logo

quinta-feira, 9 de maio de 2013

[economia] Regiões do Médio e Alto Oeste do Estado do Rio Grande do Norte serão contempladas com tecnologias sociais de convivência com o semiárido



Foi realizado hoje 08, no Fórum da Agricultura Familiar do Município de Apodi, a apresentação do Programa 1 Terra e 2 Águas (P1+2), que está sendo desenvolvido pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) em parceria com a PETROBRAS\MDS\FBB. No município de Apodi o programa está sendo executado pela UGT Centro Terra Viva, que também atenderá os municípios de Severiano Melo, Pau dos Ferros e, Rafael Fernandes, localizados nas regiões do médio e alto Oeste do Estado.
No Fórum da Agricultura Familiar de Apodi, aconteceu hoje apresentação, escolha de comunidades que serão contempladas com o programa e a seleção dos membros da Comissão Executiva Municipal (CEM), que fará o acompanhamento das instalações das tecnologias no município. Na ocasião foram também apresentadas as 149 tecnologias (cisternas, barreiro trincheira, barragens subterrâneas, Bombas d’água e tanques de Pedras) que serão implantadas pelo Centro Terra Viva nos quatro municípios.
“Eu já tenho minha cisterna cheia d’água para o consumo de minha família, e agora tenho alegria de receber uma segunda cisterna para produção de alimento, que alegria, se Deus quiser agora além de água de boa qualidade, terei produção no meu quintal para mim e minha família” – Afirmou a Agricultora Antonieta Maia, que se propôs a contribuir com o programa sendo membro da Comissão Executiva Municipal. É importante lembrar que esses sistemas serão destinados à captação da água da chuva, que poderá ser utilizada na produção de alimentos e na criação de animais para o consumo de subsistência, além de trocas solidárias e comercialização em pequena escala.

Segundo os técnicos Flauvio Cezar e Airton Queiroz do Centro Terra Viva, que estiveram no Fórum fazendo apresentação, várias agendas já foram marcadas para as visitas nas comunidades que se dispuseram a participar do programa no município de Apodi. Essa visita é importante para que sejam identificados quais tecnologias serão mais adequadas para cada comunidade e para cada município. Também segundo os mesmos, já está marcada uma data para a capacitação dos membros das comissões executivas dos quatro municípios em que a Terra Viva irá atuar com o programa.
Ainda nessa semana, essa apresentação será feita no Município de Pau dos Ferros e Rafael Fernandes, seguindo as mesmas orientações, ou seja, escolha de comunidades, escolha da Comissão Executiva Municipal e agendas de visitas e formação.
Fonte: Assessoria Comunicação Centro Terra Viva
www.terravivarn.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário