logo

terça-feira, 5 de julho de 2016

[saúde] Sesap realiza mutirão de atendimento às crianças com microcefalia em Mossoró e região

Nas duas regiões de saúde são 169 casos de microcefalia e, deste total, 88 somente em Mossoró. (Foto: fenatracoop.com.br).
A Secretaria de Estado da Saúde Pública Pública (Sesap), por meio da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), realiza sábado (9), das 7h às 17h, no Centro Clínico Professor Vingt Un Rosado, em Mossoró, um mutirão de atendimento às crianças com microcefalia. A expectativa é que 169 crianças e suas famílias sejam atendidas nesse dia. Inicialmente, as crianças passarão pela triagem com profissionais de enfermagem. Em seguida, serão avaliadas por uma equipe multiprofissional. Todo apoio logístico é da Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró.

“Os bebês serão atendidos por profissionais das áreas de serviço social, enfermagem, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, oftalmologia, neurologia e ortopedia. Serão realizados os exames de triagem auditiva, oftalmológica, exame de fundo de olho, agendamentos de ultrassonografia transfontanelar e tomografia de crânio, quando necessário”, disse o coordenador do Núcleo Técnico da II Ursap, Thiago Medeiros de Souza.

Para a gerente da II Ursap Michelly Cabral o objetivo principal do mutirão é emitir laudo médico circunstanciado, com base na completa avaliação clínica da criança do ponto de vista pediátrico, neurológico, oftalmológico, auditivo e outras avaliações necessárias,que contenha as informações mínimas necessárias sobre o diagnóstico e a condição clínica da criança, com a finalidade de planejar o cuidado e de instruir o processo de concessão do Beneficio de Prestação Continuada (BPC).

“No mutirão, é feita uma triagem inicial, com diagnóstico clínico, exames complementares, mas, para cada criança, será traçado um plano terapêutico. Estamos seguindo os protocolos do Ministério da Saúde para cada situação. Diagnosticada a microcefalia, é importante que se faça a estimulação precoce, pois quanto mais cedo à doença for descoberta e as providências forem tomadas, menos sequelas essas crianças vão apresentar”, detalha Thiago Medeiros de Souza.

Estarão presentes ao evento a coordenadora de Promoção à Saúde (CPS) da Sesap, Rosa Angélica e Silva; técnicos do  Centro Especializado em Habilitação e Reabilitação (CEHR-RN, antigo CRI); técnicos dos Programas de Saúde da Mulher, Saúde da Criança e Rede da Pessoa com Deficiência,  representantes do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), gerente  da II Ursap, Michelly Cabral; representantes da Secretárias Municipais de Saúde da 2ª e 8ª Regiões de Saúde, o coordenador da Equipe Técnica da II Ursap,  Thiago Medeiros de Souza;  a secretária municipal de saúde de Mossoró, Leodize Cruz,  representantes da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), Faculdade de Enfermagem (FAEN/UERN), Faculdade de Serviço Social (FASSO/UERN) e Universidade Potiguar (UnP), técnicos da II Ursape profissionais de saúde da região.

A iniciativa é um esforço conjunto entre o Ministério da Saúde (MS), Sesap, II Ursap e Secretarias Municipais de Saúde das 2ª e 8ª Regiões de Saúde, com sede em Mossoró e Assu, respectivamente. 

 CASOS NOTIFICADOS

Segundo a assistente social da II Ursap, Vera Cristina Vale foram notificados nas duas regiões de saúde 169 casos de microcefalia e, deste total, 88 somente em Mossoró.

 DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

O transporte da criança e seu responsável ficarão a cargo do município. As mães deverão trazer os seguintes documentos: Caderneta de Vacinação, Registro Civil da criança, cartão SUS, RG e CPF, caso possua, bem como dos seus documentos pessoais (RG, CPF, Cartão SUS, Comprovante de Residência) e os últimos comprovantes de renda de todas as pessoas que residem na mesma casa com a criança.

Também é importante trazer os exames realizados desde o nascimento, a exemplo de Teste do Olhinho, Teste da Orelhinha, Fundoscopia (se tiver realizado), Ultrassonografia Transfontanela e Tomografia de Crânio – TC e, se possível, exames laboratoriais. 
Fonte: Ascom/Sesap

Nenhum comentário:

Postar um comentário