logo

quinta-feira, 17 de março de 2016

[política] Moro divulga grampo de Lula e Dilma; Planalto fala em Constituição violada

A divulgação de grampos telefônicos de conversas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silvacom aliados, entre eles um diálogo com a presidente Dilma Rousseff, provocou reação imediata nos meios políticos e nas ruas na noite desta quarta-feira (16).

A oposição acusa Dilma de ter nomeado Lula para o ministério para evitar que ele fosse preso. Dilma diz que o juiz Sergio Moro violou a Constituição ao divulgar as conversas. E protestos que começaram tímidos contra a nomeação de Lula ganharam força e se espalharam por 18 estados e Distrito Federal, com registro de panelaço em diversas cidades.

Um resumo do dia:

MANHÃ:
- Lula aceitou o convite de Dilma para ser o novo ministro-chefe da Casa Civil, no lugar de Jaques Wagner, que será deslocado para chefia de gabinete da presidente, com status de ministro.

TARDE:
- Por volta das 13h45, Lula é anunciado oficialmente, por meio de uma nota.
- Logo depois, a oposição anuncia que entrará na Justiça contra a nomeação.
- Dilma dá entrevista e diz que Lula terá os "poderes necessários" para ajudar o Brasil.

NOITE:
- Moro derruba sigilo e divulga grampo de ligação entre Lula e Dilma.
- Planalto diz que Moro violou a lei ao divulgar telefonema.
- Há manifestações e panelaços em diversas cidades.
- Planalto divulga termo de posse só com a assinatura de Lula. Com a divulgação, busca demonstrar que ex-presidente não poderia se beneficiar do documento porque o papel ainda não continha a assinatura de Dilma - e, portanto, não teria validade jurídica para comprovar que ele já dispõe do foro privilegiado.

2 comentários:

  1. O que há de errado nisso?
    Grampo telefônico ilegal, não há ameaça alguma à administração. Falta de respeito. Nunca antes um tribunal, muito menos um juiz grampeou conversas de ex-presidente e de presidente.
    A ligação é informando que Lula foi nomeado, e daí? para a imprensa isso é um crime, uma bandidagem, motivo para instigar os analfabetos políticos a irem para a rua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que falta é prova concreta para incriminar Lula. Como eles não tem, usam de pobres artifícios e alienam os coxinhas. No futuro vocês irão dizer: éramos felizes e sabíamos.

      Excluir