logo

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

[saúde] Nº de bebês com microcefalia chega a 30 no RN após novos diagnósticos

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte atualizou para 30 o número de recém-nascidos diagnosticados com microcefalia desde agosto. Os dados foram divulgados durante entrevista coletiva concedida nesta quinta-feira (12) pelo secretário estadual de Saúde, Ricardo Lagreca, que anunciou medidas para o acompanhamento dos casos. Nesta quarta-feira (11) o número era de 21 bebês diagnosticados com microcefalia.

De acordo com a Sesap, a tendência é que os números continuam subindo à medida que os dados são enviados pelos hospitais regionais. Natal é a cidade com mais casos diagnosticados, um total de 11. Em Ceará-Mirim foram registrados três bebês com microcefalia. Já em Mossoró e Parnamirim, a Sesap identificou dois bebês com a anomalia em cada cidade.

O Ministério da Saúde decretou situação de emergência para investigar o aumento do número de casos diagnosticados em estados do Nordeste.

O secretário disse que há suspeitas fortes, mas ainda não comprovadas, de que a anomalia tenha ligação com algum tipo de virose que acometeu as mães. Mesmo assim, o titular da Sesap disse que ainda é cedo para tirar conclusões.  O infectologista Kleber Luz, que é vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), investiga a relação da microcefalia dos recém-nascidos com os sintomas de zika vírus apresentado por parte das mães durante a gravidez.

O titular da Sesap anunciou que está para definir qual hospital da capital será indicado para o tratamento das crianças acometidas por microcefalia. A Secretaria de Saúde trabalha na criação de um protocolo próprio para coordenar a linha de cuidados dos casos em todos os municípios. A Sesap está orientando para que todo diagnóstico durante o pré-natal e após o nascimento seja imediatamente comunicado à secretaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário