O republicano Donald Trump e a democrata Hillary Clinton aumentaram suas lideranças pela nomeação a candidatos à presidência dos Estados Unidos nesta terça-feira (26), em que cinco estados realizaram primárias eleitorais.
Confirmando as pesquisas de opinião, Trump venceu seus rivais republicanos Ted Cruz e John Kasich nos cinco estados que votaram: Connecticut, Delaware, Maryland, Rhode Island e Pensilvânia. Hillary venceu em quatro estados, perdendo apenas em Rhode Island para seu concorrente democrata Bernie Sanders.
Em três estados - Maryland, Connecticut e Pensilvânia - a vitória de Trump foi projetada pela agência AP assim que a votação foi encerrada, às 21h de Brasília. O mesmo ocorreu com Hillary em Maryland.
Ainda não é possível saber quem levará a indicação dos partidos Democrata e Republicano, mas as vitórias de Hillary e Trump os deixaram mais próximos das metas que precisam alcançar para conseguir a nomeação.
No total, estavam em jogo nesta noite 172 delegados republicanos e 462 democratas (dos quais 78 são superdelegados, que têm liberdade de voto e, por isso, não são disputados). A distribuição dos delegados entre os pré-candidatos só será conhecida depois que as apurações forem completamente encerradas, o que deve ocorrer nesta quarta.
Mas, de acordo com dados da AP, até às 7h desta quarta-feira (27) Trump já tinha somado 105 delegados e Hillary 262.
Nenhum comentário:
Postar um comentário