logo

terça-feira, 1 de setembro de 2015

[cotidiano] Central de Transplantes do RN realiza campanha de doação de órgãos‏

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Central de Transplantes, realiza a campanha estadual “Setembro Verde”, em alusão ao Dia Nacional de Doação de Órgãos (27/09). A solenidade de abertura da campanha será nesta terça-feira (1º), às 19h, no auditório da UNI-RN (Rua Prefeita Eliane Barros, 2000, Tirol).

Ao longo deste mês, serão realizadas ações de sensibilização junto à população e profissionais de saúde sobre a importância da doação de órgãos. Além disso, haverá treinamentos em doação e transplantes para profissionais de saúde, palestras e jornadas em doação de órgãos para profissionais de toda a rede do estado, como a do Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró, que ocorrerá no próximo dia 14, e a do Hospital Walfredo Gurgel, prevista para o dia 26. Outra atividade será a realização de uma caminhada, no dia 26 de setembro, partindo do IFRN em direção ao Parque das Dunas.

Em parceria com a Prefeitura de Natal, vários monumentos públicos estarão iluminados de verde, cor escolhida nacionalmente para representar a doação de órgãos. Também por meio dessa parceria, serão desenvolvidas várias ações nas unidades de saúde do município, através de profissionais já treinados pela Central de Transplantes para assistência ao paciente no pré e pós transplante.

Segundo a coordenadora da Central de Transplantes do RN, Patrícia Maciel, “essa mobilização em torno da doação de órgãos é fundamental para o sucesso desse trabalho, tendo em vista que em nossa legislação a doação de órgãos para transplante só pode acontecer mediante autorização familiar. Assim, provocar a conversa sobre esse tema em família é uma forma de incentivar que as pessoas comuniquem sua vontade de modo que os familiares tenham mais segurança e clareza no momento de decidir sobre a possível doação de órgãos de um ente querido”.

A coordenadora informa, ainda, que na solenidade de abertura da campanha será lançado o primeiro curso de pós-graduação em Transplante e Doação de Órgãos no estado, destinado a profissionais de saúde de nível superior e a profissionais ligados à Central de Transplantes do RN. Contando com 35 vagas, o curso está com inscrições abertas e terá início no próximo dia 18, na UNI-RN.

Números

Atualmente no Rio Grande do Norte, 42 pessoas esperam por um transplante de córneas e 237 por um transplante renal. O estado registrou até o segundo semestre deste ano 11,1 doadores efetivos por milhão de população (pmp), pouco abaixo da média nacional, que está em 13,4 doadores pmp. A taxa de recusa familiar, que era de 57% em 2014, caiu para 49%. De acordo com Patrícia Maciel, trata-se de “uma queda importante, mas ainda é necessário muito trabalho no sentido de uma redução cada vez maior, para que possamos aumentar o número de doações e, consequentemente, o de transplantes”.

O transplante renal vem obtendo desempenho cada vez mais expressivo. Em 2012, apenas 50% do rins captados no estado eram transplantados no RN. Esse número vem crescendo gradativamente e, no segundo trimestre de 2015, 100% dos rins captados no RN foram transplantados em potiguares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário