logo

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

[segurança] Centro de Detenção Provisório de Apodi ganha novo diretor

O centro de detenção provisório de Apodi passa por mudanças, sendo dirigido, agora, pelo agente Marcio Morais do Carmo que já tem 3 anos de sistema penitenciário. O antigo diretor, Airton Lucena, que tem cerca de 10 anos, estar saindo da frente do sistema prisional por motivos justos.

"O antigo diretor Airton é altamente competente e tem realizado um excelente trabalho, como isso vou dá continuidade. O motivo da sua saída é só pelo fato dele está morando fora, contudo ele continuará nos ajudando como agente," disse Márcio.

A declaração da mudança veio a tona via facebook quando Airton Lucena, antigo diretor, declarou:

"GOSTARIA DE INFORMAR QUE A PARTIR DESTE DIA 22/11/2013, NÃO ESTOU MAIS A FRENTE DA DIREÇÃO DO CENTRO DE DETENÇÃO PROVISÓRIA DE APODI/RN, PELO FATO DE ESTAR RESIDINDO EM UMA OUTRA CIDADE, E QUE PARA MEU LUGAR FICOU ACERTADO QUE VAI SER O AGENTE: MARCIO MORAIS DO CARMO QUE TEM COMPETÊNCIA E SABEDORIA O SUFICIENTE PARA DESENVOLVER UM ÓTIMO SERVIÇO E QUE CONTARÁ COM O NOSSO TOTAL APOIO.

AGRADEÇO PRIMEIRAMENTE AO MEU DEUS E A TODOS QUE NOS AJUDARAM DE FORMA DIRETA E INDIRETA DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO, E QUE ESTAMOS SEMPRE PRONTO PARA SERVIR, SEM OLHAR A QUEM E SEM DESEJAR NADA EM TROCA."

Ele estava a cerca de 4 anos no comando e nesse período não houve registro de nenhuma fuga passando a ser exemplo para todo o Estado. Nesse período vários projetos foram implementados entre eles destacamos o Começar Dinovo, em parceira com a empresa Água Mineral, onde apenados do regime semi-aberto, são selecionados para trabalharem; o Projeto Educando para a Liberdade, da 3° DIRED que ensina os presidiários, através da escola Estadual Ferreira Pinto, a ideia contribui para que a cada 12 horas/aula diminua um dia de pena; Projeto da orta orgânica, trazendo recursos para subsistência dos aprisionados; implantação de uma biblioteca; Atendimento médico em parceria com a prefeitura (PSF) com médico uma vez por mês chegando agora também o atendimento médico odontológico, Odonto Móvel, em parceria com a prefeitura; o evangelismo também não fica de fora com a participação das igrejas, sendo segunda a igreja Quadrangular, quinta, Deus é Amor e Novo Tempo, sexta Assembléia de Deus, sábado Adventista e domingo igreja Betel.

Além disse, o local já foi palco para diversos tipos de palestras, com assuntos dinâmicos e educativos; tabagismo, hipertensão, auxilio reclusão, DST.

Em equipamento ele ainda conseguiu 2 pistolas e 3 coletes a prova de balas melhorando o sistema nesse último ano.

Já na estrutura ele conseguiu ampliar o solário, dobrando de tamanho, esse espaço é onde funciona as visitas, palestras, evangelismo, sala de aula e Etc. Foi construído uma cisterna com capacidade para 12 mil litros de água, excluindo a sua falta, como acontecia antes. Foi construído uma fossa séptica. Foi implantado a cerca elétrica e pega ladrões nas janelas, reforçando ainda mais a segurança.

A energia do prédio que antes era monofásica e hoje é trifásica e a ampliação da parte hidráulica do sistema prisional. Priorizando pela disciplina e limpeza. Também foi consertada uma viatura que antes não estava funcionando.

O CDP conta hoje com 10 agentes e 25 presos em regime fechado e 23 no semi-aberto.

Todas essas melhorias foram realizadas com a gestão do agente em parceria dos órgãos competentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário