logo

terça-feira, 28 de julho de 2015

[esporte] Governo do RN rebatiza Arena das Dunas com nome de Marinho Chagas

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, sancionou nesta segunda-feira uma lei que rebatiza a Arena das Dunas, palco da Copa do Mundo em Natal, para Arena das Dunas "Marinho Chagas". O estádio foi inaugurado em janeiro de 2014, com uma rodada dupla entre América-RN e Confiança, pela Copa do Nordeste, e ABC e Alecrim, pelo Campeonato Potiguar. Em junho, recebeu quatro partidas pela Copa do Mundo: México x Camarões, Gana x Estados Unidos, Japão x Grécia e Itália x Uruguai.

Em nota, o governador Robinson Faria lembrou que a homenagem "faz justiça ao maior jogador que o Rio Grande do Norte já conheceu. Marinho Chagas defendeu não só os clubes, mas fez questão de representar em alto nível o nome do nosso estado pelo mundo". 

Francisco das Chagas Marinho morreu em João Pessoa, no dia 1º de junho de 2014, aos 62 anos. O ex-jogador começou a carreira no Riachuelo. Depois, foi contratado pelo ABC e conquistou o título estadual em 1970. A partir dali, fez carreira por vários clubes brasileiros, como Náutico, Botafogo e Fluminense. Em 1974, vestiu a camisa da seleção brasileira e foi eleito o melhor lateral-esquerdo da Copa do Mundo. Fora do país, jogou na equipe americana do New York Cosmos, ao lado de outros craques como Pelé, Beckenbauer e Carlos Alberto.

Após encerrar a carreira, em 1988, enfrentou problemas com o álcool e acabou internado algumas vezes, por complicações médicas. Empolgado com a realização da Copa do Mundo em Natal, buscou reabilitação para acompanhar de perto aos jogos na capital potiguar. Morreu poucos dias antes do início do Mundial no Brasil.

A Lei teve como autor o deputado Estadual Kelps Lima do Solidariedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário