logo

sábado, 31 de outubro de 2015

[Quadro] Frente a Frente com Jair Gomes - entrevistada desta semana - Zenilda Carlos

Zenilda Carlos, 46 anos de idade, filha de Antônio Carlos (Pepeto) e Maria Antônia (Toínha) servidora pública (secretária escolar), natural do Sítio Juazeiro, Zona Rural de Apodi; é assim que iniciamos a história dessa mulher guerreira e que conseguiu vencer barreiras para realizar seus sonhos.

Oriunda de uma família de 13 filhos, Zenilda, aos 2 anos de idade, sofreu uma queda e não teve mais como contar com suas pernas, mas isso não foi empecilho para que ela deixasse de conquistar o sucesso na sua vida.

Em entrevista ao blog Zenilda se emocionou e abriu o coração.

"Minha história é bastante longa, mais vou tentar resumir... Bem, morei no Sítio desde pequena, minha família muito extensa, sempre se ajudando um ao outro... Então eu estudei com minha mãe que era professora e com Dona Rita e só, depois parei porque não tive como vir para a cidade, principalmente naquela época que não tinha transporte, então eu parei (emocionada). Depois de muito tempo, voltei a estudar através da ajuda do meu irmão, Temisto, que veio fazer o supletivo comigo, coitado passava o dia tralhando e a noite vinha para a cidade comigo numa bicicleta para estudar. Uma distância de 7 KM do Sítio até a escola Ferreira Pinto aqui na cidade.

As vezes a gente dormia na casa da nossa tia, as vezes a gente ia de bicicleta, juntava com outros amigos, Alan de Zilma e Leodecino. As vezes mamãe não queria que a gente voltasse, mais meu irmão achava melhor porque de manhã cedo já ia trabalhar.

Quando a gente terminou o supletivo viemos estudar na escola no Antônio Dantas, foi nessa época que meu pai comprou uma moto e melhorou um pouco, daí a nós vinhamos toda noite pra cidade. Já quando eu estava no ensino médio, surgiu o concurso do Estado e da Prefeitura, passei nos dois e optei por ficar no Estado. Fui nomeada e em fevereiro do ano 2.000 comecei a trabalhar, onde estou até hoje, há 15 anos."

Festa de formatura

Familiares
O prêmio mais recente que veio ocorrer na vida de Zenilda foi ter concluído o curso Técnico Subsequente de Secretaria Escola, pelo IFRN em Apodi, mais um vitória na vida dela.

"Na minha vida, esse curso representa uma vitória muito grande, é uma concretização de um sonho. Nós que viemos da zona rural, sempre tivemos esse sonho e pra mim, o sabor é maior, principalmente dentro da minha área. O conhecimento que eu consegui adquirir nesse curso tem me ajudado e vai me da mais segurança para desenvolver as minhas habilidades."

Jair Gomes - O que você tem a dizer para as pessoas que também passam por dificuldades e sonham com uma carreira em um concurso mesmo passando pelas dificuldades parecida com as suas?

"O que tenho a dizer é que a gente não pode parar, temos que acreditar nos nossos sonhos, apesar das barreiras, dos obstáculos para conseguir a vitória, e principalmente ter fé em Deus, pois com fé em Deus a gente consegue chegar aonde a gente quiser.

...É como uma vez eu fui convidada a da uma palestra no Campus da UERN em Caraúbas sobre o tema de pessoas portadora de necessidades especiais e o que eu disse pra eles é que pra quem tem um sonho, pra quem está vivo e pra quem luta, é que não basta apenas está vivo, mas que é preciso viver.

As vezes as pessoa me perguntam se eu sou feliz, eu digo que eu não tenho motivos para não ser feliz, pois eu tenho a melhor família do mundo. Minha família é o meu tudo, é a base do meu viver e que me ama (emocionada), esse é o motivo da minha vida. Dos 13 irmão que somos minha família não me ver como coitadinha e eu gosto disso, pois sou capaz, mesmo com minhas limitações."

Jair Gomes - Qual o seu maior sonho?

"Meu primeiro e maior sonho era conseguir provar pra mim mesmo que eu era capaz de trabalhar e consegui quando passei no concurso, depois comprei essa casa e agora já tive e tenho outros sonhos, mais esse é o meu maior sonho."

Zenilda está completamente feliz, com Deus no coração e conquistando mais sonhos a cada dia que passa. Hoje ela não pensa em voltar a morar na Zona Rural, mesmo continuando solteira.

Ao final do bate-papo o blog fez uma pequena brincadeira onde o entrevistador faz uma pergunta e o entrevistado responde com uma palavra ou frase curta. Veja:

Jair Gomes - Uma cor?

Zenilda Carlos - Branco.

Jair Gomes - Algo mais significativo que você já fez até hoje?

Zenilda Carlos - Ir a meu primeiro dia de trabalho.

Jair Gomes - Religião?

Zenilda Carlos - Católica

Jair Gomes - Pra você Deus significa?

Zenilda Carlos - Tudo

Jair Gomes - Algo que você pretende conquistar?

Zenilda Carlos - Comprar meu carro.

Jair Gomes - Uma frase?

Zenilda Carlos - Querer, poder, conseguir.

Jair Gomes - Um amor?

Zenilda Carlos - Deus

Jair Gomes - Seus amigos significam o que pra você?

Zenilda Carlos - Força, coragem, incentivo!

Jair Gomes - Sua Família?

Zenilda Carlos - Meu porto seguro, a base e tudo.

Jair Gomes - Uma reflexão que você gostaria de deixar.

Não adianta apenas viver, é preciso saber aproveitar cada segundo e aproveitar cada oportunidade que a vida lhe oferece. Viva!



Um comentário: