logo

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

[segurança] Oferta de ensino a detentos vai ser ampliada no Centro de Detenção Provisória de Apodi


A oferta de educação será ampliada no Centro de Detenção Provisória de Apodi (CDP). A garantia foi dada pelo diretor do estabelecimento penitenciário, Agente Penitenciário, Márcio Morais, que recebeu a visita da coordenadora do Programa de Educação no Âmbito do Sistema Prisional do Rio Grande do Norte, Nadja Vasconcelos e da pedagoga, Auxiliadora Souza, que anunciou a ampliação do Programa “Educando para Liberdade” via Projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA) do 6º ao 9º ano.

Atualmente os apenados do Centro de Detenção Provisória de Apodi contam com o Programa Educando par Liberdade, na categoria Educação de Jovens e Adultos, do 1º ao 5º ano. O projeto é executado pela professora, Deusirene Oliveira.  

Segundo Marcio Morais, o programa tem a finalidade do programa de promover a reintegração social de pessoas privadas de liberdade. É uma das ações previstas pelo Programa Nacional de Apoio ao Sistema Prisional, lançado recentemente pelo Ministério da Justiça em parceria com Ministério da Educação, Ministério Público e outras importantes instituições.

O Plano Estratégico de Educação no Âmbito do Sistema Prisional (Peesp), contempla a educação básica na modalidade de jovens e adultos, a educação profissional e tecnológica e a educação superior a serem oferecidas nas unidades penais. O objetivo, além de promover a reintegração pela via da educação, é integrar os órgãos de governo responsáveis pelo ensino público e pela execução penal.

“Vamos providenciar toda documentação necessária e garantir a matricula dos apenados que desejarem estudar”, comentou Marcio Morais

O Centro de Detenção Provisória de Apodi atualmente conta com 25 presos cumprindo pena em regime fechado e 21 no regime semiaberto.

Fonte: O Guardião da Chapada

Nenhum comentário:

Postar um comentário