Não há pedras no sapato do adolescente Saullo Berck, autor de vídeos caseiros que já foram vistos mais de 10 milhões de vezes na internet. Até porque seus sapatos são feitos de tijolos.
Aos 15 anos, o dançarino do interior do Ceará transformou a dificuldade para encontrar figurinos, patrocínio e visibilidade longe do eixo Rio-São Paulo em uma fórmula online bem-sucedida, com audiência superior a de muitos artistas profissionais que investem pesado em publicidade ou assessoria de imprensa.
Saullo aposta em figurinos improvisados, maquiagem pesada e cenários simples com uma trupe de amigos também dançarinos (a quem se refere como "meu balé"). Com orçamento zero, no quintal de casa, ele ironiza videoclipes de divas do público adolescente - de Beyoncé a Anitta, "sem preconceitos".
A mistura entre amadorismo e popularidade dos vloggers (blogueiros de vídeo, como Saullo) é percebida pelo mercado audiovisual, segundo especialistas em mídias digitais consultados pela BBC Brasil em São Paulo e em Londres, como "vanguarda" estética.
"Eles são importantes termômetros de audiência. Quem quer encontrar inovação no audiovisual hoje busca os amadores do YouTube", avalia João Paulo Nogueira, fundador do laboratório de empreendedorismo digital da UFRJ.
"Damos um corte aqui, um rasgadinho ali, e aí surge uma nova peça de roupa", conta Saullo Becker, na primeira entrevista de sua vida. "Ninguém precisa de 'looks' caros pra brilhar", completa.
O jovem de Barbalha, cidadezinha de 60 mil habitantes no sertão do Cariri, a 550 km de Fortaleza (CE), ficou conhecido graças a seus saltos tipo plataforma feitos de tijolos e barbante.
A inspiração tem nome e sobrenome: Lady Gaga. Os calçados da cantora norte-americana, cravejados de cristais Swarovski, chegam a custar 15 mil dólares (ou R$ 47 mil).
"De alguma forma, eu sempre soube que eles seriam minha marca e chamariam atenção do público", diz o jovem artista, que emenda: "Mas eu uso com o intuito de passar uma mensagem."
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