logo

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

[economia] Obra de irrigação da chapada de Apodi está a todo favor

BR 405

A Obra de irrigação da Chapada do Apodi foi iniciada este ano pela empresa E/T no leito do rio na comunidade do Sítio São Lourencinho, terras desapropriadas pelo DNOCS e que pertenciam a família Gomes.

Lá a construção da bacia já está bem avançada com a faze de construção da estrada que vai ligar toda a adutora, nos dois sentidos.O percurso vai até o Estado do Ceará mas, no momento, encontra-se a cerca de 15 KM depois de atravessar a BR 405, com o desmatamento.

A obra tem previsão de durar cerca de 4 anos e está orçada em 300 milhões sendo que deste valor o que for prestado em serviço vai ser arrecadado 5% em ISS para os cofres públicos do município de Apodi, cabendo a este fazer o levantamento e cobrar pelos devidos fins.


Estivemos no local da obra com o agricultor aposentado João Batista que mostrou alguns detalhes de quando era jovem e morava na região vivendo da caça de da plantação naquele local. O agricultor viveu cerca de trinta anos no local mas já fazia vinte que não residia no mesmo. Durante uma conversa ele falou de alguns momentos em que morava com seu pai e posteriormente com a sua esposa, a qual é casada até hoje, há mais de 55 anos. "Eu me lembro bem dessa época, tive 19 filhos e criei 11 quando morava aqui," disse.

João está satisfeito com o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário