logo

segunda-feira, 10 de março de 2014

[educação] Reflexão de Hoje!

Tiago 1:13 - Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. 

Ser provado não é o mesmo que ser tentado. A provação vem de Deus – tentação, não. “Quando alguém for tentado, não diga: ‘esta tentação vem de Deus’. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal e Ele mesmo não tenta ninguém” (Tiago 1:13).

De onde vêm as tentações? Tiago resume: elas são baseadas nos nossos “maus desejos” (v.14). Isto é, elas nascem dos nossos desejos pessoais que não estão de acordo com a qualidade de vida que Jesus Cristo nos oferece. A expressão usada pelo apóstolo Paulo é “carne”: isto é, a “natureza humana” que não se harmoniza com a vontade divina (Romanos 8:5-8). Quem vive alimentando suas tentações deprime sua espiritualidade, cria conflitos interiores e endurece a própria consciência.

O fato de que as tentações também são alimentadas por Satanás e pelas pressões da maldade do mundo, não nos exime da responsabilidade individual. Para combater as tentações João recomenda: reconhecer nossas fraquezas e confessar a Deus os pecados frutos das tentações. Cristão que assume esta atitude é abençoado – ele obtém de Deus o perdão e a ajuda do Seu Espírito, que nos “limpará de toda maldade” (I João 1:8-10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário