logo

sexta-feira, 15 de maio de 2015

[saúde] Saiba quais são os sintomas do zika vírus registrado no RN

O Ministério da Saúde confirmou, nesta quinta-feira (14) a circulação da doença no Rio Grande do Norte e na Bahia. A suspeita é que a doença foi trazida durante a Copa do Mundo de 2014, realizada nestes dois estados. A Secretaria do Estado da Saúde Pública (Sesap) afirmou que só ira se pronunciar sobre os oito casos da zika no Rio Grande do Norte apenas por nota.

s amostras foram encaminhadas aos laboratórios de referência do Instituto Evandro Chagas e ao Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos para avaliação. Análises, oito vindas do Rio Grande do Norte, foram feitas pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que  já haviam indicado resultado preliminar para a presença do vírus.

Há ainda relatos, não confirmados, de pacientes do Maranhão, Pernambuco, Sergipe, Paraíba e Rio de Janeiro.

O material também foi coletado pela Fundação Oswaldo Cruz, na qual aplicaram testes moleculares desenvolvidos por países com maior incidência da doença e comprovaram que o material genético de oito delas era do novo vírus.

O Ministério da Saúde ainda afirmou que independente da confirmação de outras amostras para zika Vírus, é importante que os profissionais de saúde se mantenham atentos frente aos casos suspeitos de dengue nas unidades de saúde e adotem as recomendações para manejo clínico conforme o preconizado no protocolo vigente.

Sobre a doença

O que Zika, Chicungunha e Dengue têm em comum é que são transmitidas pelo mesmo mosquito, Aedes aegypti. Entretanto, a Zika é uma doença mais branda e cura mais rapidamente. O vírus não é tão forte quanto o da dengue ou da chicungunha e os pacientes apresentam um quadro alérgico. Sua evolução é benigna, com um período de incubação de aproximadamente quatro dias.

A doença é caraterizada por febre baixa, olhos vermelhos sem secreção e sem coceira, dores em articulação e erupção cutânea com pontos brancos ou vermelhos, dor de cabeça e dor nas costas. Os sinais e sintomas podem durar até 7 dias.

Os estudos apontam que 18% das pessoas com Zika vírus apresentarão manifestações clínicas da doença.

O tratamento é sintomático e baseado no uso de paracetamol para febre e dor, conforme orientação médica. Não está indicado o uso de ácido acetilsalicílico e drogas anti-inflamatórias devido ao risco aumentado de complicações hemorrágicas, como ocorre com a dengue. Orienta-se procurar o serviço de saúde para condução adequada.
Fonte: Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário