logo

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

[Saúde] Apodienses sofrem com as queimadas no Lixão a céu aberto de Apodi

A população da cidade de Apodi, localizada no Oeste Potiguar, vem sofrendo com os problemas de poluição ambiental por causa do acumulo de lixo na Zona Urbana, e mais recentemente, pelas grandes queimas localizado no principal Lixão do Município.

As queimas está provocando incômodo a população da cidade, mais precisamente aos que moram nos Bairros Teimosos e IPE, Zona Norte. Durante as noites, principalmente no momento da refeição dos populares, a fumaça invade as residências, deixando algumas pessoas com problemas de saúde.

Além disso, o acúmulo de lixo nas ruas da cidade também está sendo constante e provoca cuidados. Os riscos são diversos: O lixo pode muitas vezes conter materiais perigosos, que oferecem sérios riscos à saúde humana e ao meio ambiente, como baterias de veículos, pilhas e baterias comuns e de celulares, embalagens de produtos químicos, tóxicos e/ou corrosivos.

Além disso, o lixo depositado em lixões a céu aberto ou em terrenos baldios atrai ratos, baratas, moscas, mosquitos, formigas e escorpiões, entre outros, podendo transmitir doenças como diarréias infecciosas, parasitoses e amebíase. Pode ainda permitir o desenvolvimento de larvas de mosquitos vetores de doenças como a dengue e a leishmaniose.

Como os lixões não têm tratamento ambiental, a decomposição dos resíduos sólidos contamina o solo e, consequentemente, lençóis subterrâneos de água. Além do vazamento do chorume, o lixo produz gases poluentes e facilita a reprodução de insetos transmissores de doenças.

Até o momento o poder público municipal não se manifestou sobre o caso, mesmo havendo uma secretaria específica para a coleta do lixo e o tema já ter sido destaque em diversos debates.

Um comentário: