logo

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

[economia] Diretoria da Ambev desmente Estado

A direção nacional da Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) negou que houvesse qualquer reunião marcada com governo do Rio Grande do Norte. A empresa também afirma nunca ter anunciado o fechamento de  plantas de produção em Sergipe e em São Paulo. De fato, nenhuma reunião para discutir a partida da Ambev do RN ocorreu até ontem à noite. Além desse desencontro de informações, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Bebidas (Sintebern) reforça que a cervejaria só encerrou sua produção em setembro deste ano,  diferente do que os membros do governo do Estado vêm difundindo. 

A Ambev não rebateu qualquer convite para reunião, como também outros tópicos divulgados pelo governo. Para a multinacional, o fechamento de uma unidade em São Paulo não está descartada. No entanto, nada foi anunciado, como ocorreu no Rio Grande do Norte. A Ambev informou que aguarda a aprovação do pacote fiscal paulista para tomar sua decisão. Segundo a assessoria de imprensa do governo de São Paulo, a proposta do Executivo é uma nova alíquota de 25% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). No Rio Grande do Norte, a alíquota já aprovada é de 29%. Ainda conforme a assessoria, a empresa tem batido recordes positivos de produção e anunciado vagas de emprego no Estado mais rico do Brasil. 

Apesar disso, recentemente a Ambev fechou suas portas temporariamente no menor Estado da federação, embora não tenha sido por decisão própria. A Secretaria da Fazenda (Sefaz) de Sergipe  realizou uma fiscalização na unidade fabril com auxílio de policiais do Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administrativa (Deotap). A “batida” fiscal ocorreu em 5 de agosto deste ano para verificar a possibilidade de sonegação fiscal. A secretaria havia identificado queda abrupta no recolhimento tributário. A Ambev só voltou a distribuir cerveja depois das adaptações exigidas pela Sefaz em 24 horas. 

No Rio Grande do Norte, as informações sobre a produção e envasamento são conflitantes. O presidente do Sintibern, Mairlon Oliveira, reforça que o encerramento da produção ocorreu a partir de setembro deste ano. A informação dos secretários André Horta e Flávio Azevedo é que o encerramento da produção se deu ainda em 2014. 
Fonte: TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário