logo

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

[educação] PRONATEC Brasil Maior vai oferecer poucas vagas para o RN


Dentre as 118 mil vagas que serão oferecidas pelo novo programa do Governo Federal, Pronatec Brasil Maior, o Rio Grande do Norte vai ofertar apenas 40. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (19) no lançamento da nova modalidade do Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Com o novo programa, serão ofertados em todo o país cursos técnicos gratuitos direcionados especificamente às áreas definidas pelos setores industriais como mais carentes de trabalhadores qualificados. Até 2014, estarão disponíveis vagas que podem ser acessadas pelo site do Pronatec.

O setor têxtil terá a maior oferta de vagas (47.337), seguido da construção civil (29.615), de energias renováveis (18.583), do complexo eletrônico (13.273), de calçados (3.788) e de celulose e papel (3.563).

Além do RN, outros estados irão oferecer um número baixo de oportunidades como Alagoas (58) e Maranhão (20). Entre os estados com mais vagas disponíveis para o Pronatec Brasil Maior estão São Paulo (38.025), Santa Catarina (12.286), Minas Gerais (10.952) e Rio de Janeiro (10.566).

Um mapa feito pelo governo com a ajuda das empresas ajudou a definir as áreas carentes de mão de obra nos municípios e quais cursos são mais adequados para a região. Segundo o governo, o programa vai permitir tanto a formação de trabalhadores quanto a requalificação.

"Estamos vendo o maior esforço educacional que esse país já deu para qualificar mão de obra de ensino médio e superior”, disse o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, no lançamento do programa.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário