logo

quinta-feira, 9 de abril de 2015

[educação] "Cadê a Universidade que estava aqui?" questiona professor

O apodiense e professor Roberland Queiroz questionou no blog A Fonte Tapuya sobre a implantação de uma universidade na cidade de Apodi, que mesmo tendo autorização para ter sido construído desde 2010 ainda não foi implantado. O mesmo pede que os poderes públicos providencie um solução. Veja:

"Há muito tempo que Apodi, cidade do interior do Rio Grande do Norte, luta para ter em seu solo uma universidade. Levantou a bandeira da UFERSA sem êxito; Tentou-se fazer uma parceria com uma grande instituição de ensino superior sem sucesso também; Recentemente conquistou a instalação de um Campus da UERN, gerando uma grande expectativa para a construção da mesma.

A classe universitária passa constantemente por muitas dificuldades em virtude de que ainda não foi concretizada a tão sonhada universidade.  Temos uma grande comunidade de acadêmicos (estimada entre 600 à 900) que por décadas padecem dessa carência e tendo que se deslocar para as cidades vizinhas, que através da sua força política conseguiram este intento com menos lutas do que a brava cidade apodiense.

Entretanto, muita gente não sabe (ou finge não saber) que o Apodi já ganhou o direito de um polo de educação à distância da UAB (Universidade Aberta do Brasil), desde 2010 (Portaria n° 370, de 29 de março de 2010 - DOU) e que até o momento não foi instalada.  Outras cidades ganharam este mesmo benefício e ao contrário da nossa JÁ ESTÃO EM PLENO FUNCIONAMENTO.  Formando um grande número de profissionais, inclusive apodienses, que a exemplo dos outros acadêmicos, também se deslocam para os respectivos polos.

Assim pedimos às autoridades responsáveis pela educação em nosso município (13ª DIRED,Secretaria Municipal de Educação, ou a quem de direito compete) que deem os devidos esclarecimentos, além do envolvimento de toda a classe política (vereadores, deputados, prefeito, governador, líderes políticos, etc.) rumo ao desenvolvimento através da educação de nível superior."

O fato também foi questionado pelo PM Jakson França na sua página da rede social e esta sendo dialogado pelo vereador do PMN Laete Oliveira. A questão será discutida hoje na Câmara Municipal de Apodi.

Um comentário: