logo

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

[cotidiano] OAB classifica a única penitenciária de Roraima como 'parque de diversão do crime'

A Ordem dos Advogados do Brasil chamou a única penitenciária de Roraima de ‘parque de diversão do crime’, depois que foram divulgadas nas redes sociais, fotos dos presos em festas com bebidas alcoólicas e até uma piscina.

A festa rola solta na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, a única de Roraima, onde estão 1,2 mil presos. Alguns vivem com regalias.

Os integrantes de uma facção criminosa comemoram com bolo, o aniversário de um deles. Outro faz pose, segurando garrafas de bebidas alcoólicas em uma cama cheia de latas de cerveja. Até piscina, eles têm dentro do presídio.

O secretário de Justiça do Estado nega que as imagens sejam recentes. “Estão requentando fotos e vídeos antigos que não aconteceram na nossa gestão”, disse Josué Filho.

Para o promotor Carlos Paixão, as fotos são a prova do descaso. “Não interessa se são antigas ou novas, o fato é que isso tudo aconteceu. É uma vergonha para o secretário e para o governo, que não consegue tomar conta de um sistema prisional nanico como esse”.

A penitenciária tem um histórico de problemas. O prédio é tão antigo e descuidado que tem já teve preso que conseguiu fugir por um buraco na parede. Só este ano, 100 fugas já aconteceram por lá.
O local também é conhecido porque muitos presos não ficam em celas. Eles vivem em pequenos barracos construídos como em uma pequena favela.

A Ordem dos Advogados do Brasil apresentou um relatório apontando a situação precária do presídio. “Não tivemos qualquer medida que possa amenizar a situação caótica do sistema penitenciário e aí vamos começar a estudar a possibilidade de uma ação civil pública, não podemos assistir mais isso”, explica Jorge da Silva Fraxe, presidente da OAB/RR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário