logo

quinta-feira, 30 de julho de 2015

[política] ‘Berço’ ainda é maior fabricante de políticos no RN

(Foto: Wellington Rocha)
Entre os fatores que contribuem para a consolidação de lideranças políticas no Rio Grande do Norte, o “berço” é o fator mais decisivo na entrada da vida pública no Rio Grande do Norte. A hereditariedade tem espaço bastante generoso no exercício dos cargos eletivos. Quando se trata de eleição, a tradição familiar tem peso decisivo no processo sucessório. Grande parte desses nomes carrega a bandeira da “renovação”.

Das três vagas do Estado no Senado, duas são ocupadas por políticos de tradição familiar. O senador José Agripino Maia (DEM) é filho do ex-governador Tarcísio Maia, que o impulsionou para a vida pública. Da mesma forma ocorreu com o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB), que herdou a tradição política do pai, ex-senador Garibaldi Alves (PMDB) e do tio ex-governador Aluísio Alves, pai do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB).

A Câmara Federal também tem forte influência da tradição familiar. Dos oito federais do RN, vieram “de berço”. Walter Alves (PMDB) é filho do senador Garibaldi Filho (PMDB). Rafael Motta (PROS) foi impulsionado pelo pai, deputado estadual Ricardo Motta (PROS). Beto Rosado (PP) “herdou” o cargo do pai, ex-deputado Betinho Rosado (PP). Felipe Maia (DEM) entrou na política com as bênçãos do pai, senador José Agripino Maia (DEM). Zenaide Maia (PR) teve a eleição garantida pelas bases do irmão, o ex-deputado João Maia (PR). Já Rogério Marinho (PSDB) é neto do ex-deputado Djalma Marinho.

(Foto: Wellington Rocha)
Na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, não é diferente. O presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PMDB), entrou na política devido á tradição do pai, que ocupou o mesmo cargo e tem o mesmo nome. Cristiane Dantas (PCdoB) “herdou” o cargo do marido, Fábio Dantas (PCdoB), que deixou a Casa para ser vice-governador. George Soares (PR) é filho do ex-deputado Ronaldo Soares. Gustavo Fernandes (PMDB), do ex-deputado Elias Fernandes.

O legislativo estadual conta ainda com as presenças da deputada Márcia Maia (PSB), filha dos ex-governadores Lavoisier Maia (PSB) e Wilma de Faria (PSB); e dos deputados Jacó Jácome (PMN), filho do deputado federal Antônio Jácome (PMN); e Ricardo Motta, que tem como ícone na política o seu pai, ex-deputado Clóvis Motta.

A Câmara Municipal de Natal também tem a bancada das famílias tradicionais. Júlia Arruda (PSB) é filha do ex-deputado Leonardo Arruda (PSB). Bertone Marinho (PMDB) é irmão da ex-deputada Gesane Marinho. Dickson Nasser Júnior (PSDB) ficou com as bases eleitorais do pai, ex-vereador Dickson Nasser (PSDB). Felipe Alves (PMDB) é o representante dos descendentes da família no legislativo do município.

O poder Executivo também é ocupado por herdeiros políticos no Estado e na capital. O governador Robinson Faria (PSD) é filho do empresário Osmundo Faria, que atuou na política sem exercer cargos eletivos. Osmundo chegou a ser cogitado para ser nomeado governador na década de 70. Mas foi preterido em prol de Tarcísio Maia. Já o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT) é filho do ex-deputado Agnelo Alves, que tem uma vasta carreira política.
Fonte: Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário