logo

terça-feira, 17 de março de 2015

[segurança] Quatro presídios do RN registram rebeliões nesta segunda-feira


Pelo menos quatro unidades do sistema prisional do Rio Grande do Norte registraram rebeliões desde a manhã desta segunda-feira (16).

A Penitenciária Estadual de Alcaçuz e o Presídio Provisório Professor Raimundo Nonato registraram os primeiros incidentes. Logo em seguida, foi a vez da Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP)  e do Centro de Detenção Provisória da Ribeira.

Em todos os casos, os detentos quebraram as celas e circulam livremente dentro das unidades. Para evitar fugas, a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc) reforçou o número de agentes.

Na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, a diretora do presídio, Dinorá Simas, relatou que os presos quebraram as celas do pavilhão e foi necessária a ação do Grupo de Operações Especiais (GOE), dos agentes penitenciários, do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque), da PM e do Corpo de Bombeiros. "Eles quebraram o pavilhão e agora circulam livremente dentro dele. A gente reforçou a segurança para evitar que fujam", disse a diretora. "Como houve um princípio de incêndio, também chamamos os Bombeiros", concluiu.

No Presídio Provisório Raimundo Nonato, o diretor Eider Pereira de Brito, informou que os detentos destruíram praticamente todas as celas do pavilhão. "Temos 171 presos no regime fechado e essa rebelião em massa culminou na destruição de quase todas as celas", declarou. O diretor disse ainda que após o controle da unidade realizado pelos agentes penitenciários, com o apoio do Grupo de Escolta Prisional (GEP) e da Polícia Militar, os presidiários foram realocados nas poucas celas que restaram.

Na Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP), policiais do 3º Batalhão e da Cavalaria contiveram a rebelião.

No Centro de Detenção Provisória da Ribeira, também houve quebra de celas e queima de colchões. Policiais da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) e do 1º Batalhão reforçam o policiamento do local.

Secretário da Sejuc entrega o cargo

Com as rebeliões ocorridas durante todo o dia, o secretário Zaidem Heronildes entregou o cargo na tarde desta segunda-feira (16). O governador Robinson Faria nomeou interinamente a delegada Kalina Leite, que acumula a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).

Como medida emergencial, o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) foi novamente acionado. Uma reunião foi realizada com a participação de representantes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN) e Comissão dos Direitos Humanos para elaborar medidas sobre o problema.

A Polícia Militar distribuiu suas equipes na tentativa de controlar os motins. Batalhões de área, o Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque), o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), a Cavalaria e a Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) estão nos presídios reforçando a segurança dos locais.
Fonte: Nominuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário