logo

terça-feira, 2 de julho de 2013

[política] Wilma participa de reunião da executiva nacional do PSB‏

Legenda elabora documento com propostas para a evolução do país
A presidente do PSB no Rio Grande do Norte, Wilma de Faria, foi a Recife (PE)nesta segunda-feira (1º) onde participou de encontro do comando nacional da legenda que discutiu suas posições com relação às manifestações que tomaram conta do país nas últimas semanas, alinhando, assim, seu posicionamento diante da situação e contribuindo com ideias para construir uma pauta de e para o futuro do Brasil.
O presidente nacional do PSB, governador de Pernambuco Eduardo Campos,concorda com a realização do plebiscito sugerido pela presidente Dilma Rousseff para a reforma política, mas só que em outubro de 2014, simultaneamente à eleição, evitando que eventuais mudanças na legislação tenham efeito para pleito de 2014. E com a ressalva: as propostas que dependerem de plebiscito devem ter participação popular.
"Não podemos fazer um plebiscito sem ouvir a sociedade, o que ela quer que se pergunte, e nem atropelar a Constituição, que prevê que, um ano antes da eleição, não se mexe nas regras do jogo. É fundamental que o Congresso abra à participação popular", afirmou, dizendo que as perguntas devem ser definidas somente depois de debate com o povo.
Em documento sobre o tema, aprovado ontem, e que será divulgado nesta terça-feira (02), a sigla também propõe fim das coligações proporcionais, além daunificação do processo eleitoral e o fim da reeleição, estabelecendo um mandato de cinco anos, válido a partir de 2018. Para o PSB, mais do que uma reforma política é preciso realizar uma “reforma de Estado” que deve atingir também o Judiciário.
“Esse encontro é fundamental para unificarmos o discurso do partido e mais que isso: contribuirmos para o desenvolvimento político, econômico e social do nosso país. Por isso, convidarei os membros das executivas estadual e da capital para passar as informações que discutimos em Recife”, disse a ex-governadora Wilma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário