logo

sexta-feira, 24 de julho de 2015

[saúde] Estoque de sangue do Hemonorte enfrenta estado crítico

O Hemocentro do RN (Hemonorte) está precisando com urgência de sangue de todos os tipos para repor seu estoque, que no momento está crítico.

As doações realizadas não estão sendo suficientes para manter o estoque equilibrado. No momento a Unidade conta com pouco mais de 300 bolsas prontas para uso.

Com um estoque em aproximadamente 30% do total de bolsas de sangue, se o número de doações não aumentar o abastecimento da rede hospitalar ficará comprometido, o que tende a acarretar o cancelamento de cirurgias. O Hemonorte está convocando doadores de todos os tipos sanguíneos para ajudar a repor os estoques. Além das mídias sociais a instituição está entrando em contato com doadores por telefone e pelo aplicativo Hemoliga.

Para doar sangue, é preciso que a pessoa tenha de 16 a 69 anos, esteja em boas condições de saúde e pese mais de 50 quilos. Recomenda-se evitar o consumo de alimentos gordurosos quatro horas antes da doação. A ingestão de bebidas alcoólicas tem de ser interrompida 12 horas antes da doação.

Os interessados devem comparecer ao Hemonorte, localizado na Av. Alexandrino de Alencar, 1800 – Tirol, (próximo ao Parque das Dunas/Bosque dos Namorados) – de segunda a sábado, das 7h às 18h ou aos Postos de coleta fixos da Zona Norte (Biblioteca Américo de Oliveira) – Av. Itapetinga, 1430, Conj. Santarém – de segunda à sexta, das 8h às 17h e sábado das 8h às 12h e Posto de coleta da SESAP – Av. Deodoro, 730, Centro – de segunda à sexta, das 8h às 12h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário