segunda-feira, 24 de junho de 2013
[religião] Série igrejas de Apodi - Igreja do Evangelho Quadrangular
Dando continuidade a série Igrejas de Apodi estivemos ontem (23) na Igreja do Evangelho Quadrangular na rua Luiz Jacinto. Com um culto festivo a igreja estava cheia de irmãos que vieram prestigiar a presença da irmã Suellen Simey filha do cantor Wantuil Carneiro.
Na oportunidade o Pastor Wid e sua esposa a cantora Raquel que dirigem a Igreja de Cristo na comunidade do apanha peixe também marcaram presença com a pregação da palavra tendo como tema o evangelho de Lucas.
| Cantora Raquel |
| Cantora Suellen Simey |
| Pastor Wid |
| Pastora Rosalba |
A pastora Rosalba, bem como os demais irmãos, ficaram muito lisonjeados com a decisão de uma jovem quando resolveu entregar a sua vida a Jesus em lágrimas de alegria.
O ministério de louvor Manancial também é uma das atrações dos cultos sendo dirigido pelos jovens da igreja.
HISTÓRIA DA IGREJA EM APODI
A igreja do Evangelho Quadrangular em Apodi, foi fundada oficialmente em 1983, pelo missionário Mateus Justino dentre outros do sul do Brasil.
Os primeiros cultos realizados se deu em prĂ©dios alugados e no terreno que hoje Ă© templo. Nesse tempo a igreja realizava grandes movimentos evangelĂsticos de curas e milagres, como em todo o Brasil.
Em de 1990, por falta de um pastor fixo as dificuldades aumentaram, a igreja em Natal envia duas missionárias Maria auxiliadora e AlaĂde Pereira que retomaram as atividades de uma grande obra que estava para acontecer. Elas trouxeram restauração e avivamento levando muitos a Cristo. Nesta Ă©poca era aberto no Estado o Instituto BĂblico Quadrangular, como diretor de campo estadual JosĂ© Roberto Dias juntamente com sua esposa pastora Lenalda Dias e uma equipe de professores formavam Obreiros para mais abertura de obras. Ao longo dos anos tivemos varias famĂlias (como Carlinhos Jeremias) que deram apoio a obra e aos obreiros enviados: Francisco Soares, JosĂ© Alberto, Pr. Pedro Silva, Pedro Paulo, Pr. Wilian CasĂ©, Ruy Aires e Rev. Marcelo Menezes(interventor).
No ano de 2007 a entĂŁo Pra. Rosalba Domingos Silva Menezes de Souza, assume a direção da igreja em um momento delicado com uma grande missĂŁo de trazer a estabilidade e no prazo de seis meses seria enviado um pastor pelas instancias superiores. Na ocasiĂŁo funcionava a igreja na rua Luiz Jacinto e uma congregação no conjunto IPE (desativada na Ă©poca), ambas em prĂ©dios prĂłprios. Hoje a sua permanĂŞncia já sĂŁo de 6 anos como pastora titular em Apodi. Nesta gestĂŁo surgiram novos obreiros e famĂlias que ela pode contar, Laecio Belarmino - Congregação IPE Sueli Alves - Congregação Baixa do CAIC,Vagner de Melo e Irilene Silva - Severiano Melo ,Sandileuza Maria e Elzimar - Conj. COHAB, Airton Lucena Do Carmo e Marleusa Duarte - cidade de Extremoz, esses como visto já estĂŁo a frente de obras.
Em 2010 foi fundado o instituto MĂŁos que Tocam, tendo como diretores desta grande empreitada pessoas de grande respeito na sociedade apodiense: Francisco de Assis Morais (in memĂłria), Carlos Alberto Pereira, Airton do Carmo, Renax Sandra Alves, Irilene da Silva Costa, LeodĂ©cio Oliveira de Silva, Rosalba Domingos e tantos outros que como voluntários contribuem para o bem estar de sua cidade. Esta igreja tem sonhos de crescimento expandir-se a outros bairros, cidades como tambĂ©m paĂses. Todos os trabalhos realizados na IEQ Apodi está em consonância com os projetos de crescimento da igreja, a nĂvel estadual super. Adriano Alves e superintendĂŞncia da regiĂŁo oeste Rev. Marcelo Menezes de Souza.
Com informações da pastora Rosalba.
[polĂtica] Conheça os dois deputados federais do RN que sĂŁo a favor da PEC 37/2011
A PEC 37 sugere incluir um novo parágrafo ao Artigo 144 da Constituição Federal, que trata da Segurança PĂşblica. O item adicional traria a seguinte redação: "A apuração das infrações penais de que tratam os §§ 1Âş e 4Âş deste artigo, incumbem privativamente Ă s polĂcias federal e civis dos Estados e do Distrito Federal, respectivamente".
Saiba mais clicando Aqui.
