logo

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

[economia] Por meio da iniciativa privada e poder público, RN realiza o 5° Fórum de Turismo do Estado


Por meio da iniciativa privada com o apoio do poder público, está acontecendo o 5° Fórum de Turismo no Estado do Rio Grande do Norte durantes hoje (19) e amanhã no Centro de Convenções em Natal. O objetivo é debater o cenário atual do seguimento e traçar metas visando a discussão de novas oportunidade e negócios do seguimento.

O organizador Gustavo Porpino afirmou que “o evento está consolidado, sendo considerado um dos maiores e mais importantes para o turismo”. Ele disse que 50 municípios turísticos estão participando nos dois dias do Fórum, como Santa Cruz, Currais Novos, Caicó, Serra de São Bento, Tibau do Sul, Canguaretama.

“É uma oportunidade para os potiguares empreenderem no turismo, se interessarem pelo segmento. E para os que fazem o turismo no estado, uma renovação do produto. É uma contribuição importante”, destacou Porpino.

As cidade de Felipe Guerra e a de Apodi, grandes potencias no setor devido as Cavernas e o Lajedo da Soledade, não tem representantes públicos no seguimento.

Conversamos por telefone com o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Antônio Azevedo, ao qual nos forneceu uma pequena entrevista.

Jair Gomes - Azevedo, o que seria possível para que um município possa entrar na rota turística das agências de viagens?

Antônio Azevedo - Primeiro é possível que haja um planejamento sobre o produto a se oferecer e as vendas. É preciso ver os meios de transportes, hospedagem e tipo de atração cultural através da iniciativa público e privada juntamente com o estudo de um Turismólogo, técnico responsável, para que possa haver uma conversa nesse sentido.

Jair Gomes - Azevedo, qual seria o apoio que a ABAV poderia oferecer aos municípios que pretendem ingressar no ramo de turismo como fonte de economia para a sociedade?

Antônio Azevedo - A partir do momento que fizerem o planejamento e for constatado o potencial da região estaremos a disposição para mostrar os meios cabíveis para o fornecimento do turismo local, além da interação público privado, habilitando a possibilidade de inclusão na rota do turismo ao qual somos associados.

Jair Gomes - Ok. Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário