logo

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

[economia] Associação do Sítio Rio Novo, em Apodi, produz doce para mais de duas mil pessoas por mês


A Associação do Sítio Rio Novo, zona rural de Apodi, desenvolve um projeto de produção de doce que abastece a cerca de duas mil pessoas.

O projeto foi implantado no ano passado através de parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento, CONAB, com o Programa de Aquisição de Alimentos, PAA, e a Associação. De acordo com o presidente, Gerson Gomes de Oliveira, o grupo é composto com 20 mulheres que se dividem trabalhando 15 dias de cada mês e recebendo proventos de R$ 500 reais pelos serviços. "Elas trabalham uma semana e folgam outra," revelou.

Ainda de acordo com Gerson a produção mensal de doces da Associação é de 2.600 kg que são doados a outras comunidades da região. "Nós produzimos mensalmente um número de 2.600 kg que são vendidos para a CONAB e a partir daí distribuídos para outras associações, conseguindo beneficiar um número superior a 2 mil pessoas," declarou.

As comunidades beneficiadas com o produto desenvolvido na associação chegam a atingir 11 entidades: Paulista, Trapiá, Queimadas, Cipó I, Algodão, Agrovila Palmares, Igreja de Cristo do pastor Davi, Igreja de Cristo do pastor Alisson, pastoral da criança, projovem e Juazeiro II.

Durante a visita que o blog do Jair Gomes fez a comunidade indagamos sobre as medidas de higiene e saúde tomadas pelos associados, ao qual Gerson revelou que todos os procedimentos foram orientados e repassados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, e pelo Programa de Desenvolvimento Associativo, PDA, as quais foram ministradas alguns cursos para que os trabalhadores pudessem exercer as suas funções. "Todas elas aqui tem os seus diplomas e estão autorizados a desenvolver estas funções. Além disso, nós temos o selo da Vigilância Sanitária do município."

Entramos em contato com a senhora Gilvaneide Alves, responsável pela entidade que é mais beneficiada com o produto (Igreja de Cristo do pastor Alisson). "O trabalho estar sendo muito gratificante e nós estamos muito satisfeitos. Além da nossa igreja central, em Apodi, nós ainda distribuímos com as congregações na Zona Rural. A Associação do Rio Novo é muito bem organizada," declarou.

Ainda durante a conversa que tivemos perguntamos qual seria a sugestão que ela poderia dar para o grupo de Associados. "Além de doce, eles poderiam produzir outros tipos de alimentos não perecíveis, como o arroz que era feito no ano passado e frutas, pois, já que o projeto é para pessoas carentes, seria muito produtivo," finalizou.

A Associação do Rio Novo surgiu em 2000  através do apoio do Padre Teodoro e só em 2002 foi legalizada. Hoje o atual presidente, não só do Rio Novo, mais também das comunidades adjacentes o senhor Gerson Gomes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário