logo

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

[economia] Governador defende pacote de impostos em reunião com empresários do RN

O governador Robinson Faria explicou aos presidentes de entidades econômicas do Rio Grande do Norte os motivos para a implantação do pacote de impostos. A reunião aconteceu nesta segunda-feira (05), na Governadoria e reuniu os dirigentes da Fiern, Fecomércio, CDL, Sebrae, ACRN e os secretários de Desenvolvimento Econômico, Flávio Azevedo, Planejamento, Gustavo Nogueira e Tributação, André Horta.

Robinson Faria detalhou aos empresários a situação econômica do Rio Grande do Norte e a necessidade de implementar o ajuste fiscal. O governador comparou o pacote proposto para o RN com os demais estados nordestinos, como Ceará e Pernambuco, que já aprovaram as mudanças tributárias.

“Foi um momento muito marcante, porque tivemos a oportunidade de conversar de forma aberta, eu expliquei detalhadamente as medidas. O nosso é um ajuste mais suave. Nós temos a convicção que será aprovado”, declarou.

No encontro, o chefe do Executivo estadual disse que aguarda que até o final deste mês as medidas tributárias sejam aprovadas na Assembleia Legislativa. Para isso, Robinson Faria se reuniu com o presidente da AL, Ezequiel de Souza, e os deputados Disson Lisboa e Fernando Mineiro, aliados do governador.

“Se a Assembleia aprova o pacote até o final deste mês, para que as medidas passem a valer em fevereiro, já atende ao Governo. Na reunião com os deputados, ficou estabelecido um cronograma na Assembleia, sem regime de urgência. Acredito que será aprovado até o dia 20”, declarou Robinson Faria.

Ainda no encontro com os empresários, Faria expos as reduções de custeio da máquina estadual, em 30%, e a otimização dos gatos. Além disso, cada entidade falou pelo setor especifico e Robinson Faria garantiu que houve uma compreensão por parte dos dirigentes. “Foi uma reunião bastante promissora”.

Novas medidas

O governador Robinson Faria adiantou sobre a auditoria da folha de pagamento que está prestes a ser terminada. Junto a isso, o governo está fazendo um novo censo – um recadastramento da folha de pagamento.

“A soma desse censo com a auditoria da folha, estimamos uma redução de 10% a 15%, será uma redução histórica e teremos um equilíbrio fiscal bem interessante”, pontou o governador. A porcentagem representa cerca de R$ 40 milhões.

Incentivo econômico

Na reunião com os presidentes das entidades econômicas, foi abordado os incentivos ao fomento da economia potiguar. O governador se colocou aberto a ouvir as propostas para fortalecer o setor produtivo.

“Eles vão oferecer sugestão para que possamos conter a invasão da paraíba dentro do nosso comércio. Algumas empresas estão sendo convidadas para se instalar na Paraíba, recebendo um incentivo diferenciado em relação ao nosso. Estabeleci uma pactuação daqui pra frente para o governo tome medidas de caráter tributário para fomentar a economia local”, encerrou.
Fonte: Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário