logo

quarta-feira, 8 de julho de 2015

[política] Kelps Lima diz que Governo tem que investir em Educação

Kelps Lima (SDD) criticou o Governo do Estado em não priorizar a educação, na sua avaliação. Na sessão plenária desta terça-feira (7) na Assembleia Legislativa, o parlamentar disse desaprovar a escolha do Governo em priorizar a Segurança e não a Educação do Estado, referindo-se ao anúncio da implantação do Programa Ronda Cidadã.

“Lembro aqui da situação da Escola Lígia Navarro, em Pitangui, que tem mais de 600 alunos e não tem professores, não tem transporte escolar. Esse é o símbolo da nossa educação, que não funciona, não forma. Estamos cheios de analfabetos funcionais. Enquanto isso, o governador anuncia o Ronda Cidadã, que eu desafio daqui a 40 dias a população telefonar e a polícia chegar em três minutos como está sendo anunciado”, disse ele.

Para o deputado, um Estado ou um País que não tem uma boa Educação, não tem desenvolvimento econômico. No pronunciamento, o deputado também criticou o fato do Governo ter prometido a terceira ponte para a Zona Norte de Natal e ainda o “esvaziamento” do Programa de Erradicação das Drogas (Proerd) para a realização e concretização do Ronda Cidadã. “O Proerd tem R$ 40 milhões para educação e prevenção. Esse dinheiro não poder ser utilizado no Ronda Cidadã”.  Kelps Lima ainda falou sobre a pesquisa da Fiern sobre a aprovação do Governo Robinson Faria.

Em aparte, Galeno Torquato (PSD) disse que o Governo do Estado está implantando o Ronda Cidadã, o que foi cobrado pela oposição em plenário. José Dias (PSD) disse que a única boa ação do Governo é o pagamento dos salários, que aconteceu graças à aprovação da unificação dos fundos previdenciários pela Assembleia. Já Gustavo Fernandes (PMDB) questionou o resultado da pesquisa divulgada pela Fiern. Segundo ele, não é a realidade que se vê no Estado. Jacó Jácome (PMN) demonstrou preocupação em relação ao Proerd. O parlamentar citou dados sobre o programa e ressaltou a importância para crianças e adolescentes do Estado.

O Líder do Governo na Assembleia, Fernando Mineiro (PT), participou da discussão e informou que o Ronda Cidadã não utilizará recursos financeiros do Proerd. Segundo ele, a segurança foi um dos pontos apontados pela pesquisa da Fiern como de maior prioridade para a população e também falou sobre as ações do Governo para a Educação, como a convocação de professores concursados.

Dison Lisboa (PSD) disse que atual gestão melhorou o Estado. “Não é o ideal ainda, mas o Governo está bem melhor que antes e eu torço para que melhore”. Ricardo Motta (PROS) elogiou o pronunciamento de Kelps Lima e fez uma análise das ações do Governo. Afirmou que é visível a boa vontade dos gestores, mas que ainda é preciso avançar, sobretudo na melhoria das estradas. “A Assembleia está pronta para ajudar o Rio Grande do Norte”, concluiu Motta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário