logo

quinta-feira, 9 de junho de 2016

[religião] Estado Islâmico mostra em vídeo explosão de templo de 3 mil anos

Membros do Estado Islâmico divulgaram um vídeo mostrando a explosão de um templo de 3 mil anos em Nimrod, cidade assíria do norte no Iraque, seu ataque mais recente a um dos maiores tesouros arqueológicos e culturais do mundo.

A Organização das Nações Unidas (ONU) confirmou, em um comunicado emitido na noite de quarta-feira, que imagens de satélite mostraram "danos extensos na entrada principal" do templo de Nabu, o deus da sabedoria babilônio.

Nimrod é uma cidade assíria do século 13 localizada 30 quilômetros ao norte da cidade moderna de Mosul, que os militantes do Estado Islâmico ocuparam em junho de 2014. A data do vídeo do grupo sunita extremista não está clara, e a Reuters não conseguiu verificar sua autenticidade de maneira independente.

A filmagem também mostra escavadeiras derrubando o antigo Portão de Nergal, parte do muro da cidade histórica de Nínive, em Mosul, como foi relatado no início deste ano.

No vídeo, um homem de barba disse que a destruição pretende evitar que os muçulmanos voltem à idolatria. O grupo considera toda a cultura pré-islâmica pagã, assim como qualquer religião diferente de sua interpretação radical do islamismo sunita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário