logo

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

[política] Saiba qual poderia ser o motivo da reeleição do vereador Evangelista a presidência da Câmara

A releição da Câmara Municipal de Apodi para assumir a presidência de 2015 a 2016 foi realizada da forma em que surpreendeu a alguns parlamentares no dia 15 de janeiro, quando o vereador João Evangelista colocou em votação a sua candidatura. A notícia já era comentada em toda a cidade sobre as expectativas e através de acordos políticos, o parlamentar foi reeleito para o seu 4 mandato.

O que muitos não sabem é qual seria esse acordo que proliferou em uma candidatura vitoriosa ao parlamentar, porém, alguns vereadores já esperavam que alguns fatos fosse revelados.

Segundo informações, o acordo entre os ilustres parlamentares poderia ser a nomeação de sete cargos comissionados.

Acompanhamos durante duas semanas o Diário Oficial do Município e conseguimos identificar que 8 portarias foram publicadas nomeando algumas pessoas para exercerem cargos comissionados na Câmara Municipal de Apodi.

Art. 1º – Nomear a Senhora BRUNA VANESSA SOARES CARVALHO, para o Cargo Comissionado de Coordenador de Patrimônio, Protocolo, Arquivista e Cerimonial - CC-2 deste Poder Legislativo.

Art. 1º – Nomear o Senhor ANTONIO RAIALISON PEREIRA MOTA, para o Cargo Comissionado de Coordenador de Administração e Setor Pessoal - CC-2 deste Poder Legislativo.

Art. 1º – Nomear o Sr. ANTONIO JUCELIO DE OLIVEIRA GOMES, para o Cargo Comissionado de Diretor de Secretaria - CC-1 deste Poder Legislativo.

Art. 1º – Nomear a Sr.ª PRISCILA MIRELLI GURGEL MAIA, para o Cargo Comissionado de Chefe de Gabinete - CC-1 deste Poder Legislativo.

Art. 1º – Nomear a Senhora JOKBEDE MARINHO COSTA, para o Cargo Comissionado de Sub-coordenador de Finanças - CC-3 deste Poder Legislativo.

Art. 1º – Nomear o Sr VINICIUS KAUE TORRES BEZERRA, para o Cargo de Confiança de Assessoria Parlamentar no Gabinete da Vereadora Maria Soneth da Silva Ferreira Gomes.

Art. 1º – Nomear a Senhora MARIA EDIVONE DE MORAIS OLIVEIRA, para o Cargo Comissionado de Coordenadora de Orçamento e Finanças - CC-2 deste Poder Legislativo.

Art. 1º – Nomear o Senhor FRANKLIN DE OLIVEIRA MAIA, para o Cargo Comissionado de Coordenador de Arquivo e Cerimonial - CC-3 deste Poder Legislativo.

Se o fato constatado for tomado como verdade poderíamos ai ter um valor de aproximadamente R$ 252 mil reais durante os 3 anos se colocado cada um ao valor de R$ 1 mil reais; sendo usado pelo dinheiro público para favorecer a acordo político de alguns em Apodi, o que poderia configurar em um ato de desrespeito, assim dizendo.

A eleição da Câmara foi dada por 8 X 5, se abstendo do voto os vereadores, Genivan Varela (PCdoB), Chico de Marinete (PCdoB), Ângelo Suassuna (PP), Laete Oliveira (PMN) e Hortência Regalado (PSDB). De acordo com informações, o vereador Bráulio Ribeiro (PROS), que acabou votando no atual presidente, não teria abstido seu voto porque não lhe interessou estar fora da eleição, mas que não faz parte do possível acordo.

O Diário Oficial do Município ainda trás a exoneração do assessor da vereadora Soneth Ferreira (PDT), o senhor Roberland Ricardo Gama Queiroz, que exercia o cargo de confiança da parlamentar na câmara.

A ação foi publicada em duas semana, com dias alternados. Sendo que a última saiu hoje (18). O fato já é discutido por alguns parlamentares e que é assunto em alguns locais da cidade. Contudo, até o momento, nada foi confirmado sobre esse possível acordo.

Colocando os fatos acima relatados em evidências ou supondo tal pressupostos, poderíamos fazer as seguintes indagações: Esses nomeados irão exercer a real função atribuídas a eles? Eles estão qualificados para tal função? O acordo faz parte da responsabilidade política com os cidadãos apodienses?

2 comentários:

  1. Bela Materia. Realmente faz sentido o que disse. Acordos.. e mais acordos.. Os vereadores estão mostrando-se mais ainda corruptos.

    ResponderExcluir
  2. Ele estar certo se fosse vocês faria a mesma coisa ou pior

    ResponderExcluir