logo

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

[política] Áudio revela conversa de Robinson com ex-procuradora investigada na Dama de Espadas

Um áudio divulgado nesta terça-feira (05) pelo Portal G1RN e pela Intertv Cabugi revela que o governador Robinson Faria (PSD) quis saber detalhes, com a ex-procuradora-geral da Assembleia Legislativa Rita das Mercês, sobre investigação do Ministério Público deflagrada na Operação Dama de Espadas. O áudio foi interceptado com autorização judicial foi captado em agosto de 2014 pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte, um ano antes de ser deflagrada a Dama de Espadas, em agosto de 2015. Na época da gravação Robinson era candidato ao Governo do Estado. Rita das Mercês, com quem o governador conversa por telefone, é uma das acusadas presas na operação que apura o suposto desvio de R$ 5,5 milhões do Parlamento Estadual.

Na ligação, que durou pouco mais de dez minutos, Robinson pergunta à então procuradora-geral, referindo-se à Dama de Espadas: "O que é que você está achando disso ai? É o quê?"

Robinson foi presidente da Assembleia entre 2003 e 2010, período em que Rita já era procuradora-geral. Em outro trecho da conversa, ele perguntou à Rita das Mercês sobre qual época seria a investigação do Ministério Público.

"É, a gente tá trabalhando, né? O presidente tá trabalhando. Já trabalhou já hoje, certo?", respondeu Rita.

O presidente a que Rita se refere é o deputado estadual Ricardo Mota, ex-presidente da Assembleia Legislativa antes do atual Ezequiel Ferreira. Segundo Rita das Mercês, houve uma conversa entre o então presidente Ricardo Motta e o procurador-geral de Justiça do RN, Rinaldo Reis, o que seria o "trabalho" do presidente, citado por ela na conversa com Robinson.

"Eu dei a entender hoje na hora da reunião lá que não era interessante pra ele lá, porque agora um negócio que está para prescrever, né? (…) Ele disse: 'vou procurar me inteirar e tal'. Eu disse: 'inclusive você viu, você estava na minha sala semana passada quando chegou e eu mostrei e tal'. Aí ele disse: 'Não. Eu vou procurar me inteirar e tal. Não é o momento. Vou reunir com o pessoal. Vou conversar, porque não é o momento. Vou conversar', disse Rita.

Em outro momento da conversa, Robinson pergunta sobre a investigação se "é avulso ou é de um período só, ou uma certa época?".

"Avulso. Avulso", ela responde.

Veja matéria completa AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário