

A Petrobras confirmou nesta terça-feira (17) a perfuração de um poço de extensão que comprovou a existência de petróleo na área de Pitu, localizada a 60 quilômetros do litoral do Rio Grande do Norte. A descoberta desta acumulação, a primeira em águas profundas da Bacia Potiguar, chegou a ser comunicada em 17 de dezembro de 2013.

Ainda de acordo com a Petrobras, o poço 3-BRSA-1317-RNS, informalmente conhecido como 'Pitu Norte 1', é o primeiro poço de extensão na área do Plano de Avaliação da Descoberta (PAD) de Pitu e está localizado a 60 quilômetros do litoral potiguar, em profundidade de água de 1.844 metros, com profundidade final de 4.200 metros.

A descoberta foi comprovada por meio de análise de perfis e de amostras de fluido, que serão analisadas em laboratório.

[cotidiano] Pai que deve pensão pode ficar com nome sujo no comércio, decide STJ

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) permitiu nesta terça-feira (17) que um pai que devia pensão alimentícia a um filho passe a ter o nome inscrito em cadastros de proteção ao crédito, ficando com o nome sujo no comércio.

A decisão reverteu sentença de instância inferior que rejeitava tal medida por contrariar o segredo de Justiça imposto a processos envolvendo direito de família, de forma a preservar a intimidade nesses casos.

Por unanimidade, os ministros da Quarta Turma do STJ entenderam que o direito de um filho receber a pensão é mais importante, ainda que seja necessário revelar o nome do pai para forçar a retomada do pagamento.

“Considerando-se que os alimentos devidos exigem urgentes e imediatas soluções –  a fome não espera – mostra-se juridicamente possível os pedidos […] de protesto e de inclusão do nome do devedor de alimentos nos cadastros de proteção ao crédito (SPC e Serasa), como medida executiva a ser adotada pelo magistrado para garantir a efetivação dos direitos fundamentais da criança e do adolescente”, escreveu em seu voto o relator do caso, ministro Luís Felipe Salomão.

Para o ministro, incluir o nome no cadastro de devedores é "muitas vezes, o meio coercitivo mais eficaz para que o devedor cumpra a obrigação, podendo, para muitos, ter carga coercitiva maior do que a própria prisão", hipótese também prevista em caso de inadimplência do pai.

O ministro ressaltou que a inclusão do nome de pai devedor em cadastro negativo depende de autorização judicial. Mas tal exigência só valerá até março de 2016, quando a medida será facilitada por uma nova regra do Código de Processo Civil.

No caso analisado pelo STJ, além de não pagar a pensão, o pai não tinha bens que pudessem ser penhorados para quitar a dívida. Por isso, a mãe pediu a inclusão do nome dele no Serasa e no SPC.
Fonte: G1

[polícia] Quadrilha explode caixa de banco, mas não leva o dinheiro

Criminosos explodiram um caixa eletrônico do Bradesco na madrugada desta quarta-feira (18) em Vera Cruz, cidade da Grande Natal. De acordo com a Polícia Militar, cerca de dez homens armados usaram dinamites para explodir o terminal. Contudo, a quadrilha fugiu sem levar o dinheiro.

Segundo o sargento Danilo Moura, do 11º Batalhão da PM, o crime aconteceu por volta das 2h30. Os assaltantes chegaram em dois carros, um Fiat Uno e um Toyota Corolla. Eles tentaram arrombar o caixa, mas o terminal ficou apenas danificado com a explosão. Ainda segundo o sargento, nada foi roubado.

Na fuga, o Corolla capotou na estrada de Japecanga, em Parnamirim, e os homens fugiram por uma região de mata. No veículo foram apreendidas duas pistolas.

Esta foi a segunda vez que o Bradesco de Vera Cruz tornou-se alvo de bandidos. Em abril de 2013, parte da agência ficou destruída após um terminal ter sido detonado.
Fonte: G1RN

[cotidiano] Operação para caçar envolvidos em atentados de Paris deixa mortos

Uma operação da polícia francesa em andamento nesta quarta-feira na cidade de Saint-Denis, ao norte de Paris, para capturar suspeitos de envolvimento nos atentados da última sexta-feira já deixou dois mortos, incluindo uma mulher que se explodiu, e sete presos. Entre os detidos, três homens estavam dentro do apartamento que é o foco da ação, e um homem e uma mulher foram detidos na vizinhança. Mais cedo, durante a madrugada, foram registrado um tiroteio intenso e várias explosões. Ao menos um terrorista estaria resistindo ao cerco dentro de um edifício, e a região segue com forte presença policial.

Entre os principais alvo da caçada estariam o mentor dos ataques, o belga de origem marroquina Abdelhamid Abaaoud. o francês foragido Salah Abdeslam e outro suspeito de estar envolvido no massacre. Mas ainda não foi confirmado de eles foram presos ou se de fato estão no apartamento. Até então, acreditava-se que Abaaoud estaria na Síria, de onde teria planejado os atentados.
Fonte: Extra

[saúde] Rio Grande do Norte já registra 47 casos de microcefalia‏

A Secretaria de Estado e da Saúde Pública (Sesap) está em vigilância permanente monitorando os casos de microcefalia no Rio Grande do Norte que de agosto pra cá já registrou 47 casos.

No início da noite de ontem técnicos da Sesap realizaram uma reunião na Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica com a participação do secretário Ricardo Lagreca, onde foram contabilizados os últimos números, que até a tarde desta terça-feira (17) registrava 39 casos. Agora à noite o número subiu para 47.

Segundo o Ministério da Saúde, o Zika vírus é a ‘principal hipótese’ para aumento de microcefalia no Nordeste. Além do Rio Grande do Norte, também foram registrados 44 casos em Sergipe, 21 na Paraíba, 10 no Piauí, 9 no Ceará e 8 na Bahia. Pernambuco registra o maior número de ocorrências até o momento e tem 268 bebês nascidos com microcefalia em 2015.  

[economia] Assembleia vota hoje aumento de 9% para procuradores do estado

No plenário da Assembleia Legislativa entrará em pauta hoje o projeto de reajuste para procuradores do Estado. Matéria semelhante chegou a ser enviada pelo Governo no início do ano, mas foi retirada de votação por um pedido do próprio Executivo. O reajuste, caso seja aprovado, será de 9,14%, semelhante ao que incidiu sobre o salário do ministro do Supremo Tribunal Federal.

Agora chega para apreciação dos deputados a matéria número 43/2015, que implanta o reajuste para os procuradores com a justificativa do “efeito cascada”, já que os ministros do Supremo Tribunal Federal tiveram reajuste salarial no início de 2015. A matéria tramitou apenas na Comissão de Constituição e Justiça.

[economia] Mega-Sena pode pagar R$ 130 milhões nesta quarta-feira

O sorteio do concurso 1.762 da Mega-Sena, que será realizado nesta quarta-feira (18), poderá pagar o prêmio de R$ 130 milhões para quem acertar as seis dezenas.

Segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), além de ser o maior prêmio sorteado em 2015, esse também é o segundo maior prêmio da história da modalidade regular, excluindo os da Mega da Virada.

O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), em Santo Anastásio (SP).

De acordo com a Caixa, se um apostador levar o prêmio sozinho e aplicá-lo integralmente na poupança, receberá mais de R$ 883 mil por mês em rendimentos. Caso prefira, poderá adquirir 100 imóveis de R$ 1 milhão cada ou ainda uma frota de 200 carros esportivos de luxo. Ou, então, o novo milionário também poderá adquirir 25 iates de luxo.

[cotidiano] Ministra diz que recuperação da Bacia do Rio Doce levará pelo menos dez anos

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse ontem (17) que o projeto de recuperação da Bacia do Rio Doce será de longo prazo. “Quando falo de longo prazo, é um projeto de pelo menos uma década”.

A ministra participou da reunião com a presidenta Dilma Rousseff e integrantes do comitê de gestão e avaliação de respostas ao desastre causado pelo rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco, na região de Mariana, em Minas Gerais.

Izabella Teixeira falou também sobre o plano de recuperação da Bacia do Rio Doce anunciado, após a reunião, pela presidenta Dilma Rousseff. Segundo a ministra, haverá muito trabalho pela frente a ser feito e que o objetivo é chamar todos as partes envolvidas para convergir numa proposta única que não é de curto prazo.

“O desastre é enorme, é uma catástrofe, o pior desastre ambiental do país, e temos que tomar medidas inovadoras para resolver. A gente sabe que a parte de peixes, a fauna intocada, répteis, isso foi perdido. Os especialistas terão que dizer quanto tempo leva [a revitalização]. Além da recuperação de nascentes e uma série de situações estruturantes para a restauração da qualidade ambiental na bacia”, disse Izabella.