logo

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

[cotidiano] Corpo de Bombeiros Militar completa 99 anos de atuação no RN

passagem-de-comando-do-corpo-de-bombeiros-foto-rayane-mainara-1024x683
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) comemora nesta terça-feira (29) 99 anos de existência no Estado. Os serviços da corporação no RN iniciaram em 29 de novembro de 1917, através da lei nº 424, sancionada pelo governador Joaquim Ferreira Chaves, quando foi criada uma Seção de Bombeiros, anexa ao Esquadrão de Cavalaria. Seu efetivo inicial era composto por 24 (vinte e quatro) praças, a comando do Capitão João Fernandes de Almeida, popularmente conhecido por “Joca do Pará”, que cumulativamente comandava a tropa cavalariana. Um grande incêndio, ocorrido no ano de 1916, na Estação Central de Trens na Ribeira, foi o que motivou o surgimento da instituição. Na ocasião o fogo destruiu inúmeros vagões carregados de algodão.

De acordo com o Comandante Geral, coronel Otto Ricardo Saraiva de Souza, a criação do Corpo de Bombeiros, ressalta que a Instituição sempre cumpriu o dever, com dedicação e empenho em fazer o melhor e ofertar o melhor serviço possível à população do Rio Grande do Norte.

Atualmente, o Corpo de Bombeiros é uma instituição com independência administrativa e orçamentária. Através da Lei Complementar nº 230, em 22 de março de 2002, o CBMRN foi emancipado da Polícia Militar, passando a denominar-se Corpo de Bombeiros Militar do RN, integrado ao Sistema de Segurança Pública do Estado.

Diante dessa retrospectiva de quase cem anos, a história aponta para uma difícil consolidação do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, como a fênix, figura mitológica que representa a instituição, foi necessário chegar às cinzas para depois ser recriada.

Não só apagando incêndio, mas atuando no resgate e salvamento de pessoas e animais, na prevenção de afogamento, no desencarceramento de vítimas presas às ferragens de veículos envolvidos em acidente de transito, no apoio ao aleitamento materno, no acolhimento de crianças em situação de risco, e em mais um extenso leque de atividades voltadas à proteção da população, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte vem exercendo sua missão de servir por quase um século.

Centenário
O centenário da Corporação só será comemorado em 29 de novembro de 2017, porém o Corpo de Bombeiros Militar do RN deseja realizar uma série de eventos, ao longo do próximo ano, que possa evidenciar esse momento histórico para o estado. Além da tradicional Corrida Soldados do Fogo, considerada uma das melhores provas de rua do Norte e Nordeste do país, a instituição se planeja para realizar também seminários, competições, eventos sociais, caminhadas, travessias aquáticas, ações publicitárias, entre outras, visando ofertar para o público interno e externo uma programação festiva especial.

De acordo com o subcomandante geral do CBMRN, Coronel Laurêncio Aquino, a ideia é realizar ações que integrem ainda mais a corporação à sociedade, outras corporações do estado e do país e aos próprios familiares dos bombeiros potiguares.
Fonte: Agora RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário