logo

terça-feira, 5 de maio de 2015

[cotidiano] Cidade da Polônia oferece passagem 'só de ida' para se livrar de sem-teto

Uma cidade na Polônia lançou mão de uma solução controversa para acabar com a população que vive nas ruas: oferecer gratuitamente aos desabrigados uma passagem de trem só de ida.

Swinoujscie, na fronteira com a Alemanha, tem atualmente cerca de 50 'sem-teto', alguns dos quais vivem em abrigos ilegais perto da praia.

Mas as autoridades locais dizem que a presença deles afasta os turistas, e querem "melhorar a imagem da cidade", segundo a rádio estatal da Polônia.

Segundo o governo, os sem-teto vêm de outros lugares do país, e a medida os ajudaria a "voltar para casa".

Apenas três de todas as pessoas que vivem nas ruas da cidade aceitaram a proposta. Um dos sem-teto entrevistado pelo canal de notícias TVP afirmou que usaria a passagem para visitar a família, enquanto outro criticou a oferta. "Moro nas ruas há 19 anos e gosto daqui", disse ele.

A iniciativa foi criticada por um parlamentar, para quem a solução encontrada soa como uma "piada".
"Eu não quero acreditar que alguém possa ter pensado em algo desse tipo, em vez de buscar outras soluções para ajudar os desabrigados", afirmou Stanislaw Szwed ao site da rádio polonesa Radio Maria.

"O governo destina fundos para enfrentar esse problema. Pessoas como essas precisam de apoio".

Nas redes sociais, muitos concordaram com Szwed.

"Essas pessoas foram viver nas ruas porque não tinham emprego", disse um usuário. "É terrível ver iniciativas do governo destruindo tudo o que as pessoas têm de humano", acrescentou ele.
LEIA MAIS: Professora da República Tcheca é demitida após ter pornô descoberto por alunos

Nenhum comentário:

Postar um comentário