logo

quinta-feira, 29 de março de 2018

[política] Rússia expulsa 60 diplomatas americanos e fecha consulado dos EUA em São Petersburgo

Em mais um desdobramento da crise do ex-espião russo envenenado na Inglaterra, a Rússia expulsou 60 diplomatas americanos e fechou o consulado dos Estados Unidos em São Petersburgo, informam as agências Efe e France Presse.

Segundo comunicado oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, funcionários americanos terão até o dia 5 de abril para deixar o território.

O Departamento de Estado dos EUA disse que a medida é "injustificada" e que Washington se reserva ao direito de responder.

A reação russa é uma resposta à retaliação de vários países essa semana. Na segunda-feira (26), os Estados Unidos também anunciaram a expulsão de 60 russos de seu território -- entre diplomatas e funcionários do governo. O consulado russo em Seatle também foi fechado.

A medida contra a Rússia também foi adotada por Austrália, Canadá, Ucrânia, Noruega, Albânia e 16 países da União Europeia.

Trata-se de uma retaliação contra o envenenamento de um ex-espião russo na Inglaterra que, segundo Londres, foi arquitetado por Moscou. O governo russo nega envolvimento no caso.

Aliados do Reino Unido expulsam mais de cem diplomatas russos

Ainda, fontes do governo americano afirmam que os russos expulsos eram "espiões trabalhando nos EUA sob uma capa diplomática", de acordo com a Associated Press. Também estão na lista do governo russos que integravam a missão do país nas Nações Unidas.

No último dia 14, a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, anunciou a expulsão de 23 diplomatas russos da Inglaterra. Os contatos bilaterais de alto nível com a Rússia também foram suspensos.

Em resposta, Moscou também expulsou 23 diplomatas britânicos e suspendeu as atividades do British Council, a organização internacional do Reino Unido para as relações culturais e oportunidades educacionais, em todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário