logo

quarta-feira, 26 de março de 2014

[educação] Em Apodi, alunos universitários perdem aula por falta de ônibus escolar

A prefeitura de Apodi instituiu no início do ano de 2013 o projeto TRANSfomação para levar os alunos universitários a cidade de Mossoró e Caraúbas. O projeto ficou conhecido por todos os apodienses como "a menina dos olhos do prefeito", contudo, falta de administração ou recursos insuficientes continuam causando insatisfações aos usuários do transporte.

Hoje (26) ao esperar o ônibus que os levaria a cidade de Mossoró os alunos ficaram chateados com o ocorrido. Não houve transporte.

Segundo alguns alunos o problema causado é devido o fato de existir apenas um ônibus para transportar mais de 70 alunos. "Alguns alunos estão de férias e só estar indo um ônibus para a UNP, mas não está sendo suficiente pois a super lotação não deixa segurança a ninguém e por isso não há transporte," disse uma estudante. E concluiu, "hoje ninguém paga nada mais também não tem ônibus pra ir."

Entramos em contato com quase todos os motoristas, além da empresa que administra os ônibus e conseguimos perceber que existe uma falta de organização entre os que são responsáveis pela administração do transporte, AENTS (Associação dos Estudantes de Nível Técnico e Superior – Apodi/RN).

Membros da empresa ainda relataram que a ocorrência estaria acontecendo pelo fato de que o serviço deveria ser apenas para os estudantes e que teria pessoas usufruindo como carona, com isso a ordem seria que os ônibus não fossem, até que tudo seja resolvido.

Tentamos entrar em contato com o presidente da associação, Pedro Acioly, mas não obtivemos êxito. Contudo, como relatado em uma reunião sobre o assunto no início do ano e pronunciado pelo administrador Avelino Junior, "a AENTS não tem autonomia". Ou como mencionado pelo vice-prefeito José Maria a "AENTS não sabe se organizar."

O fato é que o grande projeto TRANSfomação continua deixando a desejar e a população a reclamar. Mais o que é evidente e fato notório que mais uma vez a classe estudantil perdeu outro dia de aula e foi prejudicada.

*
Aqui fica uma interrogação, não falta administração ou planejamento neste tipo de serviço? Ou continuará a haver estes tipos de problemas no setor educacional, onde estudantes chegam a se prejudicar com a perda de provas?

E ainda, uma carteirinha estudantil, além de outros detalhes, não seria uma solução para evidenciar quem realmente é ou não estudante ou será que os motoristas terão que discutir com pessoas para que não entrem?

E mais, será que alguns universitários realmente não tem condições de pagar uma taxa referente ao uso do transporte público ou até quando a prefeitura irá suportar a demanda que aumenta a cada ano sem que nenhuma troca de favores ou benefícios seja apresentada pela AENTS a sociedade apodiense?

*
A perceptividade leva a crer que o problema está entre a AENTS que não tem capacidade para administrar tal ato e a prefeitura que não dá autonomia suficiente a instituição para realização do trabalho. Creio.

9 comentários:

  1. Bom dia, Jair...
    1°) As instituições UERN e UFERSA estão de férias no momento, todos os estudantes sabem que no período de férias o transporte é interrompido como sempre foi, o que ocorre é que alguns estudantes participam de projetos de pesquisa e extensão, que são atividades acadêmicas sim, mas essas pessoas deveriam me procurar, para JUNTOS solucionarmos o problema!
    2°) Estou sem celular no momento, meu chip encontra-se no tablet, ou seja, não tenho portabilidade no momento, o que ocorre ao invés de me ligar, convido-o a comparecer em minha residência onde posso lhe prestar os devidos esclarecimentos; Endereço: Rua Aristides Pinto n° 60;
    3°) Os proprios estudantes não abraçam a associação e exigem da mesma o cumprimento de deveres, mas não auxiliam ou ofertam suporte a existência da AENTS, no momento eu e unicamente eu respondo pela AENTS, os universitários estudantes de nível técnico em sua grande maioria não participam das assembleias, nem das reuniões que agendo com os poderes municipais;
    4°) Ontem estive com o chefe de gabinete e ele me garantiu que a situação seria normalizada nos próximos dias, com relação as caronas é dever de cada alumo ser um fiscal e me auxiliar no controle desses indivíduos;

    sem mais no momento, votos de estima, passar bem
    att, PEDRO VICTOR ALVES ACIOLY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá certo. A culpa é dos estudantes que não "abraçam" a AENTS (sei nem o q é isso).
      Nova Geração tem uma saída pra tudo. Deve ser bom ser um prefeito fazendo tudo errado e, ainda assim, defendido com unhas e dentes pelos babões e pelos que se vendem por um cargo com um mísero salário mínimo.

      Excluir
  2. Não venha me dizer o blogueiro e qualquer um que seja que isso só acontece agora! Sempre tivemos em Apodi alunos perdendo aula nas faculdades por falta de ônibus ou de algum ajuste que se têm que fazer. E pior ainda é que antes da atual gestão os transportes ainda eram pagos pelos os universitários e mesmo assim acontecia o mesmo e até pior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E onde fica a MUDANÇA e a transformação? não quero saber de passado, se fosse pra viver de passado não teria votado no atual gestor, e por tudo isso vou querer mudar mais uma vez, pois dessa vez fui enganado.

      Excluir
  3. Chupa velha enganação

    ResponderExcluir
  4. Sempre teve ônibus para levar os alunos para Mossoró, seja para qual universidade for. Porém, andamos em maquinas (Ônibus) e essas são sujeitas a quebrar, sim! Inclusive sempre existe aqueles "pregos" no caminho uma vez ou outra. Não se pode negar que os onibus de uns tempos pra cá estão cada vez mais superlotados, e isso é um risco para os estudante, sem falar no desconforto. É evidente que precisa ser avaliado a qualidade que está sendo transportado os alunos ate suas faculdades, mas acho inconveniente jogar toda responsabilidade para partido, prefeito, ou qualquer coisa que envolva politica se os mesmo não são avisados pelos alunos. Desde a gestão do atual prefeito o qual disponibilizou onibus gratuitos para os estudantes de nível técnico e superior q essa é a primeira vez que acontece de um onibus não ir a mossoró por está quebrado. Os alunos poderiam ser transportados para outros onibus ( no caso seria o que vai exclusivamente para UNP, pois os da uern e ufersa não estão indo) mas como o ônibus já sai com a carga maior que o permitido, seria impossível. Solicitar um novo ônibus seria o ideal. E em relação aos alunos que estão indo a mossoró porém precisam ir em outro ônibus por que os demais já estão de férias, nada melhor que falar, buscar e correr atrás para solucionar o problema.
    Nesse caso, organização por parte dos alunos seria essencial para amenizar esse tipo de problema.

    ResponderExcluir
  5. Não sei porque tanto borborinho a respeito de uma falta na aula, enquanto tem muitos que vão dizendo que é pra aula e nem é de verdade, quanto a carona uma só andorinha não faz verão então Pedro Acioly tbm não, outra coisa que existe e muito é a questão da solidariedade dos apodienses com relação as caronas, pois se vai e vem um onibus com lugares vazios nao vejo pq não da uma carona, agora qdo começa a tomar o espaço dos estudantes é outra conversa...........

    ResponderExcluir
  6. BOM DIA CARO JAIR GOMES, ANTES DE COMENTAR SOBRE OS ASSUNTOS DEVERIA ESTUDAR O ASSUNTO. AO FALAR DA AENTS, VC NAO SABE DE NADA, COMO FOI DITO ELA NAO TEM AUTONOMIA E TODA A PARTE QUE FAZ E POR CONTA PROPRIA E POR VONTADE DE AJUDAR.
    QUANDO VC FALA DE FALTA DE ORGANIZAÇÃO DA AENTS VC DEVE ANTES FALAR DA FALTA DOS ALUNOS E VC JA VIAJOU PRA MOSSORO. VC JA PARTICIPOU DE ALGUMA REUNIAO DELA? POIS AS REUNIOES SAO MARCADAS E DE 600 ALUNOS PARTICIPAM 20 OU 30 ALUNOS E SO FICAM FALANDO E FALANDO AO INVES DE AJUDAR.

    ResponderExcluir
  7. mande chamar Perivaldo Melo q ele entende do assunto

    ResponderExcluir