[religiĂŁo] Hoje (24) Ă© feriado em Apodi - Dia de SĂŁo JoĂŁo
O Dia de SĂŁo JoĂŁo Ă© comemorado no dia 24 de Junho. SĂŁo JoĂŁo Ă© conhecido como "Santo festeiro”, e nesse dia sĂŁo realizadas muitas festas e comemorações, cheias de danças. Alguns sĂmbolos muito conhecidos nas celebrações sĂŁo a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha e o manjericĂŁo e outros.
A Festa Junina de SĂŁo JoĂŁo
O SĂŁo JoĂŁo Ă© uma das principais figuras das festas juninas. O Dia de SĂŁo JoĂŁo tambĂ©m possui várias comidas e doces tĂpicos, como:
- rapaduras,
- amendoim,
- bolo de milho,
- curau,
- canjica,
- bolo de aipim,
- paçoca,
- etc.
Essas iguarias estĂŁo quase sempre presentes nas festas. Cidades do interior do Brasil, em especial, fazem festas mais tĂpicas e possuem costumes bastante difundidos entre todos os habitantes, diferentemente do que acontece na maioria das cidades grandes.
Origem do Dia de SĂŁo JoĂŁo
O Dia de SĂŁo JoĂŁo Ă© comemorado em 24 de Junho pois Ă© a data tradicionalmente atribuĂda ao seu nascimento. SĂŁo JoĂŁo Ă© considerado o santo mais prĂłximo de Cristo, pois alĂ©m de ser seu parente de sangue, Jesus foi batizado por JoĂŁo nas margens do JordĂŁo.
[educação] Reflexão de hoje
Esteja vigilante, mantenha-se firme na fĂ©, tenha coragem e seja forte. NĂŁo por força, nĂŁo por violĂŞncia, mas pelo EspĂrito Dele.
[publicidade] Quando for emplacar o seu veĂculo procure a Placauto
Vai comprar o seu veĂculo e ainda nĂŁo sabe aonde emplacar? EntĂŁo passe na Placauto. A Placauto está localizado vizinho a Central do CidadĂŁo. Placas para carro e moto prontas na hora. Passe lá ou ligue 9930-9108 ou 9410-6216.
- See more at: http://jairgomesapodi.blogspot.com.br/search?q=placauto#sthash.oEan6IRu.dpuf
sábado, 22 de junho de 2013
[cotidiano] ENQUETE - PrevidĂŞncia PrĂłpria do municĂpio de Apodi
"A Previdência não é um abacaxi". Essa é a nova visão do ministro da Previdência Nacional, Garibaldi Alves Filho, após os três anos em que está no comando da pasta. Durante o Encontro Estadual dos Novos Prefeitos do Rio Grande do Norte, que ocorreu no dia 3 de maio em Natal.
A criação da previdĂŞncia prĂłpria tem sido um dos motivos de discussões na sede do poder legislativo de Apodi. E vocĂŞ Ă© CONTRA ou a FAVOR da criação da previdĂŞncia prĂłpria do municĂpio de Apodi. Vote na enquete ao lado.
[polĂtica] Confira o pronunciamento da presidenta Dilma
Dilma se pronunciou em rede nacional. Confira.
Minhas amigas e meus amigos,
Todos nĂłs, brasileiras e brasileiros, estamos acompanhando, com muita atenção, as manifestações que ocorrem no paĂs. Elas mostram a força de nossa democracia e o desejo da juventude de fazer o Brasil avançar.
Se aproveitarmos bem o impulso desta nova energia polĂtica, poderemos fazer, melhor e mais rápido, muita coisa que o Brasil ainda nĂŁo conseguiu realizar por causa de limitações polĂticas e econĂ´micas. Mas, se deixarmos que a violĂŞncia nos faça perder o rumo, estaremos nĂŁo apenas desperdiçando uma grande oportunidade histĂłrica, como tambĂ©m correndo o risco de colocar muita coisa a perder.
Como presidenta, eu tenho a obrigação tanto de ouvir a voz das ruas, como dialogar com todos os segmentos, mas tudo dentro dos primados da lei e da ordem, indispensáveis para a democracia.
O Brasil lutou muito para se tornar um paĂs democrático. E tambĂ©m está lutando muito para se tornar um paĂs mais justo. NĂŁo foi fácil chegar onde chegamos, como tambĂ©m nĂŁo Ă© fácil chegar onde desejam muitos dos que foram Ă s ruas. SĂł tornaremos isso realidade se fortalecermos a democracia – o poder cidadĂŁo e os poderes da RepĂşblica.
Os manifestantes tĂŞm o direito e a liberdade de questionar e criticar tudo, de propor e exigir mudanças, de lutar por mais qualidade de vida, de defender com paixĂŁo suas ideias e propostas, mas precisam fazer isso de forma pacĂfica e ordeira.
O governo e a sociedade nĂŁo podem aceitar que uma minoria violenta e autoritária destrua o patrimĂ´nio pĂşblico e privado, ataque templos, incendeie carros, apedreje Ă´nibus e tente levar o caos aos nossos principais centros urbanos. Essa violĂŞncia, promovida por uma pequena minoria, nĂŁo pode manchar um movimento pacĂfico e democrático. NĂŁo podemos conviver com essa violĂŞncia que envergonha o Brasil. Todas as instituições e os ĂłrgĂŁos da Segurança PĂşblica tĂŞm o dever de coibir, dentro dos limites da lei, toda forma de violĂŞncia e vandalismo.
Com equilĂbrio e serenidade, porĂ©m, com firmeza, vamos continuar garantindo o direito e a liberdade de todos. Asseguro a vocĂŞs: vamos manter a ordem.
Brasileiras e brasileiros, As manifestações dessa semana trouxeram importantes lições: as tarifas baixaram e as pautas dos manifestantes ganharam prioridade nacional. Temos que aproveitar o vigor destas manifestações para produzir mais mudanças, mudanças que beneficiem o conjunto da população brasileira.
A minha geração lutou muito para que a voz das ruas fosse ouvida.
Muitos foram perseguidos, torturados e morreram por isso. A voz das ruas precisa ser ouvida e respeitada, e ela nĂŁo pode ser confundida com o barulho e a truculĂŞncia de alguns arruaceiros.
Sou a presidenta de todos os brasileiros, dos que se manifestam e dos que nĂŁo se manifestam. A mensagem direta das ruas Ă© pacĂfica e democrática.
Ela reivindica um combate sistemático à corrupção e ao desvio de recursos públicos. Todos me conhecem. Disso eu não abro mão.
Esta mensagem exige serviços públicos de mais qualidade. Ela quer escolas de qualidade; ela quer atendimento de saúde de qualidade; ela quer um transporte público melhor e a preço justo; ela quer mais segurança. Ela quer mais. E para dar mais, as instituições e os governos devem mudar.
Irei conversar, nos prĂłximos dias, com os chefes dos outros poderes para somarmos esforços. Vou convidar os governadores e os prefeitos das principais cidades do paĂs para um grande pacto em torno da melhoria dos serviços pĂşblicos.
O foco será: primeiro, a elaboração do Plano Nacional de Mobilidade Urbana, que privilegie o transporte coletivo. Segundo, a destinação de cem por cento dos recursos do petróleo para a educação. Terceiro, trazer de imediato milhares de médicos do exterior para ampliar o atendimento do Sistema Único de Saúde, o SUS.
Anuncio que vou receber os lĂderes das manifestações pacĂficas, os representantes das organizações de jovens, das entidades sindicais, dos movimentos de trabalhadores, das associações populares. Precisamos de suas contribuições, reflexões e experiĂŞncias, de sua energia e criatividade, de sua aposta no futuro e de sua capacidade de questionar erros do passado e do presente.
Brasileiras e brasileiros,
Precisamos oxigenar o nosso sistema polĂtico. Encontrar mecanismos que tornem nossas instituições mais transparentes, mais resistentes aos malfeitos e, acima de tudo, mais permeáveis Ă influĂŞncia da sociedade. É a cidadania, e nĂŁo o poder econĂ´mico, quem deve ser ouvido em primeiro lugar.
Quero contribuir para a construção de uma ampla e profunda reforma polĂtica, que amplie a participação popular. É um equĂvoco achar que qualquer paĂs possa prescindir de partidos e, sobretudo, do voto popular, base de qualquer processo democrático. Temos de fazer um esforço para que o cidadĂŁo tenha mecanismos de controle mais abrangentes sobre os seus
representantes.
Precisamos muito, mas muito mesmo, de formas mais eficazes de combate à corrupção. A Lei de Acesso à Informação, sancionada no meu governo, deve ser ampliada para todos os poderes da República e instâncias federativas. Ela é um poderoso instrumento do cidadão para fiscalizar o uso correto do dinheiro público. Aliás, a melhor forma de combater a corrupção é com transparência e rigor.
Em relação Ă Copa, quero esclarecer que o dinheiro do governo federal, gasto com as arenas Ă© fruto de financiamento que será devidamente pago pelas empresas e os governos que estĂŁo explorando estes estádios. Jamais permitiria que esses recursos saĂssem do orçamento pĂşblico federal, prejudicando setores prioritários como a SaĂşde e a Educação.
Na realidade, nós ampliamos bastante os gastos com Saúde e Educação, e vamos ampliar cada vez mais. Confio que o Congresso Nacional aprovará o projeto que apresentei para que todos os royalties do petróleo sejam gastos exclusivamente com a Educação.
NĂŁo posso deixar de mencionar um tema muito importante, que tem a ver com a nossa alma e o nosso jeito de ser. O Brasil, Ăşnico paĂs que participou de todas as Copas, cinco vezes campeĂŁo mundial, sempre foi muito bem recebido em toda parte. Precisamos dar aos nossos povos irmĂŁos a mesma acolhida generosa que recebemos deles. Respeito, carinho e alegria, Ă© assim que devemos tratar os nossos hĂłspedes. O futebol e o esporte sĂŁo sĂmbolos de paz e convivĂŞncia pacĂfica entre os povos. O Brasil merece e vai fazer uma grande Copa.
Minhas amigas e meus amigos,
Eu quero repetir que o meu governo está ouvindo as vozes democráticas que pedem mudança. Eu quero dizer a vocês que foram pacificamente às ruas: eu estou ouvindo vocês! E não vou transigir com a violência e a arruaça.
Será sempre em paz, com liberdade e democracia que vamos continuar construindo juntos este nosso grande paĂs.
Boa noite!
[cotidiano] Nova manifestação pode voltar às ruas de Natal na próxima quinta-feira
O movimento que nasceu nas redes sociais e que logo ganhou as ruas e avenidas de Natal para protestar por melhorias no transporte público, pode realizar mais uma manifestação na próxima quinta-feira (27).
Uma nova mobilização nacional deve acontecer nesta data, segundo informou João Victor Leal, integrante da comissão de Comunicação do movimento.
Contudo, ele ressalta que a decisĂŁo de convocar a população para novamente ocupar Ă s ruas da capital ainda será deliberada. “Por enquanto nĂŁo temos nada definido. Vamos nos reunir em uma plenária para definir isso”, contou.
Fonte: G1
[religião] Pastor Raimundo João de Santana acaba de ser recebido nos céus
O Presidente de Honra da IEADERN - Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Rio Grande do Norte - Pastor Raimundo João de Santana, acaba de ser promovido às mansões celestiais aos 88 anos. Partiu as 10h da manhã de hoje para estar para sempre com o Senhor! Pastor Santana foi Presidente da IEADERN por 13 anos, sendo jubilado há pouco mais de um ano e meio; deixa viúva a sua "eterna namorada", como assim costumava chamar a irmã Ivone, 3 filhas, netos, bisnetos, e 3 genros.
Fonte: CristĂŁo em dia
[economia] Chuva permanece em Apodi a mais de 16 horas
Desde as 9 horas da noite de ontem (21) que está chovendo na cidade de Apodi e regiĂŁo. Neste momento faz 16 horas. Relâmpagos e trovões ainda chegaram a surgir provocando a interrupção de energia por umas 2 horas no inĂcio.
Confira a quantidade em milĂmetros atĂ© está manhĂŁ
Confira a quantidade em milĂmetros atĂ© está manhĂŁ
Apodi (Rádio Vale-Conjunto Cohab) 65mm
SĂtio Arapuá (Felipe Guerra) 90mm
SĂtio Queimadas 80mm
SĂtio Floresta 71mm
SĂtio Juazeiro I 67mm
SĂtio Santa Rosa 56mm
SĂtio CĂłrrego 55mm
SĂtio Santana (Felipe Guerra) 55mm
SĂtio Melancias 46mm
[educação] Reflexão de hoje
O Senhor fortalece o cansado e da grande grande vigor ao que está sem força. Aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças.
sexta-feira, 21 de junho de 2013
[cotidiano] Grupos se organizam para fazerem movimento nesse sábado em Apodi
Com o tema Vem pra Rua Apodi grupos se organizam para estarem nesse sábado 22, na feira livre da cidade com o intuito de reivindicarem os seus direitos e a qualidade nos serviços pĂşblicos do paĂs.
[politica] Apodi Ă© destaque na mĂdia Estadual
A greve dos servidores municipais de Apodi Ă© destaque na mĂdia Estadual. Para ver a matĂ©ria completa click aqui.
[educação] Inscrições para o Prouni podem ser feitas a partir desta sexta-feira
Da AgĂŞncia Brasil
BrasĂlia - Começam hoje (21) as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni). Aqueles que quiserem concorrer a bolsa de estudos em instituições particulares de educação superior podem se inscrever no site do programa. As inscrições vĂŁo atĂ© a prĂłxima terça-feira (25).
[polĂtica] Justiça eleitoral cassa de novo mandato de Claudia Regina e do vice Wellington
O juiz José Herval
de Sampaio JĂşnior, da 33ÂŞ zona eleitoral, aplicou nova canetada contra a
prefeita Cláudia Regina (DEM) e decretou a cassação do mandato dela e do
vice-prefeito Wellington Filho (PMDB). A sentença saiu agora a pouco.
DecisĂŁo na INTEGRA.
Herval acatou denúncia formulada pela coligação
"Frente Popular MossorĂł mais Feliz", que foi Ă s ruas com a
candidatura da deputada estadual Larissa Rosado (PSB), que perdeu as eleições e
recentemente foi condenada Ă perda dos direitos polĂticos por oito anos, bem
como o seu candidato a vice-prefeito, Josivan Barbosa de Menezes (PT).
Na sentença de hoje, José Herval determina que
novas eleições sejam realizadas, uma vez que a prefeita Cláudia Regina obteve
mais de 50% dos votos válidos.
A sentença, contudo, não é definitiva e a
assessoria jurĂdica da prefeita Cláudia Regina recorrerá ao Tribunal Regional
Eleitoral (TRE).
Fonte: Defato
[economia] SINE oferece 230 vagas de emprego no RN nesta sexta-feira
O Sistema Nacional de Emprego disponibiliza 230 vagas nesta sexta-feira(21) para Natal, regiĂŁo metropolitana, MossorĂł e demais cidades, em todos os nĂveis de escolaridade.Procure o mais rápido possĂvel um Posto do SINE Estadual e pegue sua carta de encaminhamento. NĂŁo se esqueça de levar os documentos: Carteira de Trabalho; CartĂŁo ou NĂşmero do PIS; Identidade; CPF; Comprovante de ResidĂŞncia e de Escolaridade.
[publicidade] Cantora gospel apodiense lançará seu CD em Julho
A cantora gospel apodiense, Michelle Samantha estará apresentando o seu trabalho a Apodi e região no próximo dia 13 de julho as 19h00minh no Calçadão da Lagoa do Apodi, um trabalho onde a jovem tem o propósito de louvar no excelso nome do Senhor e engrandecer o nome de Jesus além-fronteiras.
Michelle realizou a gravação e produção do seu CD “É tempo de cantar” em Fortaleza e em Natal, primando pela qualidade, para engrandecimento do nome de Jesus, ela estará juntamente com todo povo de Deus jubilando pela grande vitĂłria que Deus a concedeu.
Lançamento do CD dia 13 de julho, as 19h00minh no Calçadão da Lagoa do Apodi. Participe!
Fonte: Josenias Freitas
[educação] IFRN realiza aula inaugural do PRONATEC em Apodi
O IFRN realizou ontem (20) a aula inaugural do programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego, PRONATE, com cerca de 180 alunos das cidades de Apodi, Caraúbas, Felipe Guerra, Severiano Melo, Itaú e Rodolfo Fernandes.
O Instituto oferece além dos curso de Auxiliar de de secretaria escolar, Auxiliar de pessoal, Operador de computador, Recreador, Operador de beneficiamento de pescado e Apicultor o fardamento escolar e uma bolsa de 2,60 para merenda escolar e 3,00 como vale transporte para quem mora em Apodi, já para quem mora na zona rural e nas cidades vizinha o instituto oferece 6,00.
O objetivo é formar profissionais e destiná-los ao mercado de trabalho estando bem preparados. As aulas retornam na terça dia 25.
[religião] Auto de São João Batista começa hoje (21).
A nossa cidade Apodi se prepara para assistir a mais uma edição do espetáculo “Auto de SĂŁo JoĂŁo Batista”, evento que está dentro da programação dos festejos alusivos ao padroeiro SĂŁo JoĂŁo Batista e que terá em sua grade dois dias de apresentação, 21 e 22 de junho.
Uma grandiosa estrutura de som, luz e produção aguarda os mais de 6 mil fiéis que choram e se emocionam com a trajetória do santo Mártir.
Todo o espetáculo Ă© realizado pela Associação Raimunda Dantas e tem total e Ăntegro apoio da ParĂłquia de Apodi, atravĂ©s do pároco Maciel Rodrigues, Prefeitura Municipal de Apodi, Secretaria Municipal de Ação e AssistĂŞncia Social de Apodi, Secretaria de Cultura de MossorĂł, Secretaria de Cultura de Rodolfo Fernandes e Comercio Local.
A encenação conta com a participação de 65 atores em cena e 20 pessoas da produção, totalizando um todo de 85 membros, incluindo voluntários que prometem deixar tudo perfeito para o público presente.
As apresentações se dão em torno do Adro da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e São João Batista a partir das 20h30min.
Agendem e venham viajar no tempo com muita emoção, alegria e fervor com a história do Mártir que desdenhou os caminhos para a vinda do Messias que até hoje se propaga como a maior história de todos os tempos.
[polĂtica] Vereador Bráulio Ribeiro mostra-se ao lado dos servidores de Apodi
O vereador e empresário Braulio Ribeiro, sendo um homem de poucas palavras e muito objetivo no que diz, pediu ao secretário de agricultura, Charton Rêgo, que resolvesse o problema da falta de água na comunidade de São Francisco no uso do pequeno expediente da sessão desta quinta (20).
Braulio disse ainda que esteve visitando o local a dois meses atrás voltando nessa semana e encontrando-se na mesma situação. "Quero saber aonde estão colocadas as bombas que foram compradas?" Disse o vereador.
No que diz respeito ao decorrer da sessão que estava lotada pelos servidores públicos de Apodi Braulio disse estar do lado do povo. "Eu estou do lado de vocês contem comigo," complementou. Quando foi colocado em votação para que o projeto fosse posto em pauta ele votou a favor com mais 4 da oposição.
[economia] Vejam o que diz a assessoria de comunicação da prefeitura de Apodi
Votação de projeto que prevê criação de Previdência Própria é adiada
A votação do projeto de criação de uma Previdência Própria Municipal, proposta pelo prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, deveria ter sido colocada em votação na sessão de ontem, na Câmara Municipal, mas foi adiada por não constar na pauta do dia.
“O projeto ainda está em discussĂŁo porque entendemos que precisa haver mais discussĂŁo com os servidores. O presidente do SINTRAPMA, JoĂŁo Bosco queria a todo custo colocar o projeto em votação hoje e ainda impor a condições para votação, o que nĂŁo aceitamos”, explica o presidente da Câmara, JoĂŁo Evangelista.
“O projeto ainda está em discussĂŁo porque entendemos que precisa haver mais discussĂŁo com os servidores. O presidente do SINTRAPMA, JoĂŁo Bosco queria a todo custo colocar o projeto em votação hoje e ainda impor a condições para votação, o que nĂŁo aceitamos”, explica o presidente da Câmara, JoĂŁo Evangelista.
A criação do Instituto de PrevidĂŞncia Social de Apodi Ă© vista pelo prefeito como a saĂda mais viável para resolver o problema de 375 servidores que estĂŁo aptos a se aposentarem, mas continuam ativos porque o aposento pela previdĂŞncia geral (INSS) implica em perdas de mais de 40% do salário.“Quem tiver uma solução mais viável, nos apresente”, propõe Flaviano.
“Tivemos a coragem de sair do plano das discussões e enviar o projeto para a câmara, mas nĂŁo há imposição para que seja aprovado. Entendemos ser o melhor para Apodi, mas deixamos nossos representantes Ă vontade para decidirem o que Ă© melhor para os nossos servidores”, avalia.
Preocupado em enxugar a folha de pagamento dos servidores, que está próximo de atingir o limite prudencial e com os reajustes para repor perdas salariais, o prefeito acredita que a criação do regime próprio vai incentivar os funcionários que estão aptos a se aposentarem a solicitarem a aposentadoria.
“Com essas quase 400 aposentadorias, desafogaremos a folha, o que permitirá a reposição de perdas salariais e a realização de um concurso pĂşblico”, argumenta o prefeito, fundamentado na certeza de que o regime de previdĂŞncia prĂłpria Ă© uma tendĂŞncia nacional. “No Brasil já sĂŁo 1.906 municĂpios que adotaram o sistema”, completa.
É certo que nĂŁo há somente vantagens em qualquer que seja o regime de previdĂŞncia, mas a principal vantagem do regime prĂłprio Ă© a garantia de recebimento de sua aposentadoria na integralidade. “A proximidade do servidor com o instituto gestor de sua aposentadoria, facilitará a solução de qualquer questionamento, por trata-se de um Instituto local”, diz o secretário de Administração, Elton Alves.
A Previdência Própria Municipal é o regime criado com intuito de recolher os recursos oriundos das contribuições sociais (servidores e prefeitura) que deixam de ser recolhidos e administrados pela previdência geral (INSS) e passarão a ser recolhidos e administrados pelo Instituto de Previdência Social do órgão que recolherá tais recursos para uma conta bancária, vinculada a um agente operador (banco oficial) e gerida por um Conselho gestor Municipal.
O fundo da previdĂŞncia municipal Ă© administrado por um conselho formado por 4 servidores efetivos, 4 representantes do executivo, 1 representante do ministĂ©rio pĂşblico e 1 do legislativo, sendo que o diretor administrativo financeiro obrigatoriamente será um funcionário de carreira. “A segurança e a credibilidade do instituto dependerá da escolha dos conselheiros”, avalia o prefeito.
Os recursos das contribuições sociais que o municĂpio repassa para o INSS serĂŁo repassados automaticamente para o fundo da previdĂŞncia local. Os servidores que contribuĂram para a PrevidĂŞncia geral durante vários anos, nĂŁo serĂŁo prejudicados, pois Ă© de responsabilidade do INSS repassar a contribuição dos mesmos para o fundo municipal.
“Tivemos a coragem de sair do plano das discussões e enviar o projeto para a câmara, mas nĂŁo há imposição para que seja aprovado. Entendemos ser o melhor para Apodi, mas deixamos nossos representantes Ă vontade para decidirem o que Ă© melhor para os nossos servidores”, avalia.
Preocupado em enxugar a folha de pagamento dos servidores, que está próximo de atingir o limite prudencial e com os reajustes para repor perdas salariais, o prefeito acredita que a criação do regime próprio vai incentivar os funcionários que estão aptos a se aposentarem a solicitarem a aposentadoria.
“Com essas quase 400 aposentadorias, desafogaremos a folha, o que permitirá a reposição de perdas salariais e a realização de um concurso pĂşblico”, argumenta o prefeito, fundamentado na certeza de que o regime de previdĂŞncia prĂłpria Ă© uma tendĂŞncia nacional. “No Brasil já sĂŁo 1.906 municĂpios que adotaram o sistema”, completa.
É certo que nĂŁo há somente vantagens em qualquer que seja o regime de previdĂŞncia, mas a principal vantagem do regime prĂłprio Ă© a garantia de recebimento de sua aposentadoria na integralidade. “A proximidade do servidor com o instituto gestor de sua aposentadoria, facilitará a solução de qualquer questionamento, por trata-se de um Instituto local”, diz o secretário de Administração, Elton Alves.
A Previdência Própria Municipal é o regime criado com intuito de recolher os recursos oriundos das contribuições sociais (servidores e prefeitura) que deixam de ser recolhidos e administrados pela previdência geral (INSS) e passarão a ser recolhidos e administrados pelo Instituto de Previdência Social do órgão que recolherá tais recursos para uma conta bancária, vinculada a um agente operador (banco oficial) e gerida por um Conselho gestor Municipal.
O fundo da previdĂŞncia municipal Ă© administrado por um conselho formado por 4 servidores efetivos, 4 representantes do executivo, 1 representante do ministĂ©rio pĂşblico e 1 do legislativo, sendo que o diretor administrativo financeiro obrigatoriamente será um funcionário de carreira. “A segurança e a credibilidade do instituto dependerá da escolha dos conselheiros”, avalia o prefeito.
Os recursos das contribuições sociais que o municĂpio repassa para o INSS serĂŁo repassados automaticamente para o fundo da previdĂŞncia local. Os servidores que contribuĂram para a PrevidĂŞncia geral durante vários anos, nĂŁo serĂŁo prejudicados, pois Ă© de responsabilidade do INSS repassar a contribuição dos mesmos para o fundo municipal.
[cotidiano] Governo sinaliza para avanços e servidores do ITEP suspendem greve
Categoria volta a se reunir no inĂcio de julho para avaliar indicativo de paralisação por tempo indeterminado
Diante de algumas demonstrações do Governo do Estado no sentido de avançar com relação à conclusão do anteprojeto que criará a Lei Orgânica e Estatuto do ITEP, os servidores, que paralisaram as atividades por 48 horas nesta terça e quarta (18 e 19), decidiram suspender o movimento, com os serviços voltando à normalidade a partir de ontem (20) às 8h.
A Secretaria de Segurança PĂşblica e Defesa Social do Estado do Rio Grande do Norte (Sesed) enviou o OfĂcio nÂş 0730/2013 GS-SESED datado do dia de quarta (19) e o diretor geral do Itep, Nazareno de Deus, informou, por telefone, que em conversa com o consultor-geral, JosĂ© Marcelo, este adiantou que no prĂłximo dia 27 estará remetendo o referido processo ao Gabinete Civil.
Os servidores deliberaram, portanto, que em mais uma demonstração de parcimônia vão aguardar os avanços prometidos e voltam a se reunir no dia 01 de julho às 18h na sede do SINPOL, em Assembleia Extraordinária, para analisar o andamento do processo, data em que será avaliado indicativo de greve por tempo indeterminado.
Durante o dia, os servidores fizeram protesto no Centro Administrativo, partindo da frente da Governadoria, até o prédio onde ficam sediadas a Consultoria Geral do Estado (CGE) e Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESED).
[educação] Reflexão de hoje
Peça ao Senhor para que supra tudo de que precisa em sua vida para que não lhe falte. Deus é poderoso para que a graça aconteça.
[cotidiano] Quem ta apagando mais uma velinha hoje Ă©
[publicidade] Está viajando e não sabe aonde ficar? Procure o Hotel Vilaje Apodi
Hotel Vilaje Apodi o menor preço da cidade
Está viajando e não sabe aonde ficar? Procure o Hotel Vilaje Apodi
Quartos com ar condicionados, bem localizado e um Ăłtimo conforto.
Rua AdriĂŁo Bezerra, BR 405. (84) 9914.4461 | 9419.1892
Visite-nos
Hotel Vilaje Apodi o menor preço da cidade
quinta-feira, 20 de junho de 2013
[publicidade] Ta com fome? Visite a nova lanchonete de Apodi - Sabores
Sabores
A cada prato um novo sabor
A Sabores é a mais nova lanchonete de Apodi, localizada no bairro Cohab ela oferece um ótimo ambiente além de pratos deliciosos que dá água na boca.
Panquecas, lasanha, filĂ© com fritas, torta, escondidinho, cachorro quente, omelete, sucos, vitaminas e uma variedade de sabores de açaĂ sĂŁo alguns dos mais de 15 pratos disponĂveis. Visite-nos.
A Sabores está localizada na rua Oiti, conjunto Cohab. Ligue: (84) 9165-6434 ou 9955-7595
Sabores
A cada prato um novo sabor
[polĂtica] Instabilidade polĂtica apodiense deixa brechas para os adversários
A greve do servidor pĂşblico de Apodi, a insatisfação da população com o gestor e a insegurança por parte de alguns polĂticos acabam deixando brechas para a oposição ganhar espaço.
Tivemos em contado com o ex-prefeito José Pinheiro Bezerra hoje (20) para sabermos a posição dele com relação ao que vem acontecendo na cidade e perguntamos como ele se colocaria a respeito da cogitação que segue na cidade da vinda do agora ex membro do PSDB Agostinho Pinto juntamente com ele para liderarem o PMDB mais uma vez. Pinheiro disse que ainda é afiliado ao PR e para que isso aconteça ainda tem que haver muita conversa e uma aceitação por parte dos membros PMdebistas.
Desde 2008 o PC do B vem pregando em Apodi uma polĂtica inovadora com a Nova Geração que no momento mostra-se parecer muito instável diante da população apodiense. É bem verdade que o prefeito Flaviano tem se mostrado muito esperançoso e disposto a buscar melhorias para a cidade contudo atĂ© o momento muitas insatisfações vem ocorrendo na cidade.
Estariam os membros da Nova Geração sendo enganados ou a expectativa de mudança está mexendo no "calo" de alguém?
A unica coisa que podemos concluir Ă© que Apodi respira polĂtica e a Ă©poca de campanha ainda continua nessa pequena e rica cidade com cerca de 28 mil eleitores.
[polĂtica] Wilma mostra ser a mais preferida entre os eleitores a governadoria
Durante os dias 12 e 20 deste mês de junho o blog do Jair Gomes esteve fazendo uma pesquisa para saber qual a preferencia dos eleitores para governador em 2014 onde a vice prefeita de Natal Wilma de Faria ficou na primeira posição com 31,6% seguida por Garibaldi com 27,2% e em terceiro colocado ficou o vice governador Robson Faria com 9,9%.
A pesquisa mostrou ainda que muitos estĂŁo insatisfeitos com os polĂticos no momento chegando a 14,8% do eleitorado.
O senador José Agripino não recebeu nenhum voto já os deputados federais Henrique Alves e João Maia não somaram 4%.
Diante disso constatamos que até lá muitas águas ainda vão rolar mas uma coisa é certa "o monopólio do poder é grande".
[polĂtica] Câmara municipal foi "invadida" pelos servidores municipais hoje (20)
A câmara municipal de Apodi foi invadida hoje pelos servidores municipais que fazem manifestos com relação ao aumento salarial.
Os servidores iniciaram a greve desde esta Ăşltima segunda feira e durante todos os dias vem acampando em frente a prefeitura municipal e foi hoje que eles saĂram em direção a câmara municipal para pedir aos vereadores a votação pelo projeto de previdĂŞncia prĂłpria do municĂpio.
Muito alterados os servidores pediam a todo instante a votação do projeto com o intuito de ser reprovado.
O presidente João Evangelista pediu aos servidores que formassem uma comissão e fossem conversar para buscar uma solução. Depois do pequeno e grande expediente os vereadores se reuniram ainda por 5 minutos com o intuito de tomarem uma decisão.
O presidente da câmara colocou em votação se o projeto, que não estava em pauta, seria ou não colocado em discussão. Quando por 7 votos a 5 o projeto foi dispensado. Os 6 vereadores da situação Genivan Varela, Chico de Marinete, Junior Carlos, Hortência, Soneth, Ângelo mais um da oposição Junior Souza votaram por não colocar o projeto em pauta.
Diante da decisão os servidores se exaltaram chamando os vereadores de covardes. Quando iam saindo ouve ainda empurrões e bate bocas. A vereadora Soneth Ferreira, Junior Souza e Junior Carlos chegaram ainda a receber ofensas agressivas.
A polĂcia foi acionada pelo blogueiro Jair Gomes para conter a situação que já estava chegando a ficar tendencioso.
O presidente do sindicato João Bosco convidou a todos para continuarem as reivindicações durante os próximos dias e confirmou que amanhã ainda estarão acampando mais uma vez na sede da prefeitura tentando negociar com o prefeito.
No programa em dia com os fatos apresentado pelo radialista e empresário Tibúrcio Marinho, Bosco pediu para que Flaviano venha atende-los e não ficar enviando seus assessores.
Todo o problema enfrentado hoje pelos vereadores foi ocasionado pelo fato do prefeito ter enviado o projeto de previdência própria a câmara passando a responsabilidade para eles, já o poder legislativo quer que o poder executivo discuta com os servidores e tomem uma decisão.
Ainda hoje colocaremos um vĂdeo com toda a discussĂŁo.




.jpg)




















