Uma melancia preta da localidade de Toma, na ilha japonesa de Hokkaido, atingiu hoje o preço de 500 mil ienes [cerca de 4.120 euros (aproximadamento 16 mil reais)] no primeiro leilão da temporada agrícola no Japão, informou hoje a agência nipónica Kyodo.
A fruta, da variedade 'densuke' é muito apreciada pela sua casca negra e brilhante e textura crocante, foi vendida no mercado de Asahikawa (Hokkaido) por um valor muito próximo do preço recorde de 650 mil ienes (5.431 euros) alcançado em 2008.
Um total de 260 melancias desta variedade foram leiloadas hoje no referido mercado e espera-se que durante a época sejam comercializadas cerca de 70 mil, ao preço estimado de 5.000 ienes a unidade (41 euros), explicou a cooperativa agrícola local.
Nestas datas é tradição no Japão leiloar os produtos agrícolas que marcam o início da época, com os primeiros exemplares, que atingem preços exorbitantes, a serem vendidos mais com objetivos publicitários e simbólicos do que lucrativos.
Em maio é também famoso o leilão em Hokkaido dos primeiros melões da variedade cantalupo, caracterizada pela sua polpa cor de laranja e sabor doce.
Nenhum comentário:
Postar um comentário