Depois que dez homens escaparam ontem da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, o sistema penitenciário contabilizou 81 fugitivos em 2016. Isso significa uma média de quase quatro fugas por dia. Deste total, nove foram recapturados e um morreu. Os detentos fugiram da Penitenciária Estadual de Alcaçuz pela manhã. A informação foi confirmada pelo vice-diretor da unidade, Cleibson Câmara.
Os presidiários ganharam a rua por um túnel cavado próximo ao muro entre as guaritas 3 e 4, que foi encontrado pelos agentes que fazem a segurança da penitenciária.
Segundo o major Alberto Gomes, da Companhia Independente de Policiamento de Guardas, os policiais que faziam a guarda externa conseguiram impedir a fuga de outros 19 detentos disparando tiros de advertência.
Os agentes descobriram o buraco pela manhã, no entanto, somente à tarde foi possível precisar quantos presidiários conseguiram escapar, depois que foi feita uma contagem. Esta foi a 6ª fuga registrada no Rio Grande do Norte somente no ano de 2016. Ao todo, 81 presos escaparam dos estabelecimentos prisionais do Estado.
Em Alcaçuz, esta foi a segunda fuga. A outra aconteceu na terça-feira passada, três detentos espaçaram na ocasião. Eles fugiram por um túnel cavado no Pavilhão 4 do presídio. A abertura do buraco encontrada do lado de fora foi a principal prova de que o trio havia fugido.
Após a fuga registrada ontem, o juiz de Execuções Penais Henrique Baltazar, que teve a residência onde mora no alvo de assaltantes, afirmou por seu perfil do Facebook que entre os foragidos estão alguns dos homens mais perigosos do estado.
Após o registro das seis fugas, 71 presidiários ainda permanecem foragidos da Justiça. Sete dos que escaparam da Cadeia Pública foram recapturados logo após deixarem a unidade, num conjunto habitacional próximo ao local, na Zona Norte.
Fonte: Novo Jornal
Nenhum comentário:
Postar um comentário