logo

sexta-feira, 10 de abril de 2015

[política] Ratos ´´vivos`` causam confusão em sessão da CPI no depoimento de Tesoureiro do PT

A chegada do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, à CPI da Petrobras, na manhã desta quinta-feira (9/4) foi marcada por inusitado tumulto. Um funcionário da Câmara soltou vários ratos no local e foi detido por policiais legislativos. Márcio Martins de Oliveira, de um cargo comissionado no gabinete do segundo vice-presidente da Câmara Giacobo (PR-PR), foi identicado como responsável por levar os roedores ao local. Ele foi detido e demitido ainda nesta tarde. Antes do cargo junto a Giacobo, Martins trabalhou com Paulinho da Força (SD-SP). Praticamente todos os titulares da CPI estão presentes, e a expectativa entre os parlamentares é de que o depoimento atravesse todo o dia. 

“Todas as doações que nós recebemos são escrituradas e registradas junto ao TSE”, disse Vaccari, respondendo a um questionamento do relator, Luiz Sérgio (PT-RJ). “Durante todo o período em que eu estive à frente da Secretaria, sempre que fizemos visitas a empresas e pessoas físicas, isso sempre foi feito de forma legal, dentro da capacidade de cada doador, e sem nenhum compromisso. Toda essa arrecadação é prestada contas ao TSE”, voltou a repetir Vaccari.

Ontem, a defesa de Vaccari obteve um habeas corpus assinado pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, garantindo-o o direito de não depor na condição de testemunha. Entre outros direitos, o habeas corpus isenta Vaccari de assinar um termo de compromisso usual em CPIs, no qual o depoente se compromete a dizer apenas a verdade.

Confira o vídeo que mostra momento em que os ratos invadem a sessão

Noticiário internacional destaca incidente com ratos na Câmara dos Deputados

O jornal argentino "La Nación" chamou atenção para o fato no topo da página principal da seção "Mundo" em sua versão eletrônica. Além disso, as agências de notícia AFP e Reuters e os sites da "Bloomberg News", do jornal uruguaio "El País" e do "The Wall Street Journal" também noticiaram o incidente.

O título da reportagem do "La Nación" classificava o episódio como "incomum". Segundo o jornal, os ratos caminhavam "sobre o carpete verde do salão lotado ante um Vaccari impávido". O jornal também veiculou o vídeo divulgado na internet em que Márcio Oliveira Martins, servidor da 2ª vice-presidência da Câmara, é retirado do plenário por seguranças.

Já a manchete da "Bloomberg News" afirma que ratos vivos "cumprimentam" o tesoureiro do Partido dos Trabalhadores, João Vaccari Neto. O jornal uruguaio "El País" também publicou o vídeo da confusão no plenário e disse que o ato de Martins desencadeou um caos de "cores circenses" entre políticos, agentes da segurança da Câmara e jornalistas. O "The Wall Street Journal" mencionou o atraso da sessão devido ao episódio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário