logo

quinta-feira, 30 de abril de 2015

[saúde] Autoridades no RN tentam classificar doença que causa manchas vermelhas no corpo

O primeiro sintoma é semelhante às doenças com manifestações exantemáticas – manchas vermelhas espalhadas por todo o corpo – como é o caso da dengue, da chikungunya, rubéola e sarampo. Não há febre alta, mas em alguns casos, as articulações ficam inchadas ou doloridas e aparecem coceiras. A doença que já foi encontrada em 61 municípios potiguares, desde outubro de 2014, permanece sem classificação e é um mistério para a Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap/RN).

A situação não é apenas local.  Há registros com os mesmos sintomas em nove estados do país – a maioria na região Nordeste. A subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Stella Leal, afirma que inicialmente os casos eram registrados como uma das outras doenças com manifestações exantemáticas. Entretanto chamou a atenção dos especialistas o fato de ela não se enquadrar nas definições preconizadas pelo Ministério da Saúde para as doenças das quais os médicos suspeitavam.

“Uma característica é que ela não apresenta febre, ou então tem uma febre baixa, o que não condiz com a dengue e a chikungunya”, explica Stella. Desde o último dia 22, a Sesap passou a notificar todas as secretarias municipais de Saúde do Estado para que os profissionais, ao se depararem com os sintomas, preencham uma ficha de notificação específica para a “síndrome exantemática a esclarecer”. Além dos dados colhidos, os médicos deverão pedir exames laboratoriais.

A partir dos dados e das amostras colhidas, o Estado espera pesquisar e descobrir o que está combatendo, qual o agente da doença e seus modos de transmissão. “Queremos saber se é um novo vírus, um novo agente, ou uma forma nova da dengue e de uma dessas outras doenças. Ainda não temos essas informações”, coloca.

Uma equipe do Programa em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde da Secretaria de Vigilância em Saúde do Governo Federal também está realizando um estudo no Estado. “Eles bucam os prontuários dos últimos 30 dias e a partir de uma amostragem, vão tentar descobrir essas informações. Inicialmente estamos contando com o laboratório central do Estado”, afirma Stella.

São casos suspeitos os que apresentam manchas vermelhas com ausência de febre ou febre baixa (até 37,5ºC) acompanhado ou não de prurido (coceira), artralgia (dores articulares) e edema Peri articular e que não se enquadram nas definições de casos de dengue, chikungunya, sarampo e rubéola.

Doenças exantemáticas

As doenças com manifestações exantemáticas são causadas por grande quantidade de agentes, entre os quais os vírus representam a maioria. As doenças que devem ser notificadas imediatamente são sarampo, rubéola, dengue e chikungunya. Os outros tipos, como eritema infeccioso, escarlatina e exantema súbito, entre outras, devem ser notificadas em situações de surtos.

Até o momento, dos casos suspeitos no Estado, 80,8% foram notificados para Dengue, 18,0% notificados para Chikugunya, 0,1% Sarampo e 1,1% Rubéola, de acordo com a Sesap.
Fonte: O jornal de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário