logo

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

[segurança] Novo Comando pretende acabar com ‘bicos’ dos policiais militares no Rio Grande do Norte

Durante os quatro anos do Governo Rosalba Ciarlini, os policiais militares travaram diversas lutas por melhores condições de trabalho e valorização profissional. Uma das principais reclamações foi o não pagamento das Diárias Operacionais (DOs) dos policiais que foram escalados para alguns eventos, como a Copa do Mundo de 2014. Sabendo dessa situação, o novo comandante geral da PM, coronel Ângelo Dantas, revelou que um dos compromissos da nova gestão é pagar as DOs em dia e acabar com os conhecidos ‘bicos’.

“Desde o início, o governador Robinson Faria demonstrou esse compromisso em pagar as diárias e também tentar resolver todas as pendências que existem. Inicialmente, vamos pagar as DOs no mês seguinte ao que o policial militar fizer o serviço extra”, disse o coronel.

Durante o ano passado, representantes da categoria demonstraram que os PMs estavam desmotivados pelos constantes não pagamentos dos compromissos firmados pela gestão anterior. Ângelo Dantas já adiantou que um dos objetivos do Governo é fazer o pagamento das diárias de maneira antecipada, para ter um PM mais ‘motivado’ nas ruas.

“Nós sabemos que existem muitos policiais que estão desmotivados por essa questão do não pagamento dos compromissos que foram firmados pela gestão anterior. Esse projeto de pagamento antecipado das diárias é para um futuro, mas estamos trabalhando para que isso aconteça rapidamente. A prioridade agora é o pagamento das diárias logo no mês seguinte ao trabalho realizado”.

Em uma entrevista para O Jornal de Hoje, quando ainda estava no comando da corporação, o coronel Francisco Araújo confirmou que o Estado devia mais de R$ 1 milhão em diárias operacionais para os PMs. “Ainda não sabemos quando será pago. A dívida é de mais de R$ 1,4 milhão. Devemos três jogos do mundial. Todos os policiais que trabalharam nesses dias não receberam. Lembrando que, por dia de jogo na Copa, tínhamos 2200 policiais” disse à reportagem em setembro.

Mesmo sem revelar o valor atual da dívida, o coronel Ângelo Dantas frisou que sabe das pendências, mas que não existe uma data para que esse pagamento seja feito. “A nossa prioridade é o pagamento das diárias operacionais que serão geradas a partir da nova gestão. As pendências que ficaram da gestão passada serão pagas com um tempo. Repito, a nova gestão tem o compromisso de honrar tudo o que for acordado com os policiais militares. Porém, não iremos esquecer das pendências deixadas pela gestão anterior com os policiais e vamos tentar resolver isso o mais rapidamente possível”.

Ao honrar os compromissos assumidos com os policiais, a intenção é acabar com os famosos ‘bicos’ realizados pelos PMs para aumentar a renda. Em dezembro do ano passado, o soldado Paulo dos Santos estava trabalhando como segurança em um restaurante quando foi surpreendido por dois homens em um carro, que chegaram atirando. Ele foi baleado no peito e na cabeça e morreu um dia depois, no Hospital Walfredo Gurgel. “Os policiais querem valorização e respeito. Conversamos com os PMs e eles se mostraram dispostos a aceitar as diárias operacionais do Governo para trabalhar nas ruas. Eles estão dando esse voto de confiança e vamos honrar nossos compromissos. Vamos conscientizar os PMs de que eles não precisam mais desse tipo de trabalho fora da corporação”, comentou o coronel Ângelo.

Na primeira reunião com a cúpula da PM em 2015, realizada nessa sexta (2), o comandante geral da PM determinou que a partir deste sábado (3), uma ronda com 300 policiais militares fará a segurança das vias mais movimentadas da Grande Natal. Inicialmente o efetivo foi destacado para alguns pontos da Cidade Alta, Alecrim, Tirol e Petrópolis. “Já neste sábado outros pontos comerciais e de maior movimento já estão recebendo o reforço dos policiais. Colocamos o reforço em locais onde registramos um número grande de ocorrências nos últimos anos e que não tinham um número suficiente de policiais. Todos irão receber diárias operacionais dentro daquele sistema que eu já expliquei”.

O coronel também adiantou que outras medidas serão tomadas nos próximos meses, atendente a “urgência” determinada pelo governador Robinson Faria. “Desde a campanha que o governador sempre destacou que a segurança é uma das prioridades da nova gestão e a resposta tem que ser imediata, pois a população não pode mais esperar uma melhora nesse sentido. Estamos trabalhando e analisando algumas situações que em breve também começarão”. Na próxima semana o comando geral irá realizar uma coletiva de imprensa onde serão apresentadas algumas medidas que serão adotadas pela corporação nos próximos dias.

Projetos “adiados”

Antes de assumir o comando geral da Polícia Militar, o coronel Ângelo Dantas era o responsável pela Sala Histórica da Polícia Militar. Estudioso da história da PM do Rio Grande do Norte, o coronel também já tinha lançado alguns livros. “Em 2010 eu publiquei um livro sobre a Cronologia da Polícia Militar. O livro conta toda a história da PM, na época com 176 anos. Já em novembro de 2013 eu lancei um livro sobre a história do Hospital da Polícia, que conta alguns fatos que aconteceram por lá, desde sua fundação. Tinha tanto assunto que o livro terminou com 240 páginas”.

Ângelo Dantas contou que tinha um projeto de escrever outros 10 livros nos próximos anos, mas agora teve que adiar os planos. “Eu já aceitei a situação. Infelizmente não terei tempo para escrever os livros. Terei que adiar. Mas quando eu for para a reserva, terei muito tempo para isso”, disse o coronel, que depois de pensar um pouco, mudou de ideia. “Na verdade, vou tentar arrumar algum tempo. De repente se eu tiver alguma folga, o que é muito difícil, eu possa escrever algum dos livros”.

Fonte: JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